Código de Ética

Mensagem do Presidente

Os últimos anos foram de intenso trabalho para a Cargo X e temos muito orgulho do quanto conquistamos e crescemos até aqui.

Queremos continuar crescendo, mas entendemos que isso não será possível se também não formos uma empresa sustentável.

Como conquistaremos isso?

Colocando nosso foco não somente no crescimento, mas também em como clientes, transportadores, motoristas são atendidos por nós, em como nosso público externo e interno nos enxerga e em como eles confiam em nós como uma empresa séria e que visa ao bem de toda a cadeia de negócios.

Tudo isso só é possível se estivermos comprometidos a fazer o que é o certo, focados em construir um ambiente ético, que respeite a diversidade de todos com que temos relações dentro do nosso ambiente de trabalho. Pensando nisso, entendemos que agora é o momento certo de implementar nosso Programa de Integridade, que tem este Código de Ética como pilar essencial para nortear todas as nossas condutas no nosso ambiente de

trabalho.

Sendo assim, apresento para vocês o nosso novo Código de Ética, que foi revisado visando a atender cada vez mais nossos objetivos.

Conto com vocês para mantermos este documento sempre vivo no nosso dia a dia.

Federico Vega

Fundador e CEO

Mensagem do Compliance

Time Cargo X, temos o prazer de apresentar esta versão revisada do Código de Ética, baseado no nosso propósito, em nossos princípios e em um conjunto de valores os quais acreditamos e compartilhamos com vocês.

O Código de Ética define uma estrutura que determina como devemos nos comportar e fazer o que é correto.

À medida que crescemos e nos tornamos cada vez mais expressivos no mercado de transportes e de tecnologia, é fundamental nos mantermos fiéis aos valores que nos trouxeram até aqui.

Como estamos preocupados em cada vez mais propagar nossa cultura organizacional, entendemos que o Código de Ética é peça essencial para trazer os principais fundamentos que deverão pautar nossas ações, fazendo parte do Programa de Integridade da Cargo X.

Questões éticas raramente são simples, mas nossa força está em ter coragem para solucioná-las. Estamos todos juntos nesse esforço, apoiando uns aos outros diariamente.

Contamos com todos vocês para manter e incentivar a cultura ética da Cargo X.

Compliance

Propósito, Princípios e Valores

Nosso Propósito

Com tecnologia e pessoas apaixonadas pelo que fazem, queremos solucionar desafios da logística, levando agilidade ao transportador e unindo caminhoneiros a mais cargas, com mais qualidade de vida.

Nossos Princípios

Nossos princípios direcionam a forma como fazemos negócios e nos relacionamos com colaboradores, caminhoneiros e clientes. Tais princípios nos inspiram diariamente a transformar o mercado de cargas com o uso da tecnologia.

  • Conquistamos a confiança

Conquistar a confiança depende de respeito, empatia, compromisso e transparência. Trabalhamos próximos dos nossos caminhoneiros, clientes e colaboradores para que a confiança deles nos impulsione a transformar a indústria dos transportes a cada dia.

  • Somos eficientes

Ser eficiente é trabalhar de forma simples e focada nas melhores soluções aos nossos caminhoneiros e clientes. Transformamos o mercado por meio de tecnologia, pragmatismo e simplicidade.

  • Inovamos, ampliamos nossos horizontes e pensamos grande 

Inovar é construir soluções que entreguem mais valor ao negócio, que resolvam problemas reais e que gerem ganhos excepcionais aos envolvidos. Pensamos de forma simples, sonhamos grande e desenvolvemos soluções criativas.

  • Inspiramos, lideramos e colaboramos 

Liderar é ação e não posição. Inspiramos pessoas por nossas atitudes, nosso sonho grande de mudar o mercado e nossa capacidade de desenvolver as habilidades de nosso time. Lideramos pelo exemplo!

Nossos Valores

Nossos valores direcionam como nos comportar e interagir com os negócios, outros colaboradores, caminhoneiros e clientes e, dessa forma, colocar em prática os nossos princípios. Sendo assim, estas são as atitudes que esperamos de cada colaborador nosso a partir de nossos valores:

  1. Respeito 
  • Sabe ouvir e respeitar opiniões diferentes da sua.
  • Não perde o controle emocional nas interações e conflitos.
  • Encara críticas com profissionalismo, procurando entender o feedback, e busca a correção de rota e melhoria dos seus resultados.
  • Respeita a diversidade de pessoas e ideias, sempre buscando gerar mais valor ao negócio e melhores resultados.
  1. Excelência
  • Aprende com os erros cometidos e assim aperfeiçoa o trabalho que está sendo feito.
  • Sempre apresenta informações e dados que suportam as suas ideias ou soluções propostas.
  • Utiliza método para alcançar e melhorar continuamente seus resultados e monitora os seus indicadores.
  • É profundo em suas análises e persistente na solução dos problemas de forma definitiva.
  • Propõe e implementa ações com foco na melhoria contínua, visando à otimização dos processos da sua área.
  1. Integridade
  • Em todas as suas ações, atua de forma ética, sempre fazendo o que é certo, independentemente da situação ou de quem esteja percebendo suas atitudes.
  • Honra com os compromissos assumidos e aceita as responsabilidades sobre seus resultados e atitudes.
  1. Atitude de dono
  • Em todas as suas decisões e atitudes, sempre atua pensando nos melhores interesses da empresa.
  • Antecipa-se às necessidades da empresa e executa as ações, independentemente de ter sido demandado por isso.
  • Preocupa-se com a gestão dos recursos e visa à maximização dos resultados da empresa.
  • Conhece o negócio e se interessa pelos resultados da empresa.
  • Colabora além dos limites de sua função, auxiliando outras áreas.
  • Apaga as luzes e recolhe o lixo do chão, pois entende que é responsabilidade de todos cuidar da empresa.
  1. Simplicidade 
  • Quando se comunica, faz isso de maneira clara e direta dentro do contexto ao qual está inserido, sem ser prolixo.
  • Mantém o foco nas reuniões ou discussões, sempre deixando claros os objetivos e resoluções das mesmas.
  • Sabe priorizar adequadamente suas atividades e dizer não àquilo que não gera valor à empresa ou que não faz.
  1. Inovação 
  • Desenvolve novas oportunidades de negócios ou processos alinhados às estratégias organizacionais.
  • Sempre busca soluções diferentes quando se depara com situações que não tenha conseguido resolver de outras formas.
  • Desafia de maneira responsável e construtiva os paradigmas, desenvolvendo alternativas de pensar e fazer diferente.
  • Tem inconformismo diante do que é comum e demonstra entusiasmo frente a mudanças e novos projetos.
  • Busca melhores práticas dentro e fora da empresa para trazer novas formas de atingir seus objetivos.
  1. Liderança
  • Não tem medo de formar pessoas melhores do que si próprio.
  • Toma decisões sobre pessoas, mesmo que impopulares, baseadas nos resultados diferenciados delas e nos comportamentos alinhados à empresa de forma correta, justa e sem favorecimentos.
  • Dá exposição e autonomia ao time, possibilitando sua interação nos diversos níveis da empresa.
  • Forma equipes colaborativas e alinhadas aos valores e princípios da companhia, sabendo valorizar os pontos fortes de cada pessoa.
  • Transmite uma visão clara de futuro e é capaz de contagiar e motivar as pessoas a se comprometerem e darem o melhor de si.
  1. Trabalho em equipe
  • Compartilha conhecimento dentro da empresa, buscando sempre a maximização dos resultados coletivos.
  • Relaciona-se bem com as demais áreas, entendendo o desafio de cada uma delas.
  • Está sempre disposto a colaborar com os times.

Respeito é a palavra-chave!

Ambiente de Trabalho

Nesta seção, traremos algumas diretrizes para um bom relacionamento no ambiente de trabalho entre colaboradores e seus colegas de equipe, de outras equipes, qualquer terceiro, cliente, fornecedor ou parceiro com que temos negócio.

  1. Condições dignas de trabalho

O trabalho é uma atividade digna. Pelo trabalho são valorizadas as potencialidades do ser humano.

As pessoas são o principal ativo da Cargo X, por isso estamos sempre preocupados com a qualidade de vida de nossos colaboradores e com as condições de trabalho oferecida a todos.

A Cargo X entende que o cumprimento de todas as leis trabalhistas, códigos e convenções nacionais e internacionais no que tange aos direitos humanos é essencial para a condução de suas atividades. Ninguém pode ser privado dos seus direitos.

Portanto, não é permitido ou tolerado trabalho forçado ou em condições análogas,trabalho infantil, exploração sexual e tráfico de seres humanos nas atividades da Cargo X nem nas atividades de terceiros, clientes, fornecedores ou parceiros com quem temos negócio.

  1. Discriminação

A Cargo X não tolera qualquer espécie de conduta discriminatória em razão de raça, origem, procedência, classe social, cargo, posicionamento político-partidário, sexo, religião, orientação sexual ou necessidades especiais.

Piadas ou brincadeiras envolvendo as características e preferências de nossos colegas não são bem-vindas aqui.

Lembre-se: aquilo que pode parecer uma brincadeira irrelevante para você pode ofender outra pessoa. Sendo assim, não se deve brincar com quaisquer características, forma de identificação ou gostos de nossos colegas.

  1. Diversidade

Acreditamos em um ambiente acolhedor e diverso. Nosso espaço de trabalho é descontraído e leve.

Isso significa que podemos nos expressar livremente, respeitando a individualidade de nossos colegas e os padrões éticos da empresa.

Há força e valor na diversidade de pensamentos e experiências.

A diversidade de perspectivas é essencial para a inovação. Somos bem-sucedidos quando colaboramos, quando estabelecemos diálogos e debatemos questões de forma respeitosa.

Nosso compromisso com a diversidade e inclusão está profundamente enraizado nos valores, por isso reconhecemos que as diferenças entre as pessoas trazem riqueza para nossos ambientes de trabalho.

  1. Assédio moral ou importunação

Faz parte da nossa cultura fomentar a integração entre as pessoas e usufruir do clima de informalidade e de um ambiente descontraído.

O assédio, em todas as suas formas, viola a confiança e o respeito entre os Indivíduos, portanto a Cargo X não tolera ameaças, assédio moral ou assédio sexual de qualquer tipo.

Para ficar mais fácil de entender, é importante esclarecer o que significa assédio e as atitudes que não são admitidas pela Cargo X, conforme trazemos abaixo, mas sem esquecer que não estamos limitados a tais definições, já que nossa preocupação é que nenhum colaborador se sinta constrangido de nenhuma forma, nem moralmente, nem sexualmente.

Assédio moral é a prática de condutas abusivas cometidas por uma ou mais pessoas contra um indivíduo, geralmente ocorrida durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, de maneira a coagi-lo, humilhá-lo, desrespeitá-lo, depreciá-lo ou constrangê-lo. São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas.

Assédio sexual é toda conduta ou manifestação de teor sexual exercida contra a vontade ou sem o consentimento da pessoa a quem ela é destinada e pode, inclusive, configurar crime.

O assédio sexual não se restringe a interações físicas. Outras condutas também podem ser consideradas assédio:

  • Contar piadas com caráter obsceno e sexual.
  • Mostrar ou compartilhar imagens ou desenhos explicitamente sexuais.
  • Notas, e-mails, chamadas telefônicas ou mensagens de natureza sexual.
  • Avaliar pessoas pelos seus atributos físicos.
  • Comentários sexuais sobre a forma de vestir ou de parecer.
  • Assobiar ou fazer sons inapropriados.
  • Fazer sons ou gestos de natureza sexual.
  • Ameaças diretas ou indiretas com o objetivo de ter relações sexuais.
  • Convidar alguém repetidamente para ter sexo ou para sair.
  1. Uso de álcool e drogas

É estritamente proibido o uso de entorpecentes (assim considerados drogas ilícitas e drogas lícitas controladas não prescritas por um médico) no ambiente de trabalho, em atividades relacionadas ao trabalho e mesmo em eventos sociais da empresa.

O consumo de bebidas alcoólicas no escritório só é permitido quando fornecido pela própria empresa, como nos nossos happy hours e encontros.

  1. Materiais perigosos

Não é permitido permanecer nas instalações da Cargo X portando, sem autorização, materiais perigosos, incluindo, mas não se limitando a estes: armas de qualquer natureza, munições, explosivos, ou qualquer outro material, artefato ou equipamento que possa causar danos físicos de qualquer natureza ao próprio colaborador, colegas de trabalho ou terceiros.

  1. Comercialização de Mercadorias

Muitos de nossos colaboradores também são empreendedores ou têm familiares e amigos que o são. Não há nada de errado em oferecer produtos ou serviços para nossos colegas, mas algumas regras precisam ser observadas:

  • Qualquer atividade de venda ou divulgação não deve ser feita no horário de trabalho – você pode fazer isso no seu horário de almoço, antes ou depois do expediente.
  • O uso de salas de reunião ou do espaço da companhia para exposição ou guarda de produtos é proibido – salvo se expressamente autorizado pelo gestor da área em conjunto com o time de Gente & Gestão.
  • Todos os produtos e serviços comercializados ou divulgados devem ser lícitos e o colaborador é responsável por ter todas as licenças, quando exigidas.
  • A Cargo X não se responsabiliza por produtos comercializados por colaboradores. Isso significa que a empresa não se responsabiliza pela guarda de produtos, pela integridade deles, pela qualidade ou pela negociação comercial.
  1. Uso do Escritório e de Ferramentas de Trabalho

Nosso escritório foi pensado para ser um ambiente descontraído, onde nos sentimos bem. Para que possamos usufruir ao máximo desse espaço, precisamos sempre ter em mente alguns cuidados:

