Como a Cargo X vem revolucionando o transporte de grãos no Brasil

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O transporte de produtos agrícolas envolve alguns cuidados básicos e processos voltados para aumentar a eficiência das operações e minimizar as possíveis perdas de cargas que podem acontecer durante o trajeto, por exemplo.

A Cargo X investe bastante em tecnologias e melhorias de processos a fim de garantir essa eficiência, com um serviço de qualidade. Quer saber como isso acontece? Convidamos Fabio Cracasso (Gerente Nacional de Vendas) e Kauê Miglioranza (Head de Inteligência Estratégica e Marketing), da Cargo X, para falar sobre o tema. Confira esse case de sucesso e fique por dentro do assunto!

Como funciona o modelo de negócios da Cargo X?

O modelo de negócios da Cargo X é totalmente baseado em parceria, ou seja, trata-se de transportadoras que querem fechar contrato para fazer o trabalho de transporte de grãos e fertilizantes do agronegócio. Grande parte dessas parceiras estão localizadas no centro-oeste do país, que é a região onde existe a maior concentração da safra.

A Cargo X oferece para essas transportadoras tudo que envolve a parte de gestão operacional. Os parceiros ganham em produtividade, pelo fato de todo o fornecimento de transporte ser de nossa responsabilidade, o que inclui:

  • o acionamento do frete;
  • a gestão dos custos;
  • a gestão dos seguros;
  • o gerenciamento de riscos.

Dessa forma, a transportadora pode se dedicar 100% à sua atividade-fim, que é transportar e entregar as cargas.

No que diz respeito ao relacionamento com o cliente, "a Cargo X também entra para poder explicar para o cliente os principais diferenciais do nosso modelo, porque ele tá muito ligado à liquidez da transportadora", explica Fabio Cracasso.

Para que aquela transportadora tenha caixa suficiente para suportar a safra do Brasil, ela precisa atender o maior número de cargas.

Como as operações funcionam?

As transportadoras têm filiais por locais estratégicos da região onde elas atuam. "Recebem o caminhoneiro e enviam para a Cargo X, para que a gente possa emitir o conhecimento de transporte", afirma Fabio.

Em seguida, o caminhoneiro se desloca para o ponto de coleta informado, que geralmente é dentro da própria fazenda do produtor. Lá, ele faz o carregamento do lote de produto.

Depois que a carga está completa, com a documentação emitida, o motorista segue viagem para o destino informado, que pode ser alguma empresa ou mesmo para exportação em um navio, por exemplo.

"Quando se trata de carga para exportação, geralmente já planejamos uma carga de importação, para que o motorista possa fazer um novo carregamento lá e retornar com o veículo cheio para o ponto de origem", afirma o Gerente Nacional de Vendas.

Isso ajuda bastante o transporte no Brasil, principalmente porque o índice de ociosidade do transporte é bem alto, variando de 40% a 70% das viagens realizadas. Em outras palavras, grande parte dos veículos que saem para fazer alguma viagem voltam vazios, o que eleva os custos operacionais e gera perda de eficiência.

Segundo Fabio Cracasso, com tudo isso, o parceiro entende que a Cargo X é um excelente negócio, porque toda a parte de planejamento e gestão faz parte das nossas atribuições. Dessa forma, nossos clientes podem focar totalmente em suas operações e em prestar um serviço de qualidade.

"Só nos últimos quatro meses, foram mais de cinco mil embarques realizados só com parceiros no transporte de grãos. Além disso, 90% das cargas transportadas tiveram um retorno, levando grãos para o porto e retornando com fertilizantes para as fazendas", destaca Fabio Cracasso.

Quais são os benefícios para os produtores?

Segundo Kauê Miglioranza, a otimização das operações traz benefícios para os produtores, as fazendas produtoras e também para o trader. Cada vez que um navio fica parado no porto, esperando para ser carregado de mercadorias, cria-se um custo altíssimo.

Ele surge em decorrência do pagamento pela permanência do navio no porto. "Então, quanto mais eficiência você tem nessa operação de transporte de grãos, menos prejuízo você gera — tanto para o transportador quanto para o produtor e para o trader", afirma o Head de Inteligência Estratégica e Marketing.

Quais são as vantagens de ser parceiro da Cargo X?

A Cargo X vem trabalhando muito forte na questão de sinergia entre os tipos de carga. Fabio Cracasso explica que no momento, em que entra-se em uma entressafra no Mato Grosso, por exemplo, entendemos para onde os veículos podem ser direcionados para que continuem ativos pela Cargo X.

"Conseguimos lidar com a sazonalidade e modificar rapidamente as operações, o que garante essa liquidez de carros no momento da safra. Assim, por mais que nós saibamos e já é de conhecimento que, no Brasil, existem períodos de picos e baixas, principalmente no agronegócio, a Cargo X utiliza a inteligência, por meio do machine learning, para direcionar esses carros para outras operações e manter essa vaga fiel e ativa", afirma o Gerente Nacional de Vendas.

Alto investimento em tecnologia

Esse é um dos principais diferenciais da Cargo X para os transportadores. Sempre utilizamos a tecnologia em nosso favor para conseguir lidar com os picos de sazonalidade com o máximo de eficiência. A ideia é garantir a disponibilidade e a estrutura para poder atender os clientes, mantendo esses carros sempre ativos mesmo na baixa em períodos de entressafra.

O Gerente de Vendas Nacional afirma que o fato de a Cargo X não ter ativo nenhum facilita bastante esse trabalho, uma vez que ele é sempre realizado por meio de parcerias com transportadoras ou caminhoneiros autônomos.

Dessa forma, "a mobilização das frotas ocorre de maneira muito natural. Isso faz o modelo de negócios da Cargo X se destacar do tradicional no mercado, o qual, nesse cenário, precisa comprar uma frota para atender os picos na safra, mas passar o restante do período com os veículos ociosos", declara Fabio.

Diversificação de cargas

A Cargo X também diversifica commodities. Dessa forma, o objetivo é operar além do transporte de soja, milho e sementes, de forma que se fique menos dependente da safra para ter trabalho disponível.

Isso se deve também pelo fato de a Cargo X não operar com foco apenas no agro. Com isso, os parceiros que fazem o transporte de grãos podem ser direcionados para outros tipos de cargas no período de entressafra, por exemplo.

Como a Cargo X já revolucionou o transporte?

Um ótimo case de sucesso da Cargo X é a parceria com uma transportadora do agronegócio, que alcançou bastante crescimento depois que a parceria deu início. O faturamento triplicou, graças ao nosso programa de agendamento de fluxo de caixa.

"Devido aos prazos de pagamento da indústria e do trader, fica muito difícil para os pequenos e médios transportadores conseguirem se desenvolver. Isso por que existe uma grande chance de eles precisarem de empréstimos para comprar mais veículos ou melhorar a estrutura, por exemplo", afirma Kauê Miglioranza.

É aí que a Cargo X entra, realizando o agendamento do crédito para essas transportadoras e ajudando a melhorar o capital de giro do negócio.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse case de sucesso e como é a forma de atuação da Cargo X nesse mercado do agronegócio? Com as parcerias, conseguimos cultivar ótimas relações de ganha-ganha, onde todos são beneficiados de alguma forma, até mesmo os produtores.

O que achou do artigo? Quer saber como a Cargo X pode ajudar a otimizar as suas operações logísticas? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções agora mesmo!

Redação Cargo X
19/05/2020 - 11:05

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