Quais lições podem ser tiradas de eventos sobre logística?

| 25/08/2017 - 03:08
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Você já participou de eventos sobre logística? No Brasil e no mundo, essa é uma prática muito comum, que atrai milhares de empresas e profissionais. Esses eventos representam uma ótima oportunidade para obter conhecimento, se manter atualizado com o que há de mais moderno no mercado e fechar muitos negócios.

Mas isso não é tudo: participar de eventos corporativos beneficia tanto a empresa quanto os colaboradores que, além de fugir da rotina de trabalho, descobrem diversas inovações que podem ser implementadas e aumentar a produtividade do negócio.

Neste artigo, apresentaremos as principais lições que você pode tirar ao participar de eventos de logística. Acompanhe!

Apoia a estratégia de marketing

“A propaganda é a alma do negócio”, diz o ditado popular. Mas será que todo tipo de propaganda produz os mesmos resultados? Imagine que você decide investir em um outdoor. Milhares de pessoas passam e visualizam sua propaganda diariamente, mas quantas delas efetivamente prestam atenção? Quantas dessas pessoas realmente são possíveis consumidores do seu produto ou serviço?

Em eventos de logística, o seu marketing é muito mais efetivo, pois todas as pessoas ali presentes são potenciais clientes. Assim, você poderá aumentar o número de vendas de serviços, ampliar a visibilidade, além de reforçar o posicionamento da empresa.

Estreita o relacionamento

Com um bom planejamento, as empresas podem participar de vários eventos ao longo do ano. A apresentação pode ser uma vitrine para a empresa e os seus serviços, além de servir para estreitar a relação entre funcionários, clientes, fornecedores e outras empresas.

Essas empresas, inclusive, podem vir a se tornar parceiras do seu negócio. As parcerias podem surgir de diversas formas, como por meio de contratação ou venda de serviços, aquisição de produtos ou softwares, aluguel de equipamentos, terceirização de frota, serviços complementares aos de sua empresa etc.

Imagine que sua empresa consuma uma alta quantidade de filme para operar. Em eventos, é possível desenvolver parceria com alguma empresa de eco filmes ou de maquinários mais modernos para reduzir o consumo. Outra possibilidade é buscar empresas que fazem reciclagem de materiais e embalagens.

No evento, você pode fazer testes, conversar com vários clientes que já utilizam o serviço ou produto e tirar todas as suas dúvidas.

Melhora a imagem da empresa

“Quem mais é visto, mais é lembrado”. Se você deseja consolidar e valorizar a sua marca, se fazer presente nos eventos é fundamental.

Digamos que você é um jovem talento e está iniciando no mercado de trabalho. Qual empresa chamaria mais atenção: uma que você sempre viu em exposições com produtos inovadores e líderes fazendo palestras em eventos ou uma que você nunca ouviu falar?

Quando você vai buscar um produto ou serviço para contratar, quais são as primeiras empresas que você fará cotação? Certamente, aquelas sobre as quais você já ouviu falar. Quanto mais consolidada for a sua marca, mais fácil será realizar vendas e atrair talentos.

Possibilita crescimento profissional

Todos os principais eventos de logística contam com uma área exclusiva para palestras e treinamentos. Em muitos casos, são fornecidos gratuitamente e oferecem até certificado, tornando-se uma ótima oportunidade de atualização profissional.

Ouvir os maiores líderes do cenário nacional em sua área é, sem dúvidas, uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento e a certificação também enriquece o currículo do colaborador. O conhecimento obtido também pode ser aplicado na empresa, possibilitando maior visibilidade do profissional e crescimento na carreira.

A empresa também se beneficia, pois o colaborador terá o interesse de aplicar o conhecimento, melhorando processos e aumentando a produtividade.

Gera oportunidade de networking

Os grandes eventos são locais ideais para se fazer networking. Pense no tempo e custo que levaria para visitar as pessoas que você tem acesso no evento e aproveite esse momento para interagir com elas.

O networking abrirá oportunidades de negócio, novos conhecimentos e amizades. Mantenha o seu cartão de visitas à mão, pois sempre é possível encontrar um sócio ou futuro parceiro de negócios.

Veja algumas dicas para fazer networking de forma eficiente:

1. Prepare-se antes do evento

Saiba o que sua empresa realmente fará lá. Quem são as pessoas que estarão no evento que podem ser benéficas para você ou seu negócio e, o mais importante, planeje um momento ideal para fazer o primeiro contato. Prepare um discurso, mas seja natural, esteja informado e adapte-se à ocasião.

2. Estude a agenda do evento

Verifique quais serão as palestras e inscreva-se nos temas de seu interesse. Confira os horários de coffee break ou almoços, que costumam ser bons momentos para novas interações.

Durante esses períodos de interação, esqueça o celular, pois isso pode demonstrar falta de interesse e afastar as pessoas. Mostre-se aberto e interessado,

3. Planeje como abordar as pessoas

Se as pessoas deram espaço, apresente-se livremente: diga o seu nome, da sua empresa e inicie o bate-papo com um aperto de mão e um sorriso. Caso a pessoa que você deseja conhecer estiver conversando com outras pessoas, seja paciente e vá se aproximando aos poucos.

Preste atenção no assunto da conversa e tente pegar um gancho para iniciar uma interação com todos os envolvidos. Se você estiver acompanhado de outra pessoa, isso ajudará ainda mais na aproximação.

4. Desenvolva a conversa

Feito o primeiro contato, é momento de desenvolver a conversa. Fazer perguntas pertinentes sobre a área de atuação é sempre uma boa alternativa para fluir o assunto.

Mas, se a resposta da outra pessoa for curta ou vaga, mantenha a cautela. Por outro lado, se a receptividade for boa, mostre confiança e se abra mais.

5. Mantenha contato

No final, é importante que você tenha lembrança de todas as pessoas com as quais teve contato através da troca de cartões. Anote nos cartões uma característica do seu dono, como um hobby ou algum tipo de comentário. Mencionar esses detalhes numa conversa posterior mostrará interesse e fará com que a pessoa se sinta especial. Uma boa dica é usar o LinkedIn e, periodicamente, enviar e-mails com conteúdo relevante ou fazer uma breve ligação.

Definitivamente, participar de eventos de logística traz lições e vantagens para a empresa e funcionários. Entre elas, podemos citar a melhora da imagem da organização, aumento de vendas, crescimento profissional e networking. Siga as nossas dicas e comece agora mesmo a se preparar para o próximo evento!

Quer uma oportunidade para colocar estas dicas em prática? Dos dias 16 a 19 de outubro estaremos na Movimat, uma das maiores feiras de logística do país, no estande C-50, e daremos uma palestra na Ilha do Conhecimento. Aproveite, faça o seu credenciamento online e gratuito e garanta a sua vaga!

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Redação Cargo X
25/08/2017 - 03:08

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