Garantir um bom networking no setor de logística é importante para manter boas relações, trocar experiências, aumentar o aprendizado, