Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor à organização. Quer entender mais sobre o tema e descobrir como aplicá-lo de forma simples? Basta continuar a leitura!
A logística permeia todo o ciclo de um produto, fazendo o fluxo desde a matéria-prima até a entrega da mercadoria ao cliente. O processo envolve várias etapas, como transporte, armazenagem e distribuição. Isso acontece de maneira linear quando o pedido é encerrado ao chegar às mãos do consumidor. No entanto, há, por exemplo, casos em que ocorrem devoluções, sendo necessário pensar em uma rota de retorno.
Também é preciso considerar a destinação dos materiais descartados. Isso pode acontecer por meio do descarte ecológico ou do reaproveitamento. As empresas devem assumir a responsabilidade da destinação do lixo gerado. A lei n.º 12.305/10, relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, trata sobre o tema.
Em todas essas situações citadas, acontece o que chamamos de logística reversa. Tal cenário exige que o negócio reorganize rapidamente sua cadeia. Então, o fluxo passa a ser executado em sentido contrário do tradicional — motivo do nome “reversa” —, fazendo o retorno do item à organização. Portanto, ações de pós-venda e de pós-consumo devem estar presentes na gestão logística da sua empresa.
Separamos, a seguir, algumas recomendações capazes de auxiliar a aplicação da logística reversa no seu negócio.
Ao estabelecer uma política eficiente, os clientes, fornecedores e lojistas saberão exatamente o que fazer no momento em que uma devolução ou troca for solicitada. Da mesma forma, as pessoas estarão bem orientadas sobre o descarte correto de embalagens e resíduos, podendo multiplicar a informação. A norma será um guia para o negócio.
Simultaneamente, todos os funcionários da empresa precisam ser treinados sobre o processo. Ao receber o conhecimento, eles farão com que o fluxo transcorra tranquilamente na organização. Resumindo: é preciso planejar a política e o processo de trabalho para, em seguida, difundir as práticas.
Por vezes, é necessário que a empresa restitua o valor pago pelo cliente em um pedido. Esse é um procedimento padrão nos casos de devolução. Porém, se o negócio não efetuar o controle financeiro corretamente, ele não dará conta de efetuar o reembolso ou arcar com outros gastos impostos pela logística reversa. Portanto, aposte em um profissional confiável e competente para a tarefa. Considere também o apoio de um consultor.
Problemas em produtos que acarretem o retorno dele à empresa requer a análise de qualidade a fim descobrir a raiz da ocorrência. A situação envolve um caso pontual ou todo o lote? Pense em como corrigir a causa e seguir em frente.
As pessoas gostam de serem ouvidas. Mesmo que todas as informações de contato para devolução ou descarte de materiais estejam em materiais de apoio que acompanhem o produto, alguns clientes terão dúvidas sobre como agir. Nesse caso, a solução é treinar uma equipe para atendê-los, informando o que eles devem fazer em cada situação. Pode ter certeza que a satisfação do consumidor aumentará com isso.
Se vai terceirizar o transporte de produtos com uma transportadora, por exemplo, escolha aquela que seja autoridade no mercado e que esteja habilitada para fazer a logística reversa. Assim, você economiza recursos e pode ficar tranquilo ao confiar em quem tem a expertise adequada para realizar o transporte de itens devolvidos ou de resíduos.
A logística reversa traz muitos benefícios à sua empresa. Além da adequação legal, ela garante a redução de custos (reciclagem), vantagem competitiva (engajamento sustentável) e melhoria da percepção da marca frente à sociedade. Não perca mais tempo e consolide o procedimento no seu negócio. Aproveite para, também, acessar o nosso checklist que vai ajudar você a contratar um parceiro para terceirizar o transporte de cargas!