Custos logísticos e a estratégia de Menu-Pricing

| 17/01/2017 - 10:01
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O mercado cada vez mais competitivo e o momento delicado da economia brasileira, repleto de instabilidade e incerteza, exigem uma postura mais acertada dos empreendedores em relação à redução de custos logísticos. Esse é, sem dúvida, um dos maiores gastos de uma empresa e, portanto, é muito importante encontrar formas de se reduzir os montantes investidos, permitindo que a empresa se torne mais competitiva e otimizando os seus resultados. Nesse cenário, vamos compreender uma das práticas mais eficientes para otimização dos processos e economia com logística — o menu pricing.

Para entender o conceito e os desdobramentos dessa prática, é importante compreender que muitas empresas dependem do serviço de fretes para distribuir seus produtos geograficamente e, sem dúvida, obter custos menores ajuda a viabilizar e manter o negócio. Somado a isso, existe ainda a necessidade de otimizar o tempo de entrega das mercadorias e conquistar a confiança do cliente.

Para que tudo isso aconteça em uma estrutura que seja interessante para todos os envolvidos no processo, faz-se extremamente necessário um atendimento logístico de excelência e o menu pricing aparece, então, como uma prática interessante e muito promissora. Trata-se de uma forma de melhorar a inteligência de fretes e ganhar competitividade no mercado, permitindo que o empreendedor atue com eficiência no combate aos custos logísticos.

Se você está em busca de melhores resultados e maior espaço no mercado, este texto é para você!

O que são os custos logísticos?

Para entender como é possível otimizar a sua estratégia de redução de custos logísticos a partir do menu pricing, é muito importante compreender qual é a composição básica desses gastos. Podemos dividi-los em quatro áreas que, somadas, formam o conjunto dos seus custos logísticos, um gasto substancial no montante geral da empresa.

Vamos, agora, avaliar cada uma dessas áreas, conhecendo a sua composição e compreendendo o seu impacto na estratégia geral.

Armazenagem

Os custos logísticos vinculados à armazenagem são todos aqueles esforços financeiros e investimentos aplicados nos processos de recebimento, armazenagem e expedição de insumos, matérias-primas e produtos na sua empresa.

Transportes

Os custos de transporte, que muitas vezes são significativos e representam a maior porcentagem dos custos logísticos, são todos os valores despendidos com os transportes realizados para venda de produtos e transferência entre unidades de armazenagem e operações.

Movimentação

São os custos relacionados à movimentação interna dentro da empresa, como os investimentos em maquinário (veículos, empilhadeiras etc), pessoal e tecnologia adequada para registro e acompanhamento de todos os dados.

Estoques

Custos relacionados à todas as etapas do processo de estocagem de insumos, matérias primas e produtos dentro da empresa.

Como diminuir os custos de processos?

A percepção da importância dos custos logísticos dentro do orçamento total da empresa é o primeiro passo para a diferenciação. Tendo consciência de quanto é investido mensalmente em logística, o empreendedor está mais preparado para traçar estratégias de redução de custos, que sejam adaptadas à sua realidade e adequadas às exigências do mercado.

Com algumas mudanças simples é possível conseguir uma boa economia em custos logísticos. Além do menu pricing, uma prática fundamental e inovadora, apresentamos aqui algumas atitudes que podem ajudar você a conquistar melhores resultados.

Planejamento

Aplicar rotinas mais inteligentes e eficientes aos seus processos logísticos é uma questão de planejamento. Por isso, é muito importante conhecer a fundo a dinâmica do seu negócio: quem são os seus principais clientes, qual é a lógica e sazonalidade de pedidos, se existem produtos que são sempre demandados em caráter de urgência, exigindo maiores gastos com o envio.

Saber responder a essas perguntas é muito importante para organizar melhor o seu negócio, fazendo que os processos de transporte sejam eficientes e totalmente adaptados à sua realidade.

Flexibilidade

Trabalhe com parceiros flexíveis, que sejam capazes de absorver a variação de volume ou frequência das suas entregas, compreendendo as variações que fazem parte do seu negócio. Um bom parceiro de transporte deve ser capaz de atuar de forma alinhada às suas necessidades, evitando gastos desnecessários em momentos específicos.

Tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de cortes de custos logísticos, na medida em que oferece uma visão mais completa e objetiva do processo. Um bom software de gestão pode auxiliá-lo a conhecer melhor o seu negócio, planejando fluxos e etapas, por meio da geração de gráficos e fluxogramas de venda fundamentais para a compreensão do negócio.

Você sabe o que é menu pricing?

Dentro da lógica de diminuição de custos logísticos, uma das principais práticas atuais, utilizadas por empresas inovadoras com ótimos resultados, é o menu pricing, uma estratégia que prevê uma relação mais transparente e parceira entre as empresas e seus clientes.

Também conhecido como Bracket Pricing logístico (em tradução livre: suporte ao preço logístico), o menu pricing é uma estratégia de mercado interessante, que tem como base a separação entre o custo do produto e o custo logístico, a partir de uma apresentação distinta desses valores aos clientes.

