CargoX é única latino-americana na lista de startups mais disruptivas do mundo

Releases| 21/11/2017 - 02:11

Startup brasileira é a única representante da América Latina a figurar na lista de Game Changers divulgada pela empresa de análise de dados americana CB Insights.

São Paulo, 21 de novembro de 2017 - A CBInsights, empresa de análise de dados dos Estados Unidos, lançou na última semana a sua lista de Game Changers para o próximo ano. Dentre as 30 startups escolhidas por sua capacidade de mudar o mundo, apenas uma é latino-americana, a brasileira CargoX (https://cargox2.wpengine.com).

A lista de Game Changers 2018 reúne startups de todo mundo em 10 segmentos diferentes, como: neurotecnologia, medicina regenerativa, logística e chips de inteligência artificial. Das 30 empresas relacionadas, 22 são dos Estados Unidos ou se mudaram pra lá e as demais são da Rússia, Canadá, Reino Unido, China, Emirados Árabes Unidos e Brasil. Tanto as categorias, quanto as nominadas em cada categoria foram escolhidas com base na inteligência de dados da CB Insights. “Nosso time acredita muito no nosso modelo de negócio e é muito bom saber que o mercado também nos enxerga de forma tão positiva e nos coloca no mesmo patamar de empresas tão inovadoras e disruptivas”, conta Federico Vega, CEO da CargoX.

A empresa de tecnologia oferece serviços de carga para empresas. A startup investe em bigdata e machine learning para otimizar a oferta e demanda de fretes e diminuir a ociosidade dos caminhões que circulam nas estradas do país. Seu modelo inovador chamou a atenção da CB Insights, fazendo com que seja a única brasileira da lista e uma das três empresas de logística. “Ter o reconhecimento de uma empresa do porte da CBInsights mostra o quanto o modelo da CargoX é disruptivo e está no radar do mercado internacional”, explica.

Fundada em 2016, no auge da maior crise política e econômica da história do Brasil, a CargoX conquistou a atenção de grandes investidores. “É comum ouvir o quanto o transporte rodoviário no país é complexo e atrasado, mas sempre acreditamos no seu potencial. Quando fundamos a CargoX focada nesse nicho e em meio de um cenário de crise, parecia improvável alcançar todo esse sucesso, mas sempre tivemos clareza do que estávamos fazendo e o que queríamos construir”, conclui Vega.

Sobre a CB Insights

Baseada em Nova Iorque, a CB Insights é uma empresa de software que trabalha com análise preditiva de dados para identificar tendências em tecnologia aplicada aos negócios. Seu público-alvo são consultorias, bancos de investimento, empresas de venture capital e investidores em geral.

Um de seus produtos é uma lista com as empresas mais disruptivas do mundo em diferentes segmentos, chamada de Game Changers. As startups são escolhidas com base em uma análise de dados feita pela tecnologia da CBInsights e que considera fatores como destaque na mídia, investimentos recebidos e crescimento, entre outros.

A CargoX é uma empresa de alta tecnologia que oferece serviços de transporte de cargas lotação para empresas. Ela permite que mais de 150 mil motoristas autônomos utilizem toda a sua capacidade e evitem viagens de retorno ociosas. Como resultado, isso diminui o volume de emissões de carbono e a quantidade de caminhões vazios circulando nas estradas. Além disso, os motoristas aumentam sua lucratividade enquanto as empresas economizam até 20% com seus custos de transporte.

A startup diminui a burocracia e a complexidade relacionadas ao negócio de transportes rodoviários. A empresa garante uma alta qualidade na sua rede de caminhões, no  processo de pagamento e no seguro dos fretes. Permitindo um melhor monitoramento dos caminhões por meio do rastreamento móvel / GPS e automatizando a maior parte dos processos manuais associados ao mercado de transporte rodoviário, a CargoX é capaz de oferecer um melhor nível de serviço aos seus clientes e aumentar a segurança.

21/11/2017 - 02:11