Como aplicar a logística reversa na sua empresa

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Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor à organização. Quer entender mais sobre o tema e descobrir como aplicá-lo de forma simples? Basta continuar a leitura!

O que é logística reversa?

A logística permeia todo o ciclo de um produto, fazendo o fluxo desde a matéria-prima até a entrega da mercadoria ao cliente. O processo envolve várias etapas, como transporte, armazenagem e distribuição. Isso acontece de maneira linear quando o pedido é encerrado ao chegar às mãos do consumidor. No entanto, há, por exemplo, casos em que ocorrem devoluções, sendo necessário pensar em uma rota de retorno.

Também é preciso considerar a destinação dos materiais descartados. Isso pode acontecer por meio do descarte ecológico ou do reaproveitamento. As empresas devem assumir a responsabilidade da destinação do lixo gerado. A lei n.º 12.305/10, relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, trata sobre o tema.

Em todas essas situações citadas, acontece o que chamamos de logística reversa. Tal cenário exige que o negócio reorganize rapidamente sua cadeia. Então, o fluxo passa a ser executado em sentido contrário do tradicional — motivo do nome “reversa” —, fazendo o retorno do item à organização. Portanto, ações de pós-venda e de pós-consumo devem estar presentes na gestão logística da sua empresa. 

Como aplicar a logística reversa?

Separamos, a seguir, algumas recomendações capazes de auxiliar a aplicação da logística reversa no seu negócio.

Política de devolução, trocas e descarte

Ao estabelecer uma política eficiente, os clientes, fornecedores e lojistas saberão exatamente o que fazer no momento em que uma devolução ou troca for solicitada. Da mesma forma, as pessoas estarão bem orientadas sobre o descarte correto de embalagens e resíduos, podendo multiplicar a informação. A norma será um guia para o negócio.

Simultaneamente, todos os funcionários da empresa precisam ser treinados sobre o processo. Ao receber o conhecimento, eles farão com que o fluxo transcorra tranquilamente na organização. Resumindo: é preciso planejar a política e o processo de trabalho para, em seguida, difundir as práticas.

Controle financeiro e de qualidade

Por vezes, é necessário que a empresa restitua o valor pago pelo cliente em um pedido. Esse é um procedimento padrão nos casos de devolução. Porém, se o negócio não efetuar o controle financeiro corretamente, ele não dará conta de efetuar o reembolso ou arcar com outros gastos impostos pela logística reversa. Portanto, aposte em um profissional confiável e competente para a tarefa. Considere também o apoio de um consultor.

Problemas em produtos que acarretem o retorno dele à empresa requer a análise de qualidade a fim descobrir a raiz da ocorrência. A situação envolve um caso pontual ou todo o lote? Pense em como corrigir a causa e seguir em frente. 

Canal de atendimento

As pessoas gostam de serem ouvidas. Mesmo que todas as informações de contato para devolução ou descarte de materiais estejam em materiais de apoio que acompanhem o produto, alguns clientes terão dúvidas sobre como agir. Nesse caso, a solução é treinar uma equipe para atendê-los, informando o que eles devem fazer em cada situação. Pode ter certeza que a satisfação do consumidor aumentará com isso.

Parcerias que realizam a logística reversa

Se vai terceirizar o transporte de produtos com uma transportadora, por exemplo, escolha aquela que seja autoridade no mercado e que esteja habilitada para fazer a logística reversa. Assim, você economiza recursos e pode ficar tranquilo ao confiar em quem tem a expertise adequada para realizar o transporte de itens devolvidos ou de resíduos.

A logística reversa traz muitos benefícios à sua empresa. Além da adequação legal, ela garante a redução de custos (reciclagem), vantagem competitiva (engajamento sustentável) e melhoria da percepção da marca frente à sociedade. Não perca mais tempo e consolide o procedimento no seu negócio. Aproveite para, também, acessar o nosso checklist que vai ajudar você a contratar um parceiro para terceirizar o transporte de cargas!

Não cometa este erro ao contratar um parceiro para terceirizar o transporte de cargas!

Redação Cargo X
13/01/2021 - 08:01

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