A princípio pode parecer uma estratégia arriscada, já que um cliente menos informado ou mais desconfiado pode imaginar que a empresa está partindo de um discurso para sobretaxar os custos logísticos, no intuito de aumentar sua margem de lucro. Entretanto, com uma comunicação eficiente e uma boa relação com os clientes, é possível apresentar os benefícios da prática, que são muitos para todos os envolvidos.

O menu pricing é, na verdade, uma oportunidade de fazer com que seus clientes se tornem parceiros de negócio. Isso é fundamental  no momento de encontrar alternativas para reduzir os custos logísticos e assim desenvolver uma relação ganha-ganha.

Como se pode apresentar o menu pricing ao cliente?

Existem duas formas de apresentação dos custos logísticos ao cliente no menu pricing. A primeira consiste em demonstrar o preço dos produtos e as opções de envio, cada qual com seu custo. Assim, o cliente compreende as possibilidades distantes e o seu impacto financeiro, como as diferenças entre entrega centralizada e descentralizada, palletização, embalagem especial etc.

A segunda forma apresenta o preço total (produto + logística) seguido de uma tabela de descontos, com opções de adesão para o cliente — descontos por entregas dentro de um prazo específico, por exemplo.

Na primeira opção, o cliente tem mais condições de analisar as possibilidades e mudar o formato de envio, para que ele se torne mais eficiente e com custos logísticos menores. Já no segundo, ele optará pelo desconto, não necessariamente priorizando suas necessidades de entrega. Trata-se de um caminho interessante para incentivar o cliente a melhorar a eficiência dos processos, reduzindo os custos logísticos e, consequentemente, aumentando a margem de lucro.

Como implementar o menu pricing?

A implementação desse modelo envolve, principalmente, os setores de atendimento e negociação, que dialogam com os clientes. Justamente por isso, todo o processo deve se dar com base em um encontro de interesses, partindo da percepção clara de que quando se otimiza a cadeia de distribuição da empresa, todos saem ganhando.

Portanto, a implementação do menu pricing é um processo que envolve conscientizar os atores envolvidos dos benefícios da estratégia.

No momento de determinar se é possível usar essa estratégia para diminuir os custos logísticos, melhorar o engajamento e confiança dos seus clientes, deve-se pontuar:

  • os requisitos exigidos pelo cliente no atendimento logístico;
  • o menor custo logístico possível para atender a esses requisitos sem perder a qualidade do serviço prestado;
  • as possibilidades de mudança no formato de entregas para este cliente e quais são elas;
  • redução dos custos de atendimento para este cliente.

Observe que é necessário conhecer muito bem o negócio do seu cliente e suas necessidades. Ter em mãos o seu perfil para compras e recebimento de mercadorias é muito importante para a determinação de uma estratégia adequada. Uma empresa que trabalha com materiais frágeis não pode ficar sem uma embalagem que garanta a integridade dos produtos, por exemplo. Por isso, é necessário conhecer o seu cliente e oferecer soluções personalizadas e acertadas.

Um bom ponto de partida é iniciar a implementação a partir de testes com os clientes que possuem um bom relacionamento com a empresa. Apresente detalhadamente a essência da estratégia e demonstre que todos sairão ganhando caso ela seja efetiva.

A implementação em camadas é mais recomendada, assim você pode dar a devida atenção aos clientes que estão mudando o formato de atendimento, deixando-os mais seguros com relação aos novos processos.

E depois?

A implementação do menu pricing não acaba nas negociações com o cliente. O acompanhamento das métricas, como a redução de custos logísticos, aumento da eficiência e diminuição dos prazos, é fundamental para o sucesso da mudança, ajudando-o a realizar auditorias mais confiáveis.

Sem dúvidas, a estratégia de menu pricing se mostra uma excelente ferramenta para redução de custos logísticos. Ela se destaca principalmente em clientes que buscam um aumento urgente em sua rentabilidade, na medida em que incentiva uma maior disciplina da demanda, visando a redução do custo na cadeia.

A divisão dos ganhos obtidos com as soluções logísticas traz a indústria e o cliente para o mesmo lado, criando um ambiente colaborativo voltado para a redução do custo logístico. As experiências de implantação mostram que a partir do momento em que o cliente toma conhecimento dos custos envolvidos nas especificações, há uma tendência de forte engajamento para sua redução.

Além dos ganhos operacionais, o desenvolvimento desse modelo traz desdobramentos para que a empresa inicie outros projetos colaborativos, tanto entre indústria e cliente, como entre área operacional e vendas.

E, claro, para trabalhar com a estratégia do menu pricing é fundamental contar com parceiros de confiança, que possam cuidar das etapas do processo com qualidade, eficiência e custo competitivo. Que tal fazer uma cotação com a CargoX?

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Redação Cargo X
17/01/2017 - 10:01

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