Como a Cargo X quer resolver os gargalos do transporte de cargas?

| 14/05/2020 - 11:05
Compartilhe:

Quando falamos em aumentar a eficiência operacional, nos deparamos com os gargalos do transporte de carga, que prejudicam o andamento dos processos, impactando nos resultados. Dessa forma, caminhoneiros, transportadoras e embarcadores acabam alcançando um desempenho aquém do desejável.

Contudo, o foco da Cargo X é justamente minimizar ou eliminar essas barreiras, para que todos os envolvidos no transporte de carga consigam ser mais eficientes, tornando as operações bem-sucedidas.

Elaboramos este artigo com a ajuda do Kauê Miglioranza - Head de Inteligência Estratégica e Marketing na Cargo X -, que nos ajuda a entender melhor todas essas questões. Confira!

Quais são os principais gargalos do transporte de cargas no Brasil?

Antes de tudo, vamos listar os principais gargalos do transporte de carga no Brasil e como eles afetam as operações.

Caminhões ociosos

De acordo com Kauê, esse problema ocorre pelo fato de existir uma comunicação muito pequena entre os embarcadores. Além disso, "o caminhoneiro, por si, ainda tem menos acesso a informações e ofertas online, por exemplo. Agora que estamos vendo essa virada de chave, isso faz com que, às vezes, a transportadora ou o próprio embarcador trabalhe com um determinado grupo de motoristas que já são conhecidos".

Desequilíbrio entre oferta e demanda

O segundo gargalo é a dificuldade que se tem quanto a liquidez, envolvendo as ofertas e demanda das regiões. "O que acontece? Todo mundo tem carga saindo de São Paulo para outros lugares do Brasil, mas, nem sempre, temos pessoas com volta de mercadorias de outras cidades para São Paulo", começa.

Kauê continua explicando que "atualmente, isso faz com que o mercado trabalhe com preços diferentes. Com isso, por um lado, temos o caminhoneiro dizendo que não é justo ganhar menos por uma viagem com a mesma distância (o que está correto). Todavia, ao mesmo tempo, temos embarcadores que não concordam com os preços porque a demanda é muito mais baixa do que o número de caminhoneiros disponíveis (o que também não está errado)", finaliza.

Esse desequilíbrio entre oferta e demanda entre os polos comerciais também gera diversas ineficiências. Quanto mais informação você tem na cadeia, mais fácil fica de enxergar essa diferença de liquidez e aproveitar melhor a frota.

Falta de integração entre processos

Aqui, estamos falando da questão da inclusão digital e das burocracias envolvendo o transporte de carga no Brasil. "Existem diversos documentos e várias exigências que devem ser administradas pelos caminhoneiros, que, nem sempre, têm conhecimento a respeito de como tudo isso funciona", afirma o gestor.

Entre essas burocracias que tornam os processos engessados, estão a necessidade de ter cópias físicas do CT-e e da NF-e para o caso de fiscalização na viagem. Depois, eles também precisam retornar com os documentos físicos para comprovar a entrega e receber o pagamento.

Falta de padronização nos processos

"Acho que a despadronização na forma com que as empresas operam e os próprios órgãos regulatórios geram diversos gargalos. Uma vez que você tem uma empresa (A) com processos que são totalmente diferentes da outra (B), fica muito mais difícil conseguir um aproveitamento máximo com todos os envolvidos (caminhoneiros e empresas)", é o que Kauê fala sobre a falta de integração.

Na prática, isso é sinônimo de procedimentos bem diferentes entre as empresas, o que pode gerar um problema no nível de serviço, com métricas diferentes para análise.

Como surgiu a Cargo X?

Kauê começa contando que o Federico (fundador da Cargo X) identificou que, aqui no Brasil, menos de 15% do mercado de fretes opera de forma online. Isso significa que apenas algumas ofertas são feitas por meio de marketplaces e outras plataformas, enquanto a maioria ocorre offline.

Em uma ida a um posto de gasolina, ambos viram que existem muitos agenciadores ofertando frete em papéis para os caminhoneiros, como em um leilão. "Foi aí que vimos uma grande oportunidade de melhorar esse processo", lembra.

Ele explica que o objetivo, então, foi ajudar tanto o caminhoneiro quanto os embarcadores a conciliarem os fretes sem depender de agenciadores que atuam de forma precária e totalmente offline.

"Foi aí que percebemos que todos esses gargalos do transporte de cargas poderiam sofrer mudanças drásticas a partir do momento em que a tecnologia é aplicada aos processos. Isso vai desde a hora que o caminhoneiro consegue uma oferta pelo aplicativo, até o uso de big data e machine learning para otimizar ainda mais as operações".

Hoje, para cada problema apontado, a Cargo X tem alguma ferramenta pronta ou sendo desenvolvida para auxiliar caminhoneiros, transportadoras e embarcadores a alcançarem resultados melhores.

Como a Cargo X resolve os gargalos?

Nos tópicos a seguir, mostramos como a Cargo X atua para solucionar os gargalos operacionais.

Para os caminhoneiros

No caso do caminhoneiro, é possível, via aplicativo, identificar onde estão as ofertas de frete. "Com isso, hoje ele consegue saber se vai ter cargas no percurso da volta já na hora de aceitar o transporte de ida", explica o gestor.

Além disso, a Cargo X também realiza o monitoramento das etapas do frete no aplicativo, o que ajuda a promover ainda mais segurança para os motoristas. A partir do momento que esse acompanhamento acontece, é possível identificar qualquer desvio na rota ou um tempo incomum em uma parada que não devia ser feita. Com isso, a equipe entra em contato visando entender o que aconteceu e se ele está em risco, por exemplo.

Também temos que citar o canhoto digital que, de acordo com Kauê, permite que o motorista já seja remunerado pela viagem no momento em que a comprovação é enviada.

"No processo arcaico, o caminhoneiro só recebe o valor do frete quando o canhoto físico chega até a transportadora. Isso gera uma demora muito grande na liberação do pagamento", afirma.

Para as transportadoras

Já para a transportadora "temos um portal no qual o transportador pode identificar as sinergias, encontrar mais clientes e obter uma injeção de capital de giro, uma iniciativa na qual a Cargo X libera um adiantamento de recebíveis, a fim de garantir a liquidez dessas empresas".

Para os embarcadores

Por fim, os embarcadores têm a comodidade de centralizar toda a operação em um único player. Kauê explica que a Cargo X recebe demandas do Brasil inteiro. No portal, também é possível monitorar as cargas que são enviadas. "Nós temos uma base de 250 mil caminhoneiros, que estão disponíveis para atender a demanda no tempo certo. Se a empresa tem um pico de sazonalidade que não é absorvido pela frota própria ou transportadora, a empresa poderá contar conosco sem ter que fazer um novo contrato ou comprar novos caminhões", detalha.

Como você pôde ver, os gargalos do transporte de carga prejudicam bastante a eficiência logística de todos os envolvidos nesse processo. Com a parceria com a Cargo X, é possível contorná-los e alcançar resultados muito melhores.

Quer entender mais sobre como o nosso trabalho funciona? Então entre em contato conosco agora mesmo e tire todas suas dúvidas com nossos especialistas!

Redação Cargo X
14/05/2020 - 11:05

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...