A transportadora digital é aquela que sabe aproveitar, ao máximo, a tecnologia na operação. As principais vantagens disso são a economia financeira e a agilidade nas tarefas, gerando mais eficiência. Toda a cadeia logística é impactada pela prática, uma vez que há mais facilidade de busca e de acesso a mercadorias, pronto atendimento, além de entregas tão rápidas que surpreendem o consumidor.
Quer entender mais sobre o assunto e aprender como se tornar uma transportadora digital? Continue a leitura!
Aproveitar ferramentas tecnológicas para aprimorar o trabalho não é exclusividade das transportadoras. Em um mercado extremamente competitivo, quem não acompanha a inovação fica para trás. Adequar-se passou a ser condição de sobrevivência.
A pandemia de COVID-19 acelerou o caminho natural da digitalização das transportadoras. Isso porque a busca por produtos on-line cresceu muito a partir de 2020, privilegiando as empresas que estavam presentes no mundo virtual. Mergulhar de cabeça nesse universo é uma oportunidade imperdível, desde que você esteja bem orientado e conte com os parceiros certos.
A FreteBras divulgou números expressivos sobre o tema na 6ª edição de seu relatório. O documento traz uma visão de 2021, com dados apurados pela empresa. O aumento do volume de fretes chegou a 37,6%, quando comparado ao ano anterior (2020), e 123,6% em relação a 2019. Os resultados crescentes mantêm forte relação com o trabalho que as transportadoras estão fazendo para se tornarem digitais.
Principalmente as micro e pequenas empresas foram as que mais se reinventaram usando a digitalização como alavanca. Ainda segundo o relatório da FreteBras, ao terceirizarem o frete, elas conseguiram uma economia de 23%. Onde elas costumam se conectar com as transportadoras? Se você disse internet, acertou. Nesse sentido, as transportadoras digitais têm enorme vantagem competitiva.
As transportadoras que se digitalizaram cresceram 200% entre 2020 e 2021 — dados FreteBras 2021. O primeiro passo para iniciar o processo é entender os ganhos da prática e querer aproveitá-los. Será necessária uma mudança de cultura em seu ambiente de trabalho, com a substituição de mão de obra operacional e a forte presença da tecnologia no processo.
Em seguida, recomendamos a montagem de um site para contato, relatando a história do negócio, mostrando os serviços oferecidos, com destaque a alguns dos trabalhos já realizados. O custo do serviço inicia-se em R$2.500, com adicionais por complexidade da página. Também será necessário pagar uma taxa de até R$400 mensais de manutenção e R$40 anuais do registro do domínio.
A criação de perfis, bem como a gestão deles, nas redes sociais ajudarão a trazer ainda mais pessoas interessadas ao setor de atendimento. Contudo, o sucesso na estratégia dependerá da recorrência nas postagens, com conteúdo atualizado constantemente (no mínimo duas vezes por semana).
Você pode tanto se especializar, cursos básicos custam a partir de R$500 (serão necessários vários e muita prática), terceirizar o serviço ou contratar um profissional para cuidar da comunicação digital da sua transportadora. Os salários variam de acordo com o estado, qualificação do empregado e porte da empresa (média R$2.099. Fonte: Glassdoor).
Também recomendamos investir em e-mails contendo “iscas digitais” aos potenciais consumidores, produção de textos para blogs com conteúdo de valor ao consumidor, e-books, infográficos e outros conteúdos relevantes ao seu potencial cliente. Eles vão ver a credibilidade, fornecer os dados em troca de conteúdo e dar abertura para uma comunicação estratégia em direção ao fechamento do negócio. Conte com o apoio de uma agência de publicidade, um freelancer ou um analista de marketing digital que domine os processos (média R$3.147. Fonte: Glassdoor).
Sugerimos investir na modernização dos processos internos. Adquira computadores com capacidade de executar os processos digitais (média de R$4 mil cada desktop eficiente, tendo como base os preços em março de 2022). Será preciso acompanhar pedidos em tempo real, calcular rotas, emitir documentação de transporte, fazer o cadastro dos clientes, elaborar o gerenciamento de riscos, contratar o seguro de cargas, monitorar o transporte e cuidar de trâmites de pagamento.
Existem softwares/empresas que executam cada uma das tarefas. Os preços variam muito, considerando o porte da empresa, o volume de trabalho e a quantidade de serviços executados. Contratar de forma separada vai demandar um custo muito elevado e dificuldade de gerenciamento de diferentes serviços com diferentes parceiros.
Você pode seguir por esse caminho ou aproveitar o pacote de benefícios que a Cargo X oferece, contendo tudo isso. Ele inclui, além da oferta de crédito, opções como emissão de documentos, seguro de cargas e rastreamento de caminhões. O custo é muito mais reduzido. Te explicamos tudo, incluindo a cotação personalizada, aqui.