ferramentas de logística
Logística

Veja quais são as ferramentas que todo profissional de logística deve conhecer

O setor de logística é, hoje, um dos mais importantes em qualquer empresa. Afinal, ele é essencial para garantir que o consumidor fique satisfeito com o processo de compra. Para que funcione bem, o departamento deve ter profissionais e ferramentas de logística que permitam administrar as operações e as rotinas da área.

Para levar o trabalho a níveis mais altos, é preciso estar atento às tendências do segmento. É assim que a organização pode se destacar da concorrência. Boa parte das ferramentas de logística atuais tem influência da tecnologia, já que ela é uma das grandes aliadas das empresas, principalmente na otimização de processos.

Não é só isso, porém: essas soluções podem ser úteis em outras atividades. É o caso, por exemplo, da coleta dos dados vindos das atividades empresariais, que ajudam nas estratégias de negócio das companhias.

O profissional de logística deve, então, conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis para o setor. São elas, afinal, que permitem organizar, otimizar e aproveitar as informações dos mais diversos setores de forma a tornar a logística mais aprimorada. Confira, a seguir, as principais delas.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O sistema ERP é o responsável por integrar as informações dos vários setores da companhia, bem como de seus fornecedores, de forma a fornecer uma visão mais ampla da organização. Todos esses dados ajudam nas tomadas de decisão, tornando-as mais estratégicas.

Na logística, o ERP integra, por exemplo, o estoque aos setores de vendas e compras. Com isso, fica mais fácil fazer a reposição de produtos quando forem comprados e, consequentemente, saírem do estoque. Na prática, portanto, é um banco de dados que é acessado por todos e usado de acordo com a necessidade.

Customer Relationship Management (CRM)

Na cadeia de processos logísticos, a satisfação do cliente deve ser prioridade, já que é essencial para o sucesso da organização. É aí que uma solução de CRM pode ajudar. Ela coleta e armazena dados sobre as interações entre a empresa e o consumidor.

Essas informações ajudam a prever demandas e necessidades do público-alvo para que a empresa se antecipe e atenda a essas expectativas. E mais: com o CRM, é possível personalizar o relacionamento com o cliente, de forma a aproximar e melhorar esse contato.

Controle de processos

O grande volume de dados produzido pela logística diariamente é quase impossível de ser administrado manualmente. Para fazer o acompanhamento das rotinas e o controle de informações, vale a pena ter uma solução de Business Intelligence (BI).

Gestão de frotas

Com o nível de exigência da clientela cada vez mais alto e a necessidade constante de reduzir custos, ter um software de gestão de frotas permite uma melhor integração entre empresas e fornecedores. Além disso, fica mais fácil fazer o controle operacional dos veículos — para avaliar o consumo de combustível e até programar a manutenção preventiva.

Caminhões inteligentes

Caminhões constantemente conectados são uma das tendências do segmento. Eles podem, assim, se comunicar tanto com outros veículos quanto com a própria organização — isso facilita a troca de informações em tempo real e permite obter dados sobre a localização, o status do transporte e possíveis ocorrências.

Rastreamento

Rastrear o processo de entrega mudou completamente a logística, pois garante comodidade, segurança e confiabilidade para todos os envolvidos no processo. Isso acontece graças aos recursos usados para monitorar a mercadoria durante todo o percurso e oferecer informações em tempo real. Com esse acompanhamento, é possível identificar ocorrências e encontrar soluções mais assertivas em menos tempo.

Aplicativos

Um dos principais itens da logística é a comunicação. Por isso, é crucial que todos os envolvidos estejam em contato durante o processo logístico. Assim, a equipe externa pode ter acesso ao sistema a qualquer hora e de qualquer lugar tanto para reportar detalhes da viagem quanto para comunicar ocorrências.

Integração com transportadoras

Especialmente quando o assunto é e-commerce, 90% das entregas nacionais são feitas pelos Correios. Uma tendência é o desenvolvimento de softwares e aplicativos que permitam integrar as lojas virtuais a outros fornecedores para, assim, ampliar as opções de entrega.

Gestão de estoque

A logística está diretamente relacionada ao estoque e seu armazenamento. Por isso, os softwares de gestão de estoque são fundamentais para que o profissional tenha informações precisas sobre a real situação dos itens disponíveis no depósito. Isso ajuda a evitar a indisponibilidade ou o excesso de produtos, por exemplo.

Transportation Management System (TMS)

Muito útil para transportadoras, esse sistema auxilia o trabalho de controle de informações relativas a fretes, entregas, eficiência de motoristas e veículos, roteiros de viagens, rastreamento de produtos e até a emissão de documentos fiscais das cargas.

No TMS, é possível ter um panorama completo dos custos relacionados à logística, graças à integração e ao controle mais preciso da operação. E ele ainda tem a vantagem de facilitar a conclusão de algumas tarefas burocráticas, como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Warehouse Management System (WMS)

O gerenciamento de armazéns engloba os setores de recebimento, separação, armazenamento e expedição de mercadorias. Uma solução de WMS é um software que permite controlar todo tipo de informação de estoque importante para a empresa.

Ele ajuda a equipe de logística a ter controle total do armazém para que, quando preciso, seja mais fácil localizar de forma exata as mercadorias. Isso reduz o tempo gasto em movimentações, bem como os erros de expedição, o que tem impacto direto na velocidade e na produtividade na preparação de pedidos.

E não para aí: o sistema auxilia a rotação dirigida de itens, as condutas inteligentes de coleta e a consolidação automática das informações. Para completar, ele compila dados específicos do estoque, como o tempo que um produto permanece nas prateleiras, e confere informações.

Em resumo, as ferramentas de logística são essenciais para o bom desempenho de qualquer empresa nesse segmento. Isso porque, cada vez mais, a otimização de processos tem se tornado realidade e se estabelecido como diferencial competitivo.

Já está preparado para usar essas soluções e ajudar a logística da sua empresa a se destacar ainda mais? Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas ferramentas.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
rastreamento de cargas

Conheça as principais tecnologias para rastreamento de cargas

Uma das maiores preocupações de uma empresa que transporta cargas é manter a segurança das mercadorias que estão sendo encaminhadas. […]

Categoria: Logística
Mais
software de gestão no setor de logística

Software de gestão no setor de logística: afinal é uma boa ideia?

Muitos gestores se questionam se vale mesmo a pena investir em um software de gestão no setor de logística. Em […]

Categoria: Logística
Mais
10-ferramentas-digitais-para-profissionais-de-logística

10 ferramentas digitais para profissionais de logística

O uso de ferramentas digitais de logística contribui com melhorias tanto para a rotina de profissionais quanto das empresas. Por […]

Categoria: Logística
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também