Você já ouviu falar no termo strip malls? O conceito vem ganhando destaque no cenário brasileiro devido à praticidade oferecida ao consumidor que deseja otimizar o seu tempo. Em relação aos empresários, investir nesse tipo de ponto de venda representa vantagens que podem colocar sua marca em uma posição privilegiada no mercado. Continue a leitura deste texto e descubra, em detalhes, do que estamos falando.
Os strip malls também são conhecidos como centros de conveniência. Basicamente, representam uma linha (ou faixa) de lojas de produtos e serviços voltados para o consumidor que tem pressa. E, na atualidade, o número de pessoas que corre contra o relógio não é baixo. A série de pontos de venda, dispostos lado a lado, engloba segmentos variados, como um shopping em miniatura. Dessa forma, as pessoas ganham tempo, fogem dos grandes centros comerciais e do trânsito.
Ao se deparar com um strip mall, ao voltar do trabalho, por exemplo, determinado profissional consegue comprar alimentos, cortar o cabelo, ir à academia e trocar de celular. Tudo isso sem fazer grande deslocamento de carro ou cruzar as extremidades de um gigantesco e tumultuado shopping center. Podemos dizer que os centros de conveniência, tema deste artigo, facilitam a vida de todos. Não à toa, a estrutura já virou tendência em várias partes do Brasil.
A faixa de lojas com um grande estacionamento à frente, como você já deve ter desconfiado pelo nome, surgiu nos Estados Unidos. Por aqui, ganha cada vez mais adeptos devido aos benefícios proporcionados. O modelo de negócio abrange tamanha diversidade, que é possível encontrar a adesão de livrarias, floriculturas, farmácias, mercados, lojas de eletrônicos, artigos de presente e muito mais.
Diferentemente dos shoppings, os strip malls não buscam ser o lugar em que as pessoas vão e permanecem lá por um longo período. O espaço pretende atender rapidamente, com um tempo de permanência médio de 45 minutos. Sem aglomeração, com um fluxo contínuo, fluido. Portanto, os horários de pico não são aos fins de semana. No horário de saída do trabalho é que o ambiente recebe mais visitas.
No tópico anterior, falamos das principais vantagens dos strip malls para o consumidor. Agilidade, praticidade, facilidade e conforto. Mas e para os lojistas e investidores? Entre os benefícios alcançados, destacamos o reduzido custo operacional, muito inferior ao de pontos de venda em shoppings. Há baixa concorrência entre segmentos. Por ser uma faixa de lojas variadas, é raro um mesmo centro reunir mais de uma loja com produtos e serviços semelhantes.
O consumidor tem a atenção atraída pelo negócio logo de cara e encontra muita facilidade de estacionar. Esses espaços contribuem para o desenvolvimento urbano, principalmente dos bairros em que estão posicionados. Geram mais emprego, contribuindo para que a economia fique mais saudável, impulsionando o comércio local.
Os strip malls são centros de conveniência idealizados para o consumidor que quer ganhar mais tempo em seu dia a dia. Geralmente, ficam em regiões não centrais, constituindo uma das principais áreas comerciais dos bairros que estão presentes. Já considerou apostar nesse modelo de negócio? Mas atenção: o investimento sem cuidar do transporte da sua produção não adianta. Primeiro, é preciso garantir o crescimento da sua empresa com eficiência logística!