Se você deseja atender às demandas dos clientes com segurança e ainda aumentar o nível de serviço logístico da sua empresa, é indispensável conhecer o papel dos agenciadores de frete.
Afinal, o transporte de cargas é uma das principais atividades do segmento logístico. Ao longo do tempo, esse mercado passou por diversas mudanças benéficas, como o surgimento de novas tecnologias e a expansão da globalização.
Em contrapartida, as exigências também se tornaram maiores. Cumprir prazos, reduzir custos e operar com segurança são somente alguns dos pontos essenciais para a satisfação do consumidor.
Hoje em dia, ainda é comum que os profissionais de logística confundam os agenciadores de frete com as transportadoras. No entanto, saber realizar essa distinção pode abrir um novo leque de possibilidades para a empresa.
Por isso, hoje abordaremos as diferenças entre transportadoras de carga e agenciadores de frete, conhecendo detalhadamente os serviços prestados por cada um deles. Continue lendo e esclareça suas dúvidas!
Transportadoras de cargas
Para que serve?
Como o próprio nome já diz, esse tipo de empresa tem a função de transportar mercadorias. Esses produtos pertencem aos seus clientes, que optam pelo transporte terceirizado.
Existem diversas transportadoras no mercado e cada uma tem suas particularidades. Por exemplo, enquanto algumas se especializam em cargas de alto risco, outras costumam transportar itens frágeis.
Além disso, as transportadoras operam com frota própria. Logo, seus veículos podem ser dos mais diversos tipos e capacidades.
Dessa forma, é de extrema importância encontrar aquela que se adéqua ao segmento de sua empresa. Alguns diferenciais também merecem ser levados em consideração, como o rastreamento de cargas.
Como funciona?
O primeiro passo — e geralmente o mais difícil — para contratar uma transportadora é pesquisar bastante. Não só para encontrar a mais adequada de acordo com as necessidades da empresa, mas também para garantir mais segurança. Portanto, as referências e indicações devem ser levadas em conta.
Depois, é o momento de catalogar todas as informações sobre a carga e entrar em contato com a transportadora, a fim de realizar a cotação de cargas. A partir daí, podem ser feitas negociações.
Quando o contrato é fechado, é hora de encarar todos os processos burocráticos — emissão de documentos, notas fiscais, pagamento de impostos etc. Alguns ficam por conta da transportadora e outros do embarcador.
Já as questões relativas às etapas de coleta e translado podem variar conforme a parceira contratada.
Quais são os benefícios?
A contratação de transportadoras pode trazer uma série de vantagens aos fluxos logísticos de um negócio.
Por se tratar de uma equipe especializada na atividade de transporte, essa escolha faz com que a entrega seja realizada de maneira mais ágil e efetiva.
Quando a prestadora de serviços ainda dispõe de recursos tecnológicos, os benefícios se tornam ainda mais significativos, melhorando o relacionamento com os clientes finais.
Os custos também são um grande atrativo, uma vez que manter uma frota própria ocasionaria gastos muito maiores.
Existe também a possibilidade de aperfeiçoar o controle financeiro, por meio das informações obtidas.
Agenciadores de frete
Para que serve?
Muitas empresas têm o objetivo de diminuir suas preocupações as atividades de transporte. E por meio da atuação dos agenciadores de frete isso se torna possível.
Esse tipo de parceiro é como uma ponte entre o embarcador e as transportadoras ou motoristas autônomos, auxiliando na busca pelo prestador de serviços mais adequado às necessidades do cliente.
Ou seja, os agenciadores de frete não são proprietários dos veículos que realizarão o transporte das cargas. Porém, eles mantêm uma rede ativa de transportadores terceirizados que podem ser utilizados para suprir as demandas do contratante.
Seu serviço é ideal para gestores envolvidos em muitas operações logísticas e que desejam controlá-las e organizá-las de maneira mais eficaz.
Como funciona?
A forma de atuação dos agenciadores de frete agiliza muitas etapas no processo de contratação de transportadoras.
No momento da contratação, o embarcador fornece um panorama detalhado sobre a empresa. Detalhes sobre a carga, necessidades de distribuição e recursos desejados são algumas informações que devem ser apresentadas.
Com esses dados em mãos, o agenciador passa a trabalhar para encontrar a transportadora ideal para o cliente e otimizar suas rotinas de transporte.
O papel dos agenciadores de frete se estende por toda a relação do embarcador com a prestadora de serviços, realizando um intermédio que transmite maior segurança e confiabilidade.
Quais são os benefícios?
Os agenciadores de frete têm conquistado um espaço cada vez maior na rotina de transporte de diversas organizações. Tudo isso graças às vantagens competitivas que podem proporcionar.
A abrangência desse tipo de operação é muito grande, permitindo um atendimento direto em todas as regiões do país. Esse fator garante agilidade e o cumprimento de prazos.
Outro ponto fundamental é a economia, afinal, o transporte mediado por agenciadores que dispõe de recursos tecnológicos consegue promover o aproveitamento de espaços vazios e rotas ociosas.
Independentemente do tamanho tipo ou do volume da carga, esse tipo de parceria é uma grande garantia de atendimento às demandas do cliente.
Diferenças entre transportadoras e agenciadores de frete
Agora que você já conhece os principais conceitos e aplicações de ambos, suas diferenças se tornaram mais claras.
Embora se trate de duas prestadoras de serviço regulamentadas que se dedicam ao ramo logístico, os agenciadores de frete se encaixam no ramo de consultoria.
As transportadoras possuem uma frota própria, o que implica em limitações quanto ao suprimento de demandas do embarcador. Já os agenciadores podem contar com uma rede composta por diversos transportadores. Isso garante maior flexibilidade, tanto em questões geográficas, quanto econômicas.
Resumindo, essas prestadoras de serviço não são completamente opostas entre si. Transportadoras são essenciais para que os agenciadores consigam atender os clientes da melhor maneira possível. No fim, todas as partes saem ganhando.
Por mais que esses termos possam parecer semelhantes, os serviços oferecidos pelas transportadoras e pelos agenciadores de frete são bem distintos. Contudo, eles se complementam, assegurando maiores benefícios ao cliente. Sendo assim, a inovadora integração entre ambos consegue proporcionar mais qualidade e eficiência às operações de distribuição, além de contribuir para a profissionalização do setor logístico.
Este artigo esclareceu suas dúvidas sobre a diferença entre transportadoras e agenciadores de frete? Para ficar por dentro de todas as nossas atualizações de conteúdo, nos siga nas redes sociais — Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.