A sua empresa está preparada para fazer o transporte de carga frágil com segurança? Caso ainda tenha dúvidas, deseja proteger melhor seus produtos e eliminar, de vez, os erros operacionais relacionados ao assunto, este texto vai ajudar!
Antes de começarmos, vale reforçar o conceito de carga frágil. Ela pode ser compreendida como objetos com mais chances de serem quebrados ou danificados. Fazem parte desse grupo: vidro, cerâmica, dispositivos eletrônicos e aparelhos audiovisuais. Você transporta algum deles? Separamos, a seguir, as 5 principais falhas cometidas na manipulação de materiais sensíveis, bem como as soluções para cada uma.
1. Usar embalagens incorretas
. É ela que, além de identificar o produto, vai reduzir ou neutralizar os danos em caso de acidentes. Apostar em materiais pouco resistentes para envolver seus produtos constitui um grande erro. As embalagens de carga sensível deverão ser mais firmes e rígidas que as demais.
Outra dica importante é usar objetos internos de amortecimento, como o isopor e o plástico bolha para envolver o item dentro da embalagem. Elimine os espaços vazios dentro das caixas, evitando a movimentação interna durante o trajeto.
2. Deixar a carga frágil por baixo
Pode parecer óbvio, mas alguns incidentes acontecem com o transporte de carga frágil justamente porque os produtos não estão na posição correta durante o transporte e a armazenagem. Guarde esta recomendação: o material sensível deve ser acomodado sempre por cima. Volumes pesados podem amassar, quebrar e avariar itens mais leves.
3. Não identificar as embalagens
A palavra “frágil”, junto de símbolos padronizados, tem que aparecer nas caixas e pacotes, a fim de orientar os profissionais que os manipularem em todo o processo. É por meio deles que os produtos vão passar pelas etapas da cadeia logística com o devido cuidado, incluindo o transporte, a armazenagem e, até mesmo, a recepção da carga pelo cliente. Ignorar a medida é uma falha grave, com potencial de comprometer a integridade dos itens.
4. Não imobilizar os volumes
Lembre-se de imobilizar tudo no caminhão — vale amarrar, usar paletes, calços e outros artifícios. Manter os objetos fixos garantirá que eles não se movam durante o transporte, sobretudo em movimentos como freadas e curvas. Se a carga não estiver bem presa, ela pode se deslocar e quebrar. No entanto, cuidado para não apertar demais, a ponto de avariar a embalagem. Dica extra: o uso de gaiolas e filmes stretch também podem auxiliar na segurança.
5. Permitir a umidade
Faz parte do seu dever cuidar da carga durante a viagem, protegendo ela da ação da umidade. Muitos transportadores ignoram, em longas viagens, o efeito conhecido como “suor da carga”, devido às alterações climáticas do percurso. O ar nas embalagens pode cristalizar e deixar o objeto úmido.
A solução para evitar o problema envolve descobrir se haverá oscilação de temperatura entre o ponto de partida e chegada. Se sim, considere climatizar o caminhão e usar sílica gel dessecante, em sachês permeáveis, em pontos específicos do caminhão.
Agora que você já sabe como eliminar os erros no transporte de carga frágil, pode também começar a olhar para melhorias gerais na transportadora. Sem controle sobre os veículos, não há como crescer e aumentar os lucros. Aprenda a otimizar a sua frota!