É comum, no processo logístico, que as transportadoras façam a retirada da carga diretamente nas instalações da empresa (remetente). Nessa situação, os motoristas podem ter que apresentar a Ordem de Coleta de Carga para concluir o procedimento.
Apesar de o documento não ser obrigatório em todo o território (apenas em alguns estados, como MG, SP e GO), ele pode facilitar muito a atividade de frete. Topa entender mais sobre o assunto? Este artigo vai esclarecer as principais dúvidas do tema e apontar se vale ou não a pena investir no recurso. Confira!
A Ordem de Coleta de Carga é um documento usado pelas transportadoras para retirar produtos na sede do remetente e levá-los até o centro de distribuição. Ele auxilia na regularidade das mercadorias, apresentando especificações dos itens, quantidades, endereços, volume, dados do motorista e do veículo.
Imagine que uma empresa A precisa transportar 100 kg de cimento. Para isso, ela contratou uma transportadora. Como forma de facilitar e controlar melhor seus processos, a contratada emitiu a Ordem de Coleta de Carga com todas as especificações que mencionamos no parágrafo anterior. Quando o motorista chegou no endereço de coleta, o funcionário responsável conferiu tudo, assinou o documento e devolveu o canhoto com as mercadorias corretas.
Além de facilitar o processo de transporte, o documento serve para eliminar erros, garantir que o condutor retirou os itens em perfeito estado da empresa de origem e melhorar a gestão logística. Assim, na ocorrência de imprevistos, a Ordem poderá ser analisada a fim de esclarecer dúvidas.
Outra função do arquivo é contribuir com informações na geração dos documentos obrigatórios de transporte: Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais eletrônico (MDF-e).
Também faz parte das vantagens possibilitadas com a emissão da Ordem de Coleta de Carga a regularidade da operação. Esse fato beneficia tanto o controle fiscal quanto aumenta a confiança do embarcador na contratação da sua transportadora.
Basta contar com um sistema de gestão de transporte com essa funcionalidade ou apostar em um parceiro confiável que vai colocar a sua transportadora no caminho certo para a digitalização. Você perceberá que a geração automática de documentos é fácil, ágil e te dará a segurança de sempre ter o que precisa em mãos. Quem não quer poupar tempo e reduzir os erros da operação?
Apesar de a Ordem de Coleta de Carga não ser de porte obrigatório na maioria dos estados brasileiros, ela traz eficiência e qualidade ao seu trabalho. As qualidades são essenciais para a garantia da satisfação do cliente e a prospecção de novos negócios. Portanto, analise o seu processo, a localidade, os tipos de empresa que você atende e quais ações podem contribuir a aprimorar o dia a dia da sua transportadora. Talvez o documento ajude. Aproveite a visita e aprenda, também, como reduzir custos na sua transportadora!