A todo momento, centenas de novas informações são divulgadas na televisão, na internet e nos jornais. Esses conteúdos nos ajudam a formar opiniões e a compreender conceitos sobre o mundo em que vivemos. E os acontecimentos do universo corporativo também estão dentro deste cenário.
Ficar por dentro das notícias sobre logística não é difícil, pois meios para isso não faltam. Ainda que o setor seja muito específico, existem diversos canais de comunicação que cobrem tais assuntos em uma linguagem de fácil compreensão, com precisão e qualidade — e, muitas vezes, em tempo real.
Mas por que é tão importante manter-se atualizado sobre a área? A resposta para esta questão você encontra a seguir. Continue a leitura!
O setor de logística está em constante expansão. Com a ajuda da tecnologia, as companhias conseguem desenvolver técnicas, processos e métodos cada vez mais elaborados. Por vezes, é difícil acompanhar esta evolução na prática — e é por isso que é tão importante ficar de olho nas notícias sobre a área.
Um profissional atualizado, qualquer que seja o cargo que ocupe, consegue compreender melhor a utilização de novos recursos tecnológicos e suas aplicabilidades. Ele passa a entender o contexto em que o mercado se encontra e se sente mais estimulado a buscar maneiras de transformar os processos da empresa, conforme as exigências atuais.
Sem tal compreensão, é impossível criar um diferencial competitivo e manter o controle sobre as finanças. Manter as informações em dia também é muito importante para compreender o comportamento da concorrência e descobrir se há alguma menção à própria empresa.
Para tanto, é importante consultar as fontes certas e reunir os dados que realmente são necessários para a análise.
A cadeia de logística e transporte é ampla em sua atuação, porém, algumas ramificações de sua estrutura devem ser acompanhadas mais de perto por qualquer profissional. Aqui estão as principais:
Nas últimas décadas, a indústria marítima brasileira passou por muitas transformações. Agora, o setor portuário aumentou suas atividades e precisa respeitar diversas determinações estabelecidas pelo Governo Federal.
Desse modo, a participação dos portos na economia nacional tem se tornado cada vez maior, ao passo que os meios de transporte marítimos estão aumentando sua relevância quando o assunto é exportação.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), por exemplo, é uma fonte confiável de informações. Além de informativos semestrais, ela divulga relatórios sobre o crescimento do setor e outras notícias importantes.
No âmbito mundial, por sua vez, novas exigências surgem com frequência para garantir a segurança e a proteção de mercadorias e navios, por isso, é bom não ignorar nenhuma atualização a respeito do setor.
Sem dúvida alguma, as rodovias são responsáveis por boa parte da qualidade dos serviços logísticos em geral. Se não estiverem em condições favoráveis, afetam diretamente a produção, a entrega e a integridade de mercadorias transportadas no Brasil.
Por isso, é fundamental acompanhar detalhes como trânsito, pavimentação, sinalização e geometria das vias utilizadas pela empresa em todas as regiões do país.
Caso pontos críticos sejam identificados, fica mais fácil traçar outra rota adequada a tempo, gerenciar riscos e cuidar da segurança do motorista, dos produtos e das pessoas com quem se compartilha o tráfego. Em períodos de chuva, o estado das rodovias muda muito e é preciso estar ciente de qualquer transtorno para fazer uma viagem mais tranquila.
Trabalhar com softwares e ferramentas de automação é uma tendência para o setor de logística. Com essas ferramentas, rastrear o transporte e acompanhar as atividades da equipe tornam-se tarefas mais imediatas, que contribuem bastante para uma melhor gestão do negócio.
Tais recursos estão em constante atualização, uma vez que os dispositivos usados para acessá-los também se aperfeiçoam a cada dia. Sendo assim, é bom acompanhar as notícias para saber se o que a empresa em que você atua faz já está obsoleto ou se ela trabalha da maneira que o mercado pede.
Essa consulta ainda oferece a possibilidade de descobrir novidades antes da concorrência e começar a implementação com muito mais antecedência.
Participar de feiras e eventos do setor logístico é uma ação indispensável para promover-se no mercado. Essas oportunidades proporcionam mais visibilidade para a empresa, já que ela pode apresentar seus serviços, ampliar sua rede de contatos e, ainda, ter uma visão geral sobre o desempenho dos concorrentes.
Em tais ambientes, várias parcerias são formadas e há chances de se realizar muitas negociações ou investimentos, porém, para participar dessas ocasiões, o acesso às notícias sobre logística deve ser assíduo. Assim, as informações sobre inscrições e demais regras para ingressar no evento podem ser conferidas (e as datas nunca serão perdidas).
Existem diversas publicações impressas sobre o setor logístico. Elas chegam até a empresa por assinatura e disponibilizam até mesmo conteúdo online.
E, com toda a certeza, buscar por essas informações na internet é uma das maneiras mais rápidas de manter-se atualizado. As redes sociais são movimentadas o tempo todo e muitas companhias de logística produzem um ótimo conteúdo em seus sites e blogs.
O blog da CargoX ilustra muito bem este último item. Considerado o maior canal online do Brasil sobre transporte e logística, ele passa por atualizações recorrentes que incluem não só notícias, mas também materiais educativos e explicativos, que otimizam o dia a dia de trabalho.
Centenas de profissionais são beneficiadas diariamente com um conteúdo rico e completo sobre assuntos logísticos. Tudo isso de forma confiável e segura.
Portanto, crie o hábito de fazer consultas a esses meios periodicamente: não veja a prática como perda de tempo, mas sim como um investimento que fará muito bem para o negócio! Incentive colegas, equipes e gestores a fazerem o mesmo, para que haja uma boa troca de ideias entre todos.
Que tal, inclusive, ajudar a disseminar a importância de ficar por dentro das notícias sobre logística? Se este conteúdo foi útil para você, não perca tempo: compartilhe-o em suas redes sociais!