  • Cuidar dos móveis e espaço físico: devemos zelar pela limpeza e integridade de nosso espaço e materiais de trabalho. Não devemos retirar materiais ou bens do escritório, com exceção dos notebooks e celulares, que podem ser levados para casa para fins de trabalho.
  • Cuidado com pertences de colegas: não devemos pegar nada emprestado sem avisar, nem fazer brincadeiras com pertences dos outros.
  • Não devemos utilizar as salas para fins alheios ao trabalho. Exceções, como o uso para aulas ou ligações particulares, são permitidas quando a sala estiver livre e não for solicitada para uma atividade relacionada à Cargo X. As reservas para aulas e outras atividades frequentes devem ser avaliadas e autorizadas pelo time de Gente & Gestão.
  • A permanência de crianças no escritório deve ser previamente autorizada pelo time de Gente & Gestão.
  • As visitas não devem nunca ficar desacompanhadas e sua estadia prolongada durante o período de trabalho também deve ser autorizada pelo time de Gente & Gestão.
  • O computador e celular corporativos são para uso de trabalho. Isso significa que conteúdo inadequado ao ambiente de trabalho não deve ser armazenado nesses instrumentos. Além disso, a Cargo X não se responsabiliza pela perda de informações e mídias pessoais armazenadas nesses dispositivos.
  • Sempre que houver um sinistro com ferramentas de trabalho (perda ou roubo do notebook, celular, chip corporativos) devemos comunicar imediatamente à área de Segurança da Informação.
  1. Saúde e Segurança no Trabalho

Uma das prioridades da Cargo X é preservar a saúde e a segurança de todos os seus colaboradores. A Cargo X procura oferecer um ambiente de trabalho saudável e sem acidentes para o bem-estar de todos .

Conduzir nossos negócios de acordo com as legislações de saúde e segurança é essencial para protegermos uns aos outros.

Como colaboradores da Cargo X, devemos sempre agir visando a preservar a saúde e segurança dos demais.

Caso qualquer colaborador identifique alguma situação que possa comprometer a saúde e segurança no trabalho, deverá reporta-la imediatamente à equipe de Compliance para atitudes imediatas.

  1. Meio ambiente

A Cargo X está comprometida em fazer negócios de uma maneira ética e socialmente responsável para proteger o meio ambiente. Somos comprometidos com a proteção ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Também somos responsáveis por cumprir a legislação ambiental aplicável. Essa responsabilidade é a base fundamental do nosso comprometimento com a sustentabilidade.

Nosso desafio impõe-se a todos da Cargo X, onde devemos consumir de forma sustentável, poupar recursos naturais, conter o desperdício, diminuir a geração de resíduos, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de produtos e embalagens e firmar negócios com clientes, fornecedores ou parceiros que tenham a mesma preocupação que a nossa.

  1. Relações sindicais

Reconhecemos os direitos dos colaboradores de serem membros dos respectivos sindicatos e/ou outras organizações trabalhistas e de negociar coletivamente. Os representantes dos trabalhadores não serão discriminados e poderão desempenhar suas funções representativas no local de trabalho.

Conflito de Interesses

Nessa sessão queremos esclarecer para todos nossos colaboradores o que consideramos situações admitidas ou situações que devemos evitar com a finalidade de não gerar nenhum conflito de interesse em nossas relações.

  1. Parentesco

Acreditamos que pessoas boas indicam mais pessoas boas. Por isso, não vemos problemas em indicar amigos ou mesmo parentes, desde que eles não trabalhem diretamente com quem os indicou.

O processo seletivo deve ser conduzido pelo time de Gente & Gestão de maneira isenta e imparcial. Ao fazer as indicações, é muito importante informar que há uma relação de parentesco ou amizade, garantindo a idoneidade da indicação.

Isso também vale quando a empresa contrata um fornecedor: não há qualquer impedimento para indicarmos empresas de amigos ou parentes quando acreditamos que eles podem ser os melhores fornecedores, mas devemos sempre ser transparentes com relação à existência dessa relação, comunicando a liderança a respeito dessas contratações e observando as políticas internas relacionadas.

  1. Relacionamentos Afetivos

Acreditamos em autonomia e responsabilidade. Isso significa acreditar na capacidade de julgamento de toda a nossa equipe para separar o que é trabalho e vida pessoal.

Por isso, não proibimos relacionamentos entre colegas de trabalho, desde que não haja relação de hierarquia entre eles.

  1. Não Competição

Nenhum colaborador deve trabalhar para ou prestar consultoria, empreender ou fomentar de qualquer forma um negócio competidor ao da Cargo X.

