13 ferramentas digitais para profissionais de logística

| 23/04/2020 - 11:04
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O setor logístico é um dos mais complexos de ser administrado. Por esse motivo, o mercado de ferramentas digitais para profissionais de logística vem crescendo tanto. Afinal, elas contribuem com melhorias tanto para as empresas quanto para as pessoas que trabalham na função.

Por meio desses instrumentos, implementa-se a automatização dos processos. A partir disso, a equipe consegue aumentar a agilidade na execução das atividades, diminuir o índice de erros, facilitar a comunicação, reduzir custos, entre outros benefícios.

Você trabalha nesse setor e quer melhorar os seus resultados? Continue lendo e veja quais ferramentas podem ajudá-lo!

As 13 melhores ferramentas digitais para profissionais de logística

Pensando nos desafios do dia a dia que esses profissionais enfrentam, selecionamos 10 soluções de ferramentas que prometem simplificar e deixar as atividades dessa função mais precisas, sendo 5 delas voltadas para melhorias organizacionais e 5 para a otimização da sua rotina. Confira!

1. Customer Relationship Management (CRM)

Ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores é algo essencial para alguém que trabalha no setor logístico. É preciso estar sempre em contato para negociar datas de entrega e coleta de materiais, por exemplo.

Além disso, atender bem um cliente pode ser um diferencial importante para quando ele estiver no momento de escolha da empresa que deseja para prestar o serviço que precisa.

A ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) tem como função auxiliar o responsável na conquista e fidelização de clientes por meio da tecnologia, que nesse caso organiza, automatiza e alinha as expectativas e os parâmetros de planejamento da empresa com os clientes que deseja alcançar.

Nesse instrumento serão colocados os hábitos, as preferências, as necessidades e as expectativas de cada cliente, para que eles possam ter um atendimento personalizado com agilidade e maior qualidade no atendimento, deixando-os mais satisfeitos.

2. Enterprise Resource Planning (ERP)

Um sistema ERP é uma solução bem completa, capaz de integrar os setores (e as unidades) de uma mesma empresa, para que não seja necessário tantos controles manuais durante as atividades do dia a dia.

Além disso, ele facilita o intercâmbio de informações com os parceiros de negócios, proporcionando uma visão bem ampla dos processos, a elaboração de novas estratégias e tornando a tomada de decisão mais acertada.

Apesar de não ser uma das ferramentas digitais de logística exclusivas do setor, o ERP traz grandes contribuições para a área e proporciona diversos benefícios, que vão desde o aumento da agilidade na finalização das tarefas até a redução de desperdícios e a diminuição dos custos.

Essa integração entre áreas permite, na prática, que o compartilhamento de alguns dados seja feito automaticamente.

Dessa forma, quando um pedido é inserido no software, a área de estoque já sabe, automaticamente, quais itens precisam ser separados e expedidos, assim como a área de transportes tem uma noção do dimensionamento da carga e da necessidade de veículos.

3. Transportation Management System (TMS)

O TMS é um software voltado para o gerenciamento de transportes. Ele ajuda a controlar informações importantes a respeito de fretes, gestão de despacho, custos, entregas, rastreio de cargas, conferência de fatura, entre outros aspectos.

Também ajuda a aprimorar a produtividade e a qualidade em todo o processo de transporte de cargas, garantindo que as empresas tenham maior controle sobre as operações — o que permite otimizar o planejamento, tomar decisões mais acertadas e aumentar a eficiência, no geral.

Gerenciados dessa forma, os transportes mostram maior rapidez nas entregas, proporcionando o melhor atendimento dos clientes e, por consequência, aumentando os níveis de satisfação para com o serviço prestado.

4. Warehouse Management System (WMS)

O WMS, por sua vez, é o sistema voltado para rotinas da gestão de estoque, que vão desde o recebimento de mercadorias até a expedição de pedidos. Entre as suas funcionalidades principais, podemos citar o endereçamento de itens, o processo de picking (separação) e até o inventário de materiais.

Por meio dele, aumenta-se o controle sobre o armazém, diminui-se o tempo entre as movimentações, reduz-se o índice de erros e retrabalhos e torna-se as equipes mais produtivas.

5. Software para rastreamento de produtos

Um dos aspectos fundamentais do transporte de cargas, do ponto de vista dos clientes, é a possibilidade de acompanhar o pedido em cada etapa do processo. Todavia, para que isso seja possível, as empresas devem investir em soluções que permitam implementar a rastreabilidade e compartilhar as informações com os compradores.

Além de melhorar o relacionamento com os clientes, esse tipo de ferramenta ajuda a organizar os processos de negócio, identificar as principais falhas na distribuição e levantar quais ações precisam ser tomadas para aprimorar os resultados.

6. Cargo Force

O Cargo Force veio para resolver algumas das maiores dificuldades de quem trabalha em uma empresa transportadora: encontrar o veículo certo para a carga certa, de forma rápida e gratuita.

Essa solução é um marketplace focado no transportador. Então, se sua transportadora foi contratada para um frete urgente e não tem motoristas disponíveis no momento, por exemplo, basta informar o produto que deseja transportar e os demais detalhes necessários, e rapidamente encontra um motorista que se encaixa nas suas necessidades.

A plataforma conta com mais de 400.000 motoristas cadastrados prontos para atender às demandas de fretes, independentemente de qual seja o destino ou local de entrega.

7. SpeedyBoy

Esse aplicativo tem como objetivo conectar motoboys e empresas, e está disponível para os sistemas Android e iOS. Ele trabalha com geolocalização, a fim de encontrar o profissional mais próximo para atender à demanda. Entre as suas principais vantagens, podemos citar:

  • agilidade na coleta e entrega de documentos e objetos pequenos;
  • possibilidade de rastrear o percurso do motoboy durante todo o processo;
  • realização de um trabalho por vez, o que garante rapidez e cumprimento de prazos.

Sem dúvida, é uma excelente opção para o envio de documentos e pedidos urgentes com pequenas dimensões, além de se ter uma segurança maior de que o serviço será prestado com qualidade — e a possibilidade de ter quem acionar em caso de problemas.

8. Evernote

Esse é um dos aplicativos mais conhecidos cujo objetivo é auxiliar na organização. Entre as funcionalidades que ele proporciona, estão:

  • registro de anotações e ideias;
  • organização de arquivos;
  • criação de lembretes;
  • registro de imagens;
  • separação de arquivos em fichários.

Enfim, uma ótima opção para anotar insights, organizar a rotina profissional, salvar informações importantes em tempo real e acessá-las depois, compartilhar conteúdos e desenvolver trabalhos com outras pessoas.

9. Scanbot

Esse aplicativo permite o escaneamento de documentos por meio do smartphone e converte a imagem capturada pela câmera em um arquivo JPEG ou PDF. Além disso, permite que eles sejam enviados para a nuvem usando o Google Drive ou o Dropbox, por exemplo.

É um bom recurso para se utilizar quando um trabalho externo é realizado. Inclusive, um bom exemplo prático de sua aplicação é a possibilidade de o caminhoneiro escanear o comprovante de entrega assinado pelo cliente, e enviá-lo para a central.

10. CamCard

Excelente para profissionais que têm muito contato com fornecedores e parceiros e que participam de feiras e outros eventos de logística, o aplicativo é utilizado para capturar a imagem de cartões de visita de pessoas ou empresas.

Ele permite que as informações registradas sejam integradas à lista de contatos. Com ele, gerenciar a lista de contatos e praticar o networking se tornam tarefas bem mais fáceis.

11. Trello

O Trello é uma ótima ferramenta para organizar as mais diversas tarefas e projetos, ao mesmo tempo em que acompanha o desempenho do time. Por meio dele, é possível atribuir atividades a cada membro da equipe e monitorar o seu desenvolvimento de maneira bem transparente.

Além disso, ele permite atualizar o progresso individual e monitorar as entregas de cada profissional. Uma excelente opção para gestores e outros líderes que participam de atividades em grupo.

12. Quick Office

O Quick Office permite editar slides, planilhas e documentos (arquivos do Office), e ainda tem integração direta com o Google Drive — o que facilita bastante o compartilhamento de arquivos na nuvem.

Esse recurso pode ser muito útil para profissionais que passam algum tempo realizando trabalhos ou reuniões externas. Um bom exemplo prático disso é a possibilidade de atualizar um arquivo com dados a caminho de um encontro com um fornecedor ou cliente.

13. Programa de armazenamento em nuvem

Armazenar arquivos na nuvem parece ser algo simples, não é? Você já imaginou que isso pode ajudar nas suas tarefas do dia a dia? Não apenas para aumentar a segurança dos dados, mas também para aumentar a agilidade de resposta e fazer com que a operação em si seja mais rápida.

Ao utilizar um programa de armazenamento na nuvem, é possível ter os arquivos disponíveis em qualquer lugar que você esteja. Dessa forma, há maior flexibilidade para a atuação do time.

A integração da equipe torna-se algo mais simples, pois os dados podem ser alterados em tempo real, evitando qualquer problema de comunicação interna quando se está negociando com um cliente, por exemplo.

A tecnologia é algo que deve ser aproveitado ao máximo dentro de qualquer empresa ou setor. Buscar as ferramentas mais utilizadas e entender como elas podem melhorar na rotina do trabalho é fundamental para um bom resultado e maior rapidez nas tarefas.

Hoje o mercado oferece muitas ferramentas digitais para profissionais de logística que desejam crescer e melhorar os seus resultados. Desburocratizar e automatizar nunca foi tão fácil. Basta procurar qual combina melhor com a sua função e implementá-la para conseguir enxergar logo os benefícios, que serão vistos tanto pelos gestores quanto pelos clientes.

E aí, gostou do nosso post? Já utilizou algumas das ferramentas citadas para melhorar a produtividade da sua rotina? Compartilhe as suas experiências deixando um comentário!

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Redação Cargo X
23/04/2020 - 11:04

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