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Logística

10 ferramentas digitais para profissionais de logística

O uso de ferramentas digitais de logística contribui com melhorias tanto para a rotina de profissionais quanto das empresas.

Por meio delas, implementa-se a automatização dos processos. E, a partir disso, consegue-se aumentar a agilidade na execução das atividades, diminuir o índice de erros, facilitar a comunicação, reduzir custos, entre outros benefícios.

Pensando nesse sentido, resolvemos elaborar o artigo de hoje e apresentar 10 soluções, 5 delas voltadas para melhorias organizacionais e 5 para a otimização da rotina dos profissionais. Quer saber quais são elas? Então confira agora mesmo!

1. Enterprise Resource Planning (ERP)

Um sistema ERP é uma solução bem completa, capaz de integrar os setores (e unidades) de uma mesma empresa.

Além disso, ele facilita o intercâmbio de informações com os parceiros de negócios, proporcionando uma visão bem ampla dos processos, a elaboração de novas estratégias e tornando a tomada de decisão mais acertada.

Apesar de não ser uma das ferramentas digitais de logística exclusivas do setor, o ERP traz grandes contribuições para a área e proporciona diversos benefícios, que vão desde o aumento na agilidade na finalização das tarefas até a redução de desperdícios e a diminuição dos custos.

Essa integração entre áreas permite, na prática, que o compartilhamento de alguns dados seja feito automaticamente.

Dessa forma, quando um pedido é inserido no software, a área de estoque já sabe, automaticamente, quais itens precisam ser separados e expedidos, assim como a área de transportes tem uma noção do dimensionamento da carga e da necessidade de veículos.

2. Transportation Management System (TMS)

O TMS é um software voltado para o gerenciamento de transportes. Ele ajuda a controlar informações importantes a respeito de fretes, gestão de despacho, custos, entregas, rastreio de cargas, conferência de fatura, entre outros aspectos.

Também, ajuda a aprimorar a produtividade e a qualidade em todo o processo de transporte de cargas, garantindo que as empresas tenham maior controle sobre as operações — o que permite otimizar o planejamento, tomar decisões mais acertadas e aumentar a eficiência, no geral.

3. Warehouse Management System (WMS)

O WMS, por sua vez, é o sistema voltado para rotinas da gestão de estoque, que vão desde o recebimento de mercadorias até a expedição de pedidos. Entre suas funcionalidades principais, podemos citar o endereçamento de itens, o processo de picking (separação) e até o inventário de materiais.

Por meio dele, aumenta-se o controle sobre o armazém, diminui-se o tempo entre as movimentações, reduz-se o índice de erros e retrabalhos e torna-se as equipes mais produtivas.

4. Software para rastreamento de produtos

Um dos aspectos fundamentais do transporte de cargas, do ponto de vista dos clientes, é a possibilidade de acompanhar o pedido em cada etapa do processo. Mas, para que isso seja possível, as empresas devem investir em soluções que permitam implementar a rastreabilidade e compartilhar as informações com os compradores.

Além de melhorar o relacionamento com os clientes, esse tipo de ferramenta ajuda a organizar os processos de negócio, identificar as principais falhas na distribuição e levantar quais ações precisam ser tomadas para aprimorar os resultados.

5. SpeedyBoy

Esse aplicativo tem como objetivo conectar motoboys e empresas, e está disponível para os sistemas Android e iOS. Ele trabalha com geolocalização, a fim de encontrar o profissional mais próximo para atender a demanda. Entre suas principais vantagens, podemos citar:

  • agilidade na coleta e entrega de documentos e objetos pequenos;
  • possibilidade de rastrear o percurso do motoboy durante todo o processo;
  • realização de um trabalho por vez, o que garante agilidade e cumprimento de prazos.

Sem dúvida, é uma excelente opção para o envio de documentos e pedidos urgentes com pequenas dimensões. Além de se ter uma segurança maior de que o serviço será prestado com qualidade — e a possibilidade de ter quem acionar em caso de problemas.

6. Evernote

Esse é um dos aplicativos mais conhecidos cujo objetivo é auxiliar na organização. Entre as funcionalidades que ele proporciona, estão:

  • registro de anotações e ideias;
  • organização de arquivos;
  • criação de lembretes;
  • registro de imagens;
  • separação de arquivos em fichários.

Enfim, uma ótima opção para anotar insights, organizar a rotina profissional, salvar informações importantes em tempo real e acessá-las depois, compartilhar conteúdos e desenvolver trabalhos com outras pessoas.

7. Scanbot

Esse aplicativo permite o escaneamento de documentos por meio do smartphone e converte a imagem capturada pela câmera em um arquivo JPEG ou PDF. Além disso, permite que eles sejam enviados para a nuvem usando o Google Drive ou o Dropbox, por exemplo.

É um bom recurso para se utilizar quando um trabalho externo é realizado. Inclusive, um bom exemplo prático de sua aplicação é a possibilidade do caminhoneiro escanear o comprovante de entrega assinado pelo cliente, e enviá-lo para a central.

8. CamCard

Excelente para profissionais que têm muito contato com fornecedores e parceiros e participam de feiras e outros eventos de logística, o aplicativo é utilizado para capturar a imagem de cartões de vista de pessoas ou empresas, e permite que as informações registradas sejam integradas à lista de contatos. Com ele, gerenciar a lista de contatos e praticar o networking se tornam tarefas bem mais fáceis.

9. Trello

O Trello é uma ótima ferramenta para organizar as mais diversas tarefas e projetos, ao mesmo tempo em que acompanha o desempenho do time. Por meio dele, é possível atribuir atividades a cada membro da equipe e monitorar o seu desenvolvimento de maneira bem transparente.

Além disso, ele permite atualizar o progresso individual e monitorar as entregas de cada profissional. Uma excelente opção para gestores e outros líderes que participam de atividades em grupo.

10. Quick Office

O Quick Office permite editar slides, planilhas e documentos (arquivos do Office), e ainda tem integração direta com o Google Drive — o que facilita bastante o compartilhamento de arquivos na nuvem.

Esse recurso pode ser muito útil para profissionais que passam algum tempo realizando trabalhos ou reuniões externas. Um bom exemplo prático disso é a possibilidade de atualizar um arquivo com dados atualizados a caminho de um encontro com um fornecedor ou cliente.

Bom, como vimos, existem diversos softwares e ferramentas digitais de logística que podem ser utilizados para melhorar a rotina dos profissionais e os resultados dentro da organização.

Suas vantagens vão desde a melhoria na produtividade até o ganho de eficiência e redução dos custos (em decorrência das otimizações). Neste artigo você conheceu apenas 10 deles, mas é possível encontrar desde soluções mais básicas até as mais completas no mercado!

Enfim, gostou do nosso post? Achou o conteúdo esclarecedor? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e deixe que mais pessoas conheçam essas ferramentas!

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