Por isso, antes de prestar qualquer consultoria, auxílio ou investir em uma empresa que possa ser uma competidora em potencial, o colaborador deverá informar ao time de Compliance. De acordo com o caso concreto, o time de Compliance e a Diretoria poderão autorizar o investimento, fomento ou consultoria.

  1. Doações e Patrocínios

As doações e patrocínios da Cargo X devem ser realizados sempre de forma a cumprir com nossa responsabilidade social, em conformidade com a lei e políticas internas da empresa, de maneira a não configurar situações de corrupção ou conflito de interesse. Isso sempre deve ser formalizado por meio dos instrumentos jurídicos necessários após aprovação das áreas de Recursos Humanos,Jurídico e Compliance, especialmente se destinado à órgãos públicos.

A Cargo X não realiza doações para partidos políticos, diretamente ou por meio de pessoas interpostas.

Corrupção e Desvios Financeiros

A Cargo X está sempre preocupada em que seus recursos sejam bem direcionados e que suas necessidades sejam atendidas visando ao disposto na legislação vigente.

Sendo assim, preparamos uma sessão para esclarecer que qualquer ato de corrupção não será admitida, de nenhuma forma.

  1. Corrupção

A Cargo X assume uma postura ética e de respeito às leis, visando a combater toda forma de corrupção no desempenho de suas atividades e não estabelece ou mantém relações comerciais com parceiros que adotem práticas corruptas.

Corrupção é o ato ou efeito de dar, prometer, oferecer, autorizar, solicitar ou receber em troca, diretamente ou indiretamente, para si ou para outrem, vantagem indevida em dinheiro ou não para funcionário público ou a pessoa a ele equiparado que o leve a se afastar, agir ou deixar de agir de acordo com a lei, a moral e os bons costumes.

Na prática: oferecer ou dar dinheiro, presentes ou vantagens, visando ao benefício próprio ou da empresa, para qualquer agente público, para que ele faça ou deixe de fazer qualquer coisa, pode ser considerado corrupção mesmo que o próprio agente público tenha solicitado o pagamento, presente ou vantagem.

Isso também vale para agentes privados. nenhum ato de suborno será tolerado.

Para garantir que tudo seja feito dentro da lei, seguem algumas regras:

  • Não oferecemos qualquer tipo de presente a agente público – mesmo que sem pedir algo em troca.
  • Não solicitamos qualquer tipo de favor a agente público – nem se esse favor for compatível com a função dele e mesmo que nada seja oferecido em troca.
  • Todas as comunicações com agentes públicos devem ser feitas por meios oficiais. As reuniões devem ser feitas em horário comercial, com pauta predefinida.
  • Todas as comunicações da empresa para órgãos públicos devem ser realizadas por intermédio do Jurídico, exceto as comunicações direcionadas aos postos fiscais, que podem ser intermediadas pelo time Fiscal.
  1. Lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro configura-se na prática utilizada para encobrir a origem de dinheiro ilegal. Consiste em um esquema para fazer parecer que recursos obtidos por meio de atividades legais vieram de atividades legais.

A Cargo X é comprometida com a transparência e legalidade nas transações financeiras, portanto repudia a lavagem de dinheiro e o financiamento de atividades criminosas.

Os colaboradores que possuírem evidências ou suspeitas de práticas de lavagem de dinheiro devem procurar imediatamente a área de Compliance ou qualquer canal disponível para denúncias.

  1. Presentes e brindes

É muito comum que alguns fornecedores ofereçam presentes e brindes para nós ou ainda que os ofereçamos aos nossos clientes. Não há nada de errado em oferecer ou receber brindes de parceiros, desde que não haja a intenção de obter uma vantagem em razão desses presentes. Para isso, seguem algumas regras:

  • Podemos receber e dar presentes no valor de até R$ 200,00.
  • Presentes que superem esse valor devem ser devolvidos ou entregues ao time de Compliance – que o receberá em nome da empresa e promoverá sua destinação coletiva ou descarte.
  • Podemos receber e dar presentes de e para fornecedores, parceiros e clientes que já tenham uma relação com a Cargo X, nunca aqueles que estejam em negociação.
  • Os presentes recebidos ou enviados devem ser lícitos.
  • Os presentes e brindes devem ser comprados diretamente pela Cargo X, por intermédio do time de Marketing, nunca pelo colaborador.
  • Não oferecemos nem recebemos presentes de/para órgãos e agentes públicos.
  • Presentes e brindes têm natureza esporádica e não podem configurar remuneração ou vantagens, por isso, vale se atentar à frequência do recebimento ou envio.
  • Se o contrato ou política de um cliente ou fornecedor vedar o recebimento de brindes e presentes, não podemos aceitá-los, mesmo que um representante desse fornecedor não saiba disso e nos ofereça.

Na dúvida, antes de aceitar ou enviar um presente, consulte nosso time de Compliance.

Integridade das Informações

Nesta seção demonstraremos como que cada colaborador da Cargo X deverá atuar com fins de manter todas as informações que circulam no seu dia a dia de trabalho íntegras.

  1. Registros Contábeis

A Cargo X atua de forma transparente e honesta em relação aos seus registros e controles, que refletem com precisão todas as transações financeiras e comerciais efetuadas, garantindo que essas serão prontamente transcritas nos seus livros e registros.

Garantimos a integridade de tais operações e não admitimos em qualquer hipótese que sejam realizadas com objetivos fraudulentos ou para encobrir quaisquer desvios.

A veracidade e a precisão das informações contábeis e financeiras da Cargo X são de responsabilidade de todos os colaboradores envolvidos, que devem zelar pela sua qualidade, manter relatórios apropriados e documentação de suporte.

Cooperamos integralmente com nossos auditores externos e internos e não toleramos a omissão ou falsificação de nossos registros para atingir metas e resultados.

Segurança da Informação

Segurança da Informação é um tema muito importante e, por isso, é objeto de uma política própria. Aqui você encontrará algumas boas práticas sobre o resguardo de logins e senhas, uso do e-mail, computador e celular corporativos.

  1. Segurança da Informação
  • E-mail, número de celular, Slack e demais ferramentas de comunicação: são pessoais e intransferíveis e seu uso deve ser adequado ao ambiente de trabalho.
  • Se por algum motivo um gestor precisa ter acesso ao e-mail de um colaborador ou ex-colaborador, ele deve solicitar o acesso diretamente ao time de Segurança da Informação.
  • Tudo que é compartilhado do e-mail ou número de um colaborador tem autoria atribuída a ele e será considerado de sua responsabilidade. Por isso, também não serão admitidas brincadeiras que envolvam compartilhar qualquer conteúdo do  celular ou e-mail de um colega nem o compartilhamento de mensagens e conteúdo com teor inadequado ao ambiente de trabalho.
  • Computadores e notebooks: todos os colaboradores têm um usuário individual para acesso aos notebooks e computadores da empresa, por isso, mesmo quando as máquinas são compartilhadas não devemos em nenhuma hipótese acessar com o perfil de outras pessoas. Sempre que saímos de nossa mesa, devemos bloquear nossos computadores e notebooks.
  • Não se deve utilizar computador pessoal para desenvolvimento de atividades corporativas, pois eles não possuem ferramentas de proteção adequadas a ataques cibernéticos.
  • Caso não possua ferramentas adequadas para desenvolvimento das atividades corporativas, deve ser aberto um chamado de solicitação à equipe de Infraestrutura.
  • Rede de internet: a rede de internet do escritório (via cabo ou wi-fi) é uma ferramenta de trabalho e, por isso, não deve ser utilizada para acessar ou compartilhar conteúdos inadequados ao ambiente de trabalho.
  • Não se deve utilizar rede de Wi-Fi pública. Esse tipo de conexão é desprotegida, podendo inclusive ser um link falso, utilizado por criminosos virtuais para capturar informações pessoais e corporativas dos usuários.
  • É importante destacar que o download de filmes, séries e músicas de sites não autorizados não é apenas uma infração ao uso adequado da rede, mas pode configurar o crime de pirataria.
  • As senhas das nossas redes não devem ser compartilhadas com terceiros (clientes, fornecedores e visitantes) ou escritas em quadros de aviso.
  • Logins e senhas: não devemos compartilhar logins e senhas, que devem ser de uso pessoal e não podem ser compartilhados nem escritos em quadros de avisos. Isso vale tanto para ferramentas internas quanto para sistemas e softwares de terceiros. Só é possível compartilhar logins e senhas quando há um usuário coletivo – nesses casos, o acesso à senha deve ser restrito ao grupo de usuários daquela ferramenta.
  1. Relacionamento com a Mídia e Redes Sociais

Reforça-se o cuidado que os colaboradores devem ter em relação às redes sociais e demais mídias, não devendo divulgar mensagens ou imagens que não sejam públicas ou que não tenham sido divulgadas nos canais oficiais da Cargo X.

Eventual manifestação que possa gerar má interpretação, envolvendo discriminação, assédio e injúria nas redes sociais ou em aplicativos de mensagem instantânea, ainda que não relacionada à Cargo X, pode afetar a nossa marca e a reputação e vai contra os princípios defendidos neste Código.

Além disso, deve-se ter especial cuidado com dados sensíveis de demais colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, protegendo a privacidade deles, e não realizar declarações verbais ou escritas que possam afetar a imagem deles ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles.

  1. Confiabilidade,reprodução e guarda de informações

Todas as informações às quais temos acesso em decorrência do nosso trabalho são confidenciais e devem ser observados os devidos cuidados no caso de necessidade de compartilhamento.

Para que não haja dúvidas, aqui estão alguns exemplos de informações confidenciais:

  • Dados Cadastrais de Clientes e Motoristas: CNPJ, CPF, CNH, representantes legais, contatos comerciais, endereço etc.
  • Informações Financeiras da Empresa: balanço financeiro, faturamento, margem, lucro, custos de impostos, custos de insumos etc – exceto se o compartilhamento for autorizado pelo CFO.
  • Informações Negociais da Empresa: performance dos clientes, percentual do cliente em nossa operação, tarifas praticadas com clientes e motoristas, existência de contratos ou negociações com determinados clientes, relação de clientes, etc.
  • Informações de Fornecedores: relação de fornecedores, valor pago pelos serviços ou detalhes das negociações.

Todas essas informações devem ser guardadas sob sigilo e salvas exclusivamente nos sistemas da companhia, tais como Cargo Force, Google Drive da Cargo X e no notebook de trabalho. Mesmo depois que um colaborador deixa de trabalhar na empresa, ele tem a obrigação de manter essas informações confidenciais.

É muito comum que um cliente, fornecedor ou parceiro solicite algumas informações confidenciais. Nesses casos, o time Jurídico deverá avaliar se a informação poderá ser compartilhada e se será necessária a assinatura de um Acordo de Confidencialidade.

Atenção: os dados cadastrais da própria Cargo X não são confidenciais e podem ser enviados para clientes e fornecedores. São eles: Contrato Social, CNPJ, endereço, telefone, representante comercial, representante legal, Certidões de Registro junto à ANTT e Órgãos Públicos, Alvarás de Funcionamento e Licenças.

  1. Proteção de Dados Pessoais

A Cargo X tem o compromisso com a privacidade de seus colaboradores, parceiros e clientes e está preocupada com o cumprimento das leis a respeito de proteção de dados, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O tratamento de dados pessoais coletados pela Cargo X, seus colaboradores e parceiros, bem como a eventual transferência desses dados devem ser feitos sempre com a máxima segurança e em conformidade com as leis e regulamentos em vigor.

Todos os colaboradores devem garantir na realização de suas tarefas diárias o cumprimento da LGPD, sendo que em caso de dúvidas deverá procurar a área de Compliance e Jurídico.

Integridade nos Negócios

Como vamos falar de integridade de informações se não falarmos de integridade nos nossos negócios? Nesta seção, demonstraremos como as relações que temos com nosso público externo deverão se pautar.

  1. Relacionamento com o Cliente

Atender bem nossos clientes e oferecer serviços de excelência é parte do nosso DNA. Sempre buscamos melhorias e soluções inovadoras. Além disso, devemos ter alguns cuidados:

  • Nunca solicitar dados ou informações além daquelas que são necessárias para formalização do contrato, cadastro e execução dos serviços.
  • Sempre utilizar os meios de comunicação oficiais da empresa (e-mail com domínio Cargo X e celular corporativo).
  • Sempre formalizar as negociações, se possível em contrato, e guardar o registro dessa formalização contendo no mínimo os preços, prazos e condições dos serviços contratados.
  • Negociar as propostas sempre dentro dos limites estabelecidos na política de precificação ou pelo gerente ou diretor da área e nunca aceitar condições diferentes sem a autorização expressa da Diretoria.
  • Não enviar informações confidenciais da empresa sem prévia autorização do Jurídico.
  1. Relacionamento com Fornecedores e Parceiros

Todas as contratações de fornecedores devem observar os princípios éticos e legais, garantindo que nossos fornecedores e parceiros representem sempre a melhor escolha para nossa empresa. A melhor escolha não é necessariamente a de menor preço – mas aquela que, considerando o escopo do serviço e produto, a capacidade técnica do fornecedor e o preço praticado, atendem da melhor forma as necessidades da Cargo X. Para isso, vale observar algumas boas práticas:

  • Procure ter uma base de comparação de outros fornecedores do mesmo produto e serviço. Dessa forma, é possível demonstrar que o preço contratado está adequado aos parâmetros de mercado.
  • Pesquise o histórico desse fornecedor, projetos que ele já realizou e clientes que ele atende.
  • As negociações devem ser formalizadas por meio de um contrato, revisado pelo Jurídico e assinado pelos representantes legais. Na contratação de softwares com termos de uso com aceite tácito ou por clique, é necessária a autorização de um representante legal para contratação e prévia revisão dos termos de uso pelo Jurídico. Exceções à celebração de contratos devem ser avaliadas e autorizadas pelo Jurídico.
  • Informe ao fornecedor como funciona o fluxo interno de compras.
  • Sempre que for necessário contratar um fornecedor sem ter uma base de comparação de preços, formalize o motivo pelo qual a pesquisa não foi possível (ex. fornecedor único, necessidade técnica específica, necessidade de cumprimento de regras de seguro).
  • Não aceite nem solicite qualquer tipo de benefícios, vantagens, bônus ou remunerações de fornecedores em benefício próprio. Brindes podem ser aceitos, desde que observadas as regras deste Código.
  • Os parceiros de negócio devem receber o Código de Conduta de Terceiros e estar de acordo com as regras e condutas da Cargo X descritas no referido documento.
  1. Representação da Empresa

Apenas os diretores indicados no Contrato Social da Cargo X ou quem tenha procuração específica podem representar a empresa. Isso significa que apenas essas pessoas podem firmar contratos e assumir compromissos em nome da empresa.

  1. Relacionamento com os Caminhoneiros e Transportadores

Os caminhoneiros são a essência do nosso negócio e fomentar parcerias íntegras e duradouras é fundamental. Para isso, algumas regras são importantes:

  • Nunca solicitar dados ou informações além daquelas que são necessárias para a formalização do contrato, cadastro e execução dos serviços. As informações coletadas devem sempre ser inseridas no sistema e não devem ser compartilhadas com colegas de trabalho não envolvidos naquele frete nem com terceiros.
  • Sempre utilizar os meios de comunicação oficiais da empresa (e-mail com domínio Cargo X e celular corporativo).
  • Sempre formalizar as negociações e guardar o registro dessa formalização contendo no mínimo os preços, prazos e condições negociados.
  • Negociar as propostas sempre dentro dos limites estabelecidos pelo gerente ou diretor da área e nunca aceitar condições diferentes sem a autorização expressa da Diretoria.
  • Não pagar ou receber comissões, prêmios, bonificações para ou de caminhoneiros e agenciadores. Todos os pagamentos devidos são feitos pela Cargo X, por meio do time de Contas a Pagar, nunca pelos colaboradores.
  1. Relacionamento com Órgãos Públicos

Não devemos firmar nenhum contrato ou acordo com qualquer entidade governamental para qualquer fim sem a aprovação prévia por escrito do departamento Jurídico e do departamento de Compliance. Isso inclui especificamente aceitar ofertas, contratos ou pedidos de compra para produtos e serviços.

O não cumprimento dessa exigência pode resultar em a Cargo X incorrer em significativas obrigações de conformidade e despesas relacionadas.

Você deve comunicar imediatamente à sua liderança ou ao Departamento Jurídico sobre todas as consultas de entidades.

Conduta e Medidas Disciplinares

Todo colaborador tem acesso ao nosso Código de Ética nos nossos canais oficiais. É esperado que todos os colaboradores entendam e sigam as condutas descritas neste Código e demais políticas, diretrizes e regras adotadas pela Cargo X.

Os colaboradores se comprometem a informar a seus parceiros comerciais, clientes, fornecedores e agentes públicos com quem interagem sobre as normas e os princípios éticos aqui contidos, para que sejam praticados em toda a sua cadeia de negócios.

Gestão de Consequências

O Comitê de Ética é responsável pela deliberação e aplicação de consequências aos desvios de conduta. As consequências decorrem da legislação trabalhista, civil e criminal aplicável a cada caso e das diretrizes previstas neste Código.

Desvios muito graves podem ensejar até a demissão por justa causa, além das consequências legais, como a reparação dos danos causados. Desvios de menor gravidade podem ensejar suspensões, advertências ou medidas educativas. Não é possível classificar exaustivamente todos os desvios.

Cada caso deverá ser analisado em suas especificidades.

Canal de Ética

Reportar nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, e para garantir o anonimato e um maior conforto, temos nosso Canal de Ética. Lá, se optar pelo anonimato, em nenhuma hipótese a identidade do usuário será revelada.

Como o canal é gerenciado por um fornecedor externo, nem o Compliance, nem a Diretoria e nem o time de Gente & Gestão terão como saber quem fez uma denúncia!

O Canal de Ética está disponível no site canaldeetica.com.br/cargox e por telefone: 0800 721 5953 - de segunda a sexta das 09:00 às 17:00. Lembre-se: temos o direito de ser respeitados e o dever de reportar desrespeitos.