Por que a terceirização da frota pode ser uma boa ideia para o seu negócio?

Artigos

Terceirização da frota

Escrito por Ana Beatriz

Data: 18/11/2016

Já abordamos aqui no blog como a terceirização do transporte pode reduzir custos operacionais. Mas os benefícios vão além da economia, flexibilidade e possibilidade de focar no negócio. Por isso, vamos retomar a questão da terceirização da frota. Entenda porque esta pode ser uma ótima escolha para impulsionar as suas operações comerciais e reduzir os custos logísticos.  

A terceirização da frota passo a passo

Antes de optar pela terceirização do transporte é fundamental analisar alguns fatores que interferem diretamente no preço do serviço a ser contratado. Portanto, tenha em mãos informações como: peso da carga, tipo de produto, características do caminhão, valor da nota fiscal e destino do frete. Esses são dados que influenciam diretamente a formação do preço, tanto para terceirização da frota, quanto para a manutenção da frota própria.  

Quando o gestor passa a entender a composição de custo do transporte de carga fica mais fácil identificar qual a melhor opção para a sua empresa. Um dos aspectos que costuma impactar diretamente a escolha da terceirização da frota é a questão da ociosidade. Quando a logística é feita por uma transportadora, o embarcador não tem que se preocupar com carga de retorno, nem arca com os custos de caminhões circulando vazios ou veículos parados.  

Depois de comparar os custos e considerar os benefícios, você saberá se a terceirização da frota é uma boa ideia para o seu negócio. Porém, como existem inúmeras transportadoras no mercado, para garantir a eficiência dos processos é essencial buscar um serviço de alta qualidade. Então, antes de transferir as atividades logísticas da sua empresa fique atento aos fatores que citamos no post: “Transporte terceirizado: o que esperar de um serviço de alta qualidade“.  

A importância do SLA para a operação logística

Quem atua no segmento logístico sabe que o contrato de SLA é imprescindível para estabelecer a qualidade dos serviços, prazos para a entrega, regras de no-show e diretrizes para situações de sinistros. Com as metas documentadas, fica mais fácil de o embarcador medir o desempenho da transportadora e mensurar os resultados alcançados com a terceirização da frota.    

O acordo de nível de serviço para o transporte de carga pode contemplar indicadores como: On Time, in Full (OTIF), On Time Delivery (OTD) e On Time Processing (OTP). São indicadores que além de garantir que a terceirização da frota está adequada às suas necessidades e expectativas, também vão fornecer subsídios para aperfeiçoar os processos logísticos da sua empresa.  

Você já avaliou se a terceirização da frota é uma boa ideia para o seu negócio? Se precisar de auxílio, conte conosco.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: