Carga e Descarga: você sabe fazer com qualidade?

Artigos

carga e descarga

Escrito por Ana Beatriz

Data: 24/03/2017

Poucos processos são tão rotineiros quanto a carga e descarga de mercadorias. Empresas de médio e grande porte podem realizar esse processo até 1000 vezes por semana.

Mas será que você sabe as diretrizes básicas para realizarmos a carga e descarga com qualidade? Aqui temos alguns pontos importantes que você deve levar em conta na hora de estruturar dentro de sua empresa.

Atrasos com carga e descarga que pesam no bolso!

Em abril de 2015 entrou em vigor a lei 13.103/2015.

Essa foi uma modificação nas regras que deixou mais rigoroso o processo de carga e descarga de mercadorias. Dentre as principais modificações temos que destacar a resolução sobre o tempo de espera dos caminhoneiros!

A nova lei definiu que após a quinta hora de atraso, deve ser cobrado R$ 1,38 por tonelada/hora. Deve servir como base para este cálculo a capacidade total de transporte do veículo.

Exemplo: se um veículo comporta 10 toneladas, mas só estiver carregado com 8, deve ser calculado sobre o total, neste caso, 10.

Este valor deve ser calculado desde a chegada do veículo ao local de embarque/desembarque.

O valor da tonelada/hora será atualizado anualmente pelo Índice de Preço Ao Consumidor – INPC.

Um bom planejamento faz com que não existam longas esperas, sendo benéfico para todas as pontas. O caminhoneiro fica disponível para um novo frete e você com a mercadoria já disponível em estoque.

Outra importante mudança sobre a obrigação do embarcador e do destinatário fornecerem ao transportador um documento que comprove o horário de chegada do caminhão em suas dependências.

Caso se não cumpra isso, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deve aplicar uma multa que pode chegar até 5% do valor da carga.

Prepara sua equipe de carga ou descarga!

O caminhoneiro é seu parceiro e todo o cuidado é necessário para manter essa relação sempre positiva!

Existem muitos casos de profissionais que tiveram seu caminhão sofrendo algum tipo de avaria na carga e descarga de mercadorias. Esses ocorridos podem ser pequenos arranhões até amassados.

Prepare a equipe que irá atuar diretamente com o caminhoneiro. Existem alguns pontos primordiais que você deve estar atento:

  • Como a carga e descarga da mercadoria estão sendo realizadas: avarias podem adicionar um custo extra ao seu transporte.
  • Identifique se o local onde o caminhoneiro aguarda tem estrutura para recebe-lo: claro que não precisa ser um hotel 5 estrelas, mas caso você entregue um local ruim, ele perde o desejo de transportar com você e, assim, você perde colaboradores.
  • Local para estacionamento enquanto não carrega: Pense em disponibilizar um local onde o veículo que estiver aguardando o processo de carga e descarga possa estacionar sem atrapalhar o trânsito ou com risco de ser multado.

Lembre-se que como ele é um prestador de serviço, você deve conquista-lo com diferenciais do mercado. Ele não pode achar que você não liga para ele ou menospreza seu serviço.

Se você ficar com uma imagem arranhada com eles, podem ter problemas com seus fretes.

A organização das docas é um desafio que precisa ser superado em carga e descarga!

Historicamente, o início e final dos meses são os de maior movimentação quanto a carga e descarga de mercadorias. Isso se reflete na movimentação de suas docas, um ponto primordial na organização de seu transporte de cargas.

E precisamos ser realistas, esse é um fator que complica a vida de muitas empresas!

A ausência de uma sistematização faz com que se tenha filas e mais filas, congestionamento, horas extras, atrasos e um certo descontentamento geral.

Uma ideia clara que se deve ter é que a otimização é o caminho mais eficaz e um processo de agendamento e organização automático faz com que você alcance esse objetivo.

Você deve manter sempre em seu controle os caminhões que tem para chegar e sair, além do prazo que ele necessita para carregar e descarregar.

Esse sistema possibilita uma sintonia na organização das tarefas e operações dentro de seu processo de carga e descarga.

Ele leva maior eficiência aos agentes envolvidos, possibilitando a prevenção de riscos, por causa do conhecimento mútuo e prévio das obrigações operacionais.

Com tudo isso em mãos, o remanejamento de horários e do cronograma de fluxo das docas pode ser efetuado sem maiores problemas, de modo proativo e preventivo.

Claro que temos que deixar claro que existem fatores que não temos controle: incidentes provocados por chuvas e tempestades. Estas situações oferecem, muitas vezes, elementos “não-controláveis“.

O que não significa que seus impactos não possam ser, no mínimo, amenizados.

Tecnologia é importante para obter resultados!

Sempre mostramos aqui como é importante investir em tecnologia!

Em casos de carga e descarga ela pode auxiliar em todo controle que falamos acima. Ter um painel digital que controle as saídas, entradas e todos os processos, pode ajudar a manter o controle de tudo.

Lembre-se que seus resultados dependem de como você controla essa sua área e isso pode pesar na hora de crescer ou ter prejuízos. Quanto mais orquestrado for, melhores serão os seus relacionamentos com clientes, fornecedores e toda a cadeia.

Quanto mais otimizado for seu processo mais você economiza e mais ganha, pois o volume de transportes aumenta e os custos se mantem baixos, pois não há desperdícios.

 

Como é seu processo de carga e descarga? Você consegue alcançar os melhores resultados ou já sofreu com algum problema? Conte para nós, escreva nos comentários sua história.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: