benefícios da logística integrada
Qualidade e boas práticas

6 principais benefícios da logística integrada para seu negócio

Desenvolver processos ágeis, econômicos, produtivos e devidamente alinhados às demandas da empresa é, certamente, o que todo gerente logístico busca. No entanto, nem sempre é simples ter esse cenário internamente.

A complexidade e a amplitude dos processos da área demandam uma gestão ativa, inteligente e baseada na logística integrada. Este último conceito, como o próprio termo indica, traz todo um ideal de operação conjunta, unificada e escalonada, na qual as etapas da cadeia logística são gerenciadas como um único sistema.

O objetivo é permitir que gestores, gerentes e demais profissionais trabalhem de maneira estratégica, com uma maior visibilidade de uma ponta a outra da cadeia. Com o foco na otimização operacional, o funcionamento integrado da logística garante a qualidade de todas as etapas, desde a origem dos produtos até a entrega ao consumidor final. Acompanhe!

1. Aumento da produtividade

Como reflexo direto da logística integrada, a empresa desempenha suas atividades de maneira mais organizada e concisa. É possível estruturar melhor suas equipes e gerenciar toda a infraestrutura envolvida na logística de uma ponta até a outra com mais eficiência.

Como consequência dessa operação mais eficaz e estratégica, o negócio consegue imprimir uma produtividade maior. Isso pode ser percebido sobretudo ao compará-lo a companhias que lidam de forma isolada com cada etapa da cadeia logística.

O fato é que a gestão ampliada das operações ajuda a melhorar a visibilidade dos gerentes, permitindo ajustes mais precisos e, consequentemente, um reforço na produtividade geral do setor.

2. Maior controle das atividades

Esse é, talvez, o ponto de maior destaque da logística integrada. Hoje, com o valor estratégico que o setor representa para os negócios, cada vez mais é preciso estabelecer expedientes gerenciais completos, baseados em dados que verdadeiramente ajudem a empresa a atingir uma operação eficiente.

Nesse sentido, a logística integrada é o cenário ideal para que os responsáveis pela gestão consigam fazê-la com a profundidade necessária.

A comunicação entre os diversos departamentos envolvidos, por exemplo, facilita o fluxo de operações, pois ajuda o gerente a conhecer a cadeia de forma ampla. Ele pode, assim, promover mudanças e prever seus reflexos em diferentes etapas.

O controle aprofundado também ajuda a identificar pontos de atenção e realizar melhorias, investimentos ou intervenções de forma pontual. Dessa forma, os custos de tais medidas são reduzidos.

3. Redução de gastos

A redução de gastos também está entre os principais benefícios da logística integrada. Na verdade, trata-se de um efeito lógico das inúmeras melhorias promovidas pela integração das atividades.

O reforço gerencial nas atividades, por exemplo, ajuda a diminuir a ocorrência de erros, gargalos e falhas nos processos, independentemente da etapa em que ocorrem. Os gerentes conseguem circular por todas elas, acompanhando e otimizando as atividades.

Outro ponto que contribui para enxugar os custos é a diminuição do retrabalho. Como dito, o fato de se ter uma visão mais abrangente da logística facilita a identificação de falhas em qualquer etapa, com a minimização de seus efeitos e do retrabalho com tarefas que possam ser prejudicadas, por exemplo.

4. Otimização de resultados

A logística integrada também reflete positivamente nos resultados da empresa. O primeiro fator que podemos destacar é a produtividade. O controle ativo dos colaboradores, equipamentos e processos envolvidos na cadeia logística, por exemplo, reforçam a produtividade e o alcance dos objetivos da organização.

Por outro lado, é preciso destacar o reforço na competitividade da companhia. Afinal, em um cenário empresarial intransigente, operar de forma moderna e eficiente gera um diferencial bastante valioso, sobretudo em relação ao mercado e aos destinatários dos serviços.

De forma direta ou indireta, todos os pontos citados refletem nos resultados da empresa, melhorando seu posicionamento no setor de atuação e o nível de satisfação de seus clientes.

5. Gestão mais estratégica

Um dos grandes valores trazidos pela logística integrada é a inteligência na gestão de todas as etapas que a compõem. Em geral, tarefas como o armazenamento, a movimentação e o transporte acabam recebendo uma roupagem mais estratégica a partir do momento em que são gerenciadas de forma sistematizada e integrada.

Hoje, com o apoio de softwares, equipamentos, da automação e, principalmente, dos KPIs, gerentes, gestores e líderes têm uma visão muito mais concreta e fiel do funcionamento da organização.

Isso permite uma tomada de decisão muito mais valiosa e consciente. São levadas em conta as exatas necessidades da companhia, conforme aquilo que se extrai da análise de indicadores, por exemplo.

6. Tomadas de decisões mais valiosas

Como abordado anteriormente, a logística integrada tem como uma de suas principais características a possibilidade de oferecer uma visão mais ampla aos líderes e gestores das organizações.

Tal realidade é fundamental para os processos decisórios. Isso vale principalmente para quando se busca promover alterações positivas, priorizando-se o máximo aproveitamento das decisões tomadas.

Nesse sentido, a logística integrada e todas as implicações internas que dela advêm são primordiais. Como exemplos, o mapeamento dos processos, a utilização de KPIs e a melhoria na comunicação interna formam uma base altamente favorável para que os tomadores de decisões consigam agir da melhor maneira possível.

Assim, mudanças na composição das equipes de trabalho, investimentos em determinadas áreas e substituições de transportadora, entre diversas outras iniciativas, podem ocorrer com muito mais efetividade. Dessa forma, fica mais fácil garantir os resultados esperados para cada uma delas.

Por fim, a logística integrada, como foi possível perceber ao longo deste artigo, representa um dos pilares dos negócios atuais.

A capacidade de gestão integrada e a otimização conjunta de processos, somadas aos benefícios citados, são motivos mais do que suficientes para afirmar que tal modelo alia produtividade, baixos custos e qualidade operacional. E esse é o cenário desejado por qualquer empresa que atua no mercado, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre a logística integrada? Acha que este conteúdo pode ser útil a outras pessoas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a disseminar o conhecimento!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
setor de logística

Setor de logística e as boas práticas para o sucesso

Atualmente, o setor de logística tem sido visto cada dia mais como uma área essencial para o sucesso. Além de […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais
modelo inovador de logística

Logística na Colômbia: como o país criou um modelo inovador e eficiente?

A Colômbia, como o Brasil, é um país da América do Sul que também sofre com problemas no transporte de […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais
Imagem relacionada ao texto

Saiba mais sobre logística de nicho e suas principais vantagens

A logística de nicho representa um modelo de trabalho cada vez mais comum e fundamental para mercados específicos. Assim, é possível […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também