A logística verde é muito mais que uma boa prática. Ela tornou-se uma necessidade. Praticá-la é garantir a preservação do meio ambiente, evitando danos que poderiam, em longo prazo, afetar toda a humanidade. Os benefícios também trazem ganhos reais ao seu negócio, encantando consumidores, profissionais qualificados e investidores. Topa seguir pelo caminho correto em direção ao sucesso? A seguir, te mostramos como fazer isso em 6 passos.
A logística verde é também chamada de eco-logística, logística sustentável ou, ainda, logística ambiental. O conceito reúne um conjunto de práticas, políticas e medidas dentro das empresas, visando gerar o menor impacto possível ao meio ambiente. E não estamos falando apenas do transporte. Cuidados com a produção, a armazenagem e o tratamento de resíduos também são extremamente importantes.
Além dos consumidores enxergarem o grande diferencial das marcas sustentáveis, os potenciais investidores e os profissionais qualificados que buscam oportunidades no mercado usam o fato como diferencial na hora da escolha. Praticar a logística verde também é fundamental para manter o seu negócio funcionando. Afinal, ele fica em dia com uma série de determinações legais, como a Política Nacional do Meio Ambiente e a Lei dos Crimes Ambientais. Em resumo, as empresas comprometidas com o tema têm permissão de atuação, vendem mais, atraem mais investimentos e os melhores funcionários.
Existem algumas medidas que você pode começar a aplicar, agora mesmo, para cumprir um papel mais sustentável. De maneira geral, destacamos o uso consciente de recursos, a eliminação do desperdício, a destinação correta de embalagens e resíduos gerados na produção, além do controle de gases poluentes (causadores do efeito estufa) nos processos e no transporte. Na sequência, te mostraremos os 6 passos para a aplicação da logística verde.
O primeiro passo para colocar a logística verde em prática é ter o propósito no DNA da empresa. A sua organização precisa, realmente, querer preservar o meio ambiente e deixar um legado sustentável. Isso tem que fazer parte dos valores, de forma que os colaboradores estejam cientes e prontos a agir da maneira correta. Cabe ressaltar que ações e políticas sustentáveis nem sempre são as mais fáceis ou baratas, exigindo um forte idealismo corporativo.
Desperdiçar significa perder. Por isso, sugerimos que trabalhe a conscientização de sua equipe sobre o consumo desnecessário de recursos. Poupe água, energia elétrica e papel, por exemplo. Desligue o ar-condicionado em ambientes vazios. Apague as luzes quando possível. Só imprima o que for imprescindível, aproveitando os dois lados da folha. Invista na contenção do nosso principal recurso natural, como em torneiras que desligam automaticamente e descargas de dois níveis.
A logística reversa é aquela que acontece em caso de devoluções ou descarte de produtos após a sua vida útil. Por lei, a empresa produtora tem responsabilidade sobre as mercadorias, exigindo a criação de um fluxo em sentido contrário do tradicional, ou seja, com o retorno do item à organização. Portanto, ações de pós-venda e de pós-consumo devem estar presentes na sua gestão logística.
Sugerimos que reflita sobre os processos, chegando ao diagnóstico sobre a sua atuação. Para guiá-lo, separamos algumas questões. O lixo é destinado da maneira correta? Embalagens são encaminhadas à reciclagem? Você pratica a reutilização do que seria descartado? As rotas logísticas são otimizadas, evitando a emissão de mais gases poluentes? Há algum tipo de compensação ambiental, como plantio de árvores? Trata os resíduos ambientais?
Após definir quais são os principais pontos de melhoria no seu negócio, monte rodadas de treinamento, contribuindo para que os profissionais comprem a ideia. Eles não podem ficar com nenhum tipo de dúvida em relação às práticas sustentáveis no dia a dia.
Que tal lançar um projeto que ultrapasse os limites de sua empresa? Deixe algo para comunidade em que atua. Faça campanha de distribuição de mudas e plantio de árvores, estimule a reciclagem, incentive o trabalho de artesãos, organize atividades ecológicas, em que profissionais possam explicar mais sobre a biodiversidade da região, bem como políticas de cuidado. É necessário manter um contato próximo com líderes locais. Nada de ignorar dúvidas e solicitações.
Aprendeu os fundamentos da logística verde? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e ajudado a sua empresa a evoluir com responsabilidade ambiental. Essa é a maneira mais adequada de alcançar as posições mais altas no mercado. Falando nisso, tenho outro material que vai ajudar no crescimento da sua organização. Acesse!