CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Atraso na entrega: as principais causas e como evitá-las

Atraso na entrega: as principais causas e como evitá-las

Artigos

Caixas de papelão, relógio e imagem de 12h ilustram o atraso na entrega.

Escrito por Ramon dos Reis Freitas

Data: 07/04/2022

O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia logística. Quando acontece o atraso na entrega, há a frustração do consumidor e, consequentemente, implicações negativas para a reputação da marca. Por outro lado, atender às expectativas do comprador reforça a credibilidade, gera experiência de compra positiva, fazendo, inclusive, que o cliente se fidelize e promova, espontaneamente, o seu negócio.  

Neste artigo, apresentaremos os principais fatores que geram essa falta de pontualidade. Adiante, trataremos sobre as ações que você pode replicar se quiser resolver ou evitar o problema. Separe o bloco de anotações e boa leitura!

O que pode gerar atraso na entrega?

São vários os motivos que comprometem o prazo de entrega de produtos. Abaixo, listamos os principais. Confira!

  • Problemas de planejamento;
  • Gestão falha do estoque;
  • Rotas equivocadas;
  • Entregas mal programadas;
  • Comunicação falha;
  • Erro na escolha de fornecedores e prestadores de serviço.

Você identificou algum ou mais deles em seu processo? Se sim, calma. Vamos mostrar que é possível reverter a situação com atitudes certeiras.

Como evitar o atraso na entrega?

Veja, abaixo, nossas principais dicas sobre o assunto!

Revise os processos de sua empresa

Trabalhe com a previsão de demanda, de forma a analisar e prever o estoque da sua empresa. Dessa forma, você não será pego de surpresa com sobras e faltas de mercadorias. A análise de histórico de vendas, o planejamento de datas comemorativas e o uso de softwares de gestão ajudam na tarefa. 

Mantenha a quantidade de insumos adequada à produção e o volume de produtos disponíveis coerente com a demanda do mercado. O prazo prometido ao comprador tem que ser respeitado. Se for o caso, estenda o período até que ele fique, ao mesmo tempo, curto e executável. É melhor surpreender com a chegada antecipada do pedido que romper o combinado.

Aja com antecedência, cuidando da documentação necessária, da definição de rotas e dos pontos de distribuição ao longo do caminho.

Calcule os riscos envolvidos

Revise o fluxo do seu trabalho. A produção é sob demanda ou os itens ficam estocados? Como é realizada a entrega? Você considera o período de separação, embalagem, despacho e emissão da documentação no prazo fornecido ao consumidor? Como você controla e monitora os riscos do transporte? Quais são as decisões que toma em caso de imprevistos, como extravio? 

Recomendamos que pense, detalhadamente, no caminho que a mercadoria faz desde a saída da empresa até chegar na casa do cliente. Defina os riscos envolvidos e as decisões indicadas a cada situação adversa. Assim, você poderá agir de forma ágil em ocasiões atípicas e, até mesmo, manter uma comunicação transparente com o consumidor, informando, além do problema, a solução já aplicada.

Reforce a comunicação interna

Tenha um canal de comunicação interna eficiente. Permita que, de maneira fácil, os funcionários consigam relatar e resolver ocorrências. Integre áreas, crie murais, inicie canais digitais de troca de informações entre áreas e envie o status dos pedidos para as equipes. O layout da empresa também deve ser voltado à agilidade, com a distribuição inteligente de produtos. Entenda mais, aqui, sobre o assunto. 

Contrate a Cargo X

Quer ficar livre, de vez, do atraso na entrega? Então, a escolha dos fornecedores e prestadores de serviço é fundamental. Terceirizar o transporte de cargas é coisa séria porque envolve contar com outro negócio para também garantir todo o respeito que o seu cliente precisa e merece. Pode ficar tranquilo que somos referência no trabalho. 

Atuamos com compromisso, usando o melhor da tecnologia para fazer com que a sua mercadoria cruze o país com segurança. Nossos profissionais qualificados agem com muito planejamento, respeitando o prazo acordado, sem atraso na entrega. Temos a solução para o seu transporte de cargas. Solicite uma cotação gratuita!

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Homem com caixa em mãos faz o transporte de carga frágil. + Mais detalhes

5 erros no transporte de carga frágil

A sua empresa está preparada para fazer o transporte de carga frágil com segurança? Caso ainda tenha dúvidas, deseja proteger melhor seus produtos e eliminar, de vez, os erros operacionais relacionados ao assunto, este texto vai ajudar!  Antes de começarmos, vale reforçar o conceito de carga frágil. Ela pode ser compreendida como objetos com mais […]

Caixas com corações e caminhões ilustram o transporte no Dia dos Namorados. + Mais detalhes

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

Para fechar o primeiro semestre com chave de ouro, temos uma data comemorativa que é puro amor. Nela, os casais apaixonados costumam trocar presentes. Por isso, empresas de vários segmentos conseguem aumentar significativamente o faturamento, desde que executem a logística com excelência. Já adivinhou do que estamos falando? O assunto é o transporte no Dia […]

Conjunto de equipamentos ilustram o transporte de eletrodomésticos. + Mais detalhes

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Vamos conversar sobre a qualidade logística? Neste artigo, mostraremos para você quais são as práticas de ouro no transporte de eletrodomésticos. Separamos as dicas voltadas para aparelhos de pequeno e de grande porte, deixando a leitura mais fácil. Esperamos que goste do conteúdo e comece, agora mesmo, a proteger seus produtos do jeito certo. Boa […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

5 erros no transporte de carga frágil

5 erros no transporte de carga frágil

18/08/2022 - 06:41 am

O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia ...

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

18/08/2022 - 06:41 am

O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia ...

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

18/08/2022 - 06:41 am

O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia ...

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

18/08/2022 - 06:41 am

O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia ...

Strip malls: aprenda o que são

Strip malls: aprenda o que são

18/08/2022 - 06:41 am

O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia ...

POSTS RELACIONADOS

Homem com caixa em mãos faz o transporte de carga frágil. + Mais detalhes

5 erros no transporte de carga frágil

A sua empresa está preparada para fazer o transporte de carga frágil com segurança? Caso ainda tenha dúvidas, deseja proteger melhor seus produtos e eliminar, de vez, os erros operacionais relacionados ao assunto, este texto vai ajudar!  Antes de começarmos, vale reforçar o conceito de carga frágil. Ela pode ser compreendida como objetos com mais […]

Caixas com corações e caminhões ilustram o transporte no Dia dos Namorados. + Mais detalhes

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

Para fechar o primeiro semestre com chave de ouro, temos uma data comemorativa que é puro amor. Nela, os casais apaixonados costumam trocar presentes. Por isso, empresas de vários segmentos conseguem aumentar significativamente o faturamento, desde que executem a logística com excelência. Já adivinhou do que estamos falando? O assunto é o transporte no Dia […]

Conjunto de equipamentos ilustram o transporte de eletrodomésticos. + Mais detalhes

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Vamos conversar sobre a qualidade logística? Neste artigo, mostraremos para você quais são as práticas de ouro no transporte de eletrodomésticos. Separamos as dicas voltadas para aparelhos de pequeno e de grande porte, deixando a leitura mais fácil. Esperamos que goste do conteúdo e comece, agora mesmo, a proteger seus produtos do jeito certo. Boa […]

CargoX
Icone Rua Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2022 Cargo X. Todos os direitos reservados.