O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia logística. Quando acontece o atraso na entrega, há a frustração do consumidor e, consequentemente, implicações negativas para a reputação da marca. Por outro lado, atender às expectativas do comprador reforça a credibilidade, gera experiência de compra positiva, fazendo, inclusive, que o cliente se fidelize e promova, espontaneamente, o seu negócio.
Neste artigo, apresentaremos os principais fatores que geram essa falta de pontualidade. Adiante, trataremos sobre as ações que você pode replicar se quiser resolver ou evitar o problema. Separe o bloco de anotações e boa leitura!
São vários os motivos que comprometem o prazo de entrega de produtos. Abaixo, listamos os principais. Confira!
Você identificou algum ou mais deles em seu processo? Se sim, calma. Vamos mostrar que é possível reverter a situação com atitudes certeiras.
Veja, abaixo, nossas principais dicas sobre o assunto!
Trabalhe com a previsão de demanda, de forma a analisar e prever o estoque da sua empresa. Dessa forma, você não será pego de surpresa com sobras e faltas de mercadorias. A análise de histórico de vendas, o planejamento de datas comemorativas e o uso de softwares de gestão ajudam na tarefa.
Mantenha a quantidade de insumos adequada à produção e o volume de produtos disponíveis coerente com a demanda do mercado. O prazo prometido ao comprador tem que ser respeitado. Se for o caso, estenda o período até que ele fique, ao mesmo tempo, curto e executável. É melhor surpreender com a chegada antecipada do pedido que romper o combinado.
Aja com antecedência, cuidando da documentação necessária, da definição de rotas e dos pontos de distribuição ao longo do caminho.
Revise o fluxo do seu trabalho. A produção é sob demanda ou os itens ficam estocados? Como é realizada a entrega? Você considera o período de separação, embalagem, despacho e emissão da documentação no prazo fornecido ao consumidor? Como você controla e monitora os riscos do transporte? Quais são as decisões que toma em caso de imprevistos, como extravio?
Recomendamos que pense, detalhadamente, no caminho que a mercadoria faz desde a saída da empresa até chegar na casa do cliente. Defina os riscos envolvidos e as decisões indicadas a cada situação adversa. Assim, você poderá agir de forma ágil em ocasiões atípicas e, até mesmo, manter uma comunicação transparente com o consumidor, informando, além do problema, a solução já aplicada.
Tenha um canal de comunicação interna eficiente. Permita que, de maneira fácil, os funcionários consigam relatar e resolver ocorrências. Integre áreas, crie murais, inicie canais digitais de troca de informações entre áreas e envie o status dos pedidos para as equipes. O layout da empresa também deve ser voltado à agilidade, com a distribuição inteligente de produtos. Entenda mais, aqui, sobre o assunto.
Quer ficar livre, de vez, do atraso na entrega? Então, a escolha dos fornecedores e prestadores de serviço é fundamental. Terceirizar o transporte de cargas é coisa séria porque envolve contar com outro negócio para também garantir todo o respeito que o seu cliente precisa e merece. Pode ficar tranquilo que somos referência no trabalho.
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