Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

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A transportadora digital é aquela que sabe aproveitar, ao máximo, a tecnologia na operação. As principais vantagens disso são a economia financeira e a agilidade nas tarefas, gerando mais eficiência. Toda a cadeia logística é impactada pela prática, uma vez que há mais facilidade de busca e de acesso a mercadorias, pronto atendimento, além de entregas tão rápidas que surpreendem o consumidor. 

Quer entender mais sobre o assunto e aprender como se tornar uma transportadora digital? Continue a leitura!

O que é uma transportadora digital?

Aproveitar ferramentas tecnológicas para aprimorar o trabalho não é exclusividade das transportadoras. Em um mercado extremamente competitivo, quem não acompanha a inovação fica para trás. Adequar-se passou a ser condição de sobrevivência. 

A pandemia de COVID-19 acelerou o caminho natural da digitalização das transportadoras. Isso porque a busca por produtos on-line cresceu muito a partir de 2020, privilegiando as empresas que estavam presentes no mundo virtual. Mergulhar de cabeça nesse universo é uma oportunidade imperdível, desde que você esteja bem orientado e conte com os parceiros certos. 

A FreteBras divulgou números expressivos sobre o tema na 6ª edição de seu relatório. O documento traz uma visão de 2021, com dados apurados pela empresa. O aumento do volume de fretes chegou a 37,6%, quando comparado ao ano anterior (2020), e 123,6% em relação a 2019. Os resultados crescentes mantêm forte relação com o trabalho que as transportadoras estão fazendo para se tornarem digitais. 

Principalmente as micro e pequenas empresas foram as que mais se reinventaram usando a digitalização como alavanca. Ainda segundo o relatório da FreteBras, ao terceirizarem o frete, elas conseguiram uma economia de 23%. Onde elas costumam se conectar com as transportadoras? Se você disse internet, acertou. Nesse sentido, as transportadoras digitais têm enorme vantagem competitiva.

Como se tornar uma transportadora digital?

As transportadoras que se digitalizaram cresceram 200% entre 2020 e 2021 — dados FreteBras 2021. O primeiro passo para iniciar o processo é entender os ganhos da prática e querer aproveitá-los. Será necessária uma mudança de cultura em seu ambiente de trabalho, com a substituição de mão de obra operacional e a forte presença da tecnologia no processo.

Em seguida, recomendamos a montagem de um site para contato, relatando a história do negócio, mostrando os serviços oferecidos, com destaque a alguns dos trabalhos já realizados. O custo do serviço inicia-se em R$2.500, com adicionais por complexidade da página. Também será necessário pagar uma taxa de até R$400 mensais de manutenção e R$40 anuais do registro do domínio.

A criação de perfis, bem como a gestão deles, nas redes sociais ajudarão a trazer ainda mais pessoas interessadas ao setor de atendimento. Contudo, o sucesso na estratégia dependerá da recorrência nas postagens, com conteúdo atualizado constantemente (no mínimo duas vezes por semana). 

Você pode tanto se especializar, cursos básicos custam a partir de R$500 (serão necessários vários e muita prática), terceirizar o serviço ou contratar um profissional para cuidar da comunicação digital da sua transportadora. Os salários variam de acordo com o estado, qualificação do empregado e porte da empresa (média R$2.099. Fonte: Glassdoor).

Também recomendamos investir em e-mails contendo “iscas digitais” aos potenciais consumidores, produção de textos para blogs com conteúdo de valor ao consumidor, e-books, infográficos e outros conteúdos relevantes ao seu potencial cliente. Eles vão ver a credibilidade, fornecer os dados em troca de conteúdo e dar abertura para uma comunicação estratégia em direção ao fechamento do negócio. Conte com o apoio de uma agência de publicidade, um freelancer ou um analista de marketing digital que domine os processos (média R$3.147. Fonte: Glassdoor).

Como gerenciar sua transportadora digital?

Sugerimos investir na modernização dos processos internos. Adquira computadores com capacidade de executar os processos digitais (média de R$4 mil cada desktop eficiente, tendo como base os preços em março de 2022). Será preciso acompanhar pedidos em tempo real, calcular rotas, emitir documentação de transporte, fazer o cadastro dos clientes, elaborar o gerenciamento de riscos, contratar o seguro de cargas, monitorar o transporte e cuidar de trâmites de pagamento. 

Existem softwares/empresas que executam cada uma das tarefas. Os preços variam muito, considerando o porte da empresa, o volume de trabalho e a quantidade de serviços executados. Contratar de forma separada vai demandar um custo muito elevado e dificuldade de gerenciamento de diferentes serviços com diferentes parceiros.

Você pode seguir por esse caminho ou aproveitar o pacote de benefícios que a Cargo X oferece, contendo tudo isso. Ele inclui, além da oferta de crédito, opções como emissão de documentos, seguro de cargas e rastreamento de caminhões. O custo é muito mais reduzido. Te explicamos tudo, incluindo a cotação personalizada, aqui.

Redação Cargo X
20/04/2022 - 08:04

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