Carga lotação e carga fracionada: saiba a diferença e quando optar por cada

| 17/04/2020 - 10:04
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No contexto dos transportes, alguns termos fazem parte da rotina dos profissionais e empresas que atuam nesse segmento: carga lotação e carga fracionada. Na prática, eles traduzem modalidades de frete e dizem respeito à maneira como a carga será montada e como o espaço do veículo de transporte será aproveitado.

São dois conceitos básicos que estão diretamente associadas à rotina de uma transportadora, de grande importância para as operações e fundamentais para a otimização dos processos logísticos e seus custos.

Então, preparamos este artigo para esclarecer melhor cada um desses conceitos e falar mais sobre o tema.

O que é e como funciona a carga lotação

De maneira simplificada, nada mais é do que a modalidade de frete em que o espaço de carga do veículo é integralmente utilizado para o deslocamento de um mesmo tipo de produto, de um único remetente para um único destinatário.

Ou seja, a carga lotação é utilizada em operações de maior volume, em que a empresa dona da carga necessita de toda a capacidade do caminhão para transportar sua mercadoria.

Um exemplo dessa modalidade de frete é quando uma empresa do ramo do varejo contrata uma transportadora para levar uma carga de geladeiras de um centro de distribuição para outro — a carga composta somente por geladeiras que serão levadas diretamente da origem para um único destino.

Suas principais vantagens e desvantagens

Na prática, a carga lotação tem vantagens e desvantagens a depender sempre das características e necessidades do remetente. Como principais vantagens dessa modalidade, podemos citar:

  • redução de custos;
  • redução e reforço no cumprimento dos prazos de entrega;
  • maior segurança para a carga;
  • melhor aproveitamento do espaço do veículo;
  • documentação mais simplificada;
  • melhor visibilidade sobre as operações.

Por outro lado, como desvantagens podemos destacar:

  • menor oferta de transportadoras, já que o deslocamento fica restrito a rotas específicas;
  • dificuldade no aproveitamento da capacidade de carga do veículo, uma vez que as demandas podem oscilar e o remetente não utilizar toda capacidade do caminhão, aumentando os custos do transporte;
  • maior dificuldade em se garantir a rastreabilidade da carga, em razão da variedade de produtos e destinos.

Quando optar por este tipo de carga

A contratação dessa modalidade de frete é mais recomendada nos casos em que o remetente tem a necessidade de transportar uma carga mais volumosa ou pesada, a qual poderá ocupar a totalidade ou a maior parte do veículo.

No dia a dia dos transportes, é muito comum ver a indústria utilizando a carga lotação para abastecer estoques de clientes varejistas em diferentes pontos do território, trabalhando com rotas fixas e roteiros de transportes já definidos. Outro exemplo é o setor agrícola, que demanda o transporte de produtos a granel.

O que é e como funciona a carga fracionada

Diferentemente da carga lotação, a fracionada tem como principal característica a diversidade de produtos e de remetentes. Ou seja, a capacidade de carga do veículo é preenchida por itens diversos, pertencentes a diferentes empresas.

Além disso, ela também se diferencia da carga lotação por se destinar a vários endereços. Assim, como os produtos transportados são de diferentes origens, é muito comum que os destinos de entrega também sejam variados.

Vantagens e desvantagens dessa modalidade

A carga fracionada também tem seus pontos fortes e suas fragilidades. Por isso, é essencial que o gestor entenda bem quais as necessidades da sua empresa, de modo a aproveitar a modalidade que mais se adéqua às suas demandas.

Em relação às vantagens da carga fracionada, podemos listar, por exemplo:

  • ampla cobertura do território — maior capilaridade do que a carga lotação;
  • eficiência em operações menores e com características variadas;
  • grande economia financeira — o transporte é compartilhado por diferentes embarcadores e os custos são fracionados entre os envolvidos;
  • maior sustentabilidade — permite a otimização de rotas e do espaço útil do caminhão.

A carga fracionada apresenta as seguintes desvantagens:

  • prazos de entrega mais dilatados — o envio das remessas depende da consolidação de mercadorias de diferentes remetentes, além de passar etapas intermediárias, as quais podem envolver a troca de veículo, por exemplo;
  • mais insegura para as cargas — os produtos tendem a ser movimentados mais vezes, principalmente nos centros de distribuição;
  • maior dificuldade na acomodação da carga dentro dos veículos — as mercadorias tem embalagens, dimensões e pesos diversos. Assim, é comum que o veículo circule com espaços vazios.

Quando optar por este tipo de carga

A carga fracionada é mais recomendada para empresas que lidam com a comercialização de uma ampla variedade de produtos e conta com muitos clientes. É a modalidade mais indicada para o envio de mercadorias diretamente para o consumidor final, em diferentes partes do país.

Além disso, é uma alternativa interessante para negócios que têm uma demanda reduzida e cujo volume de mercadorias permite o compartilhamento de espaço nos veículos. Assim, é possível agilizar as entregas, já que não é necessário aguardar o fechamento de uma carga completa, e reduzir os custos, compartilhando-os com os demais embarcadores.

Por último, a carga fracionada é uma opção recomendada para cobrir operações em perímetros urbanos, onde veículos de carga de grandes dimensões podem ser proibidos de circular ou não terem condições para isso.

Como podemos ver, os conceitos de carga lotação e de carga fracionada são bastante diferentes. No entanto, as duas modalidades de frete têm uma grande relevância para as empresas, a depender das suas demandas mais recorrentes e das características das suas operações.

Na prática, não se pode dizer qual dos modelos é o mais vantajoso, já que têm aplicações diferentes. Por isso, é fundamental que o gestor avalie a logística do seu negócio e defina qual o mais adequado para atendê-lo.

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Redação Cargo X
17/04/2020 - 10:04

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