Vamos conversar sobre a qualidade logística? Neste artigo, mostraremos para você quais são as práticas de ouro no transporte de eletrodomésticos. Separamos as dicas voltadas para aparelhos de pequeno e de grande porte, deixando a leitura mais fácil. Esperamos que goste do conteúdo e comece, agora mesmo, a proteger seus produtos do jeito certo. Boa leitura!
Transporte de eletrodomésticos pequenos
Os eletrodomésticos pequenos são as torradeiras, batedeiras, liquidificadores, cafeteiras e demais itens de tamanho reduzido. Para fazer o transporte deles da maneira correta, recomendamos que você siga alguns passos simples. O primeiro corresponde a desmontar as partes removíveis, como fios, “pés” ou outros acessórios que possam ser fixados ao equipamento. Eles devem ser embalados separadamente. Lembre-se, também, de conferir se as mercadorias estão vazias, ok? Peças soltas dentro dos aparelhos podem comprometer a integridade deles.
O plástico bolha e a fita adesiva serão seus melhores amigos no momento de embalar os artigos. Placas de espuma podem ser adicionadas em cada um dos cantos para reforçar a proteção da superfície. Feito isso, é hora de colocar os itens na sua embalagem original, que, geralmente, é composta por isopor e caixas de papelão.
Espaços vazios entre o produto e a embalagem são um problema. Afinal, durante o trajeto, eles permitem que o eletrodoméstico se movimente, causando batidas e danos. Por isso, preencha as lacunas com placas de espuma e/ou granulado de esferovite (bolinhas de isopor). Antes de colocá-lo no caminhão, não se esqueça de lacrar as caixas com fitas adesivas e identificá-las com a palavra “frágil”. Detalhe importante: sempre disponha tudo na posição vertical.
Transporte de eletrodomésticos grandes
Os eletrodomésticos de grande porte correspondem a geladeiras, fogões, TVs, entre outros aparelhos. Além de seguir os mesmos cuidados apresentados no tópico anterior, será necessário incluir paletes de apoio. Forre-os com papel cartão para aumentar o amortecimento e deixe o produto centralizado. Cintas especiais e cordas auxiliarão a fixar os itens, permitindo que eles fiquem imóveis durante o trajeto. Mas atenção: a amarração deve começar embaixo do palete e chegar até a parte superior do equipamento.
Outra boa prática é amarrar uma caixa à outra, com o propósito de deixá-las mais firmes e, consequentemente, proteger os aparelhos. Assim, uma embalagem não ficará “batendo” na outra durante a viagem. Depois de alocar os itens no caminhão, considere passar plástico bolha ou filme adesivo em toda a carga. A proteção extra valerá a pena.
Por fim, não ultrapasse o limite de carga (capacidade) do seu caminhão. Na hora da carga e da descarga, certifique-se de executá-las em locais apropriados e seguros. A atividade precisa ser realizada com calma e espaço, além de favorecer a mobilidade dos produtos.
Imagine a frustração do consumidor ao receber seu pedido danificado. A situação deve ser evitada ao máximo e as dicas deste texto vão apoiar a sua empreitada no transporte de eletrodomésticos. Aproveitamos a oportunidade para oferecer o capital de giro que vai te ajudar a fomentar o crescimento da sua transportadora!
Gostou do nosso post sobre as boas práticas no transporte de eletrodomésticos? Podem parecer dicas simples, mas elas têm capacidade de fazer toda a diferença na sua operação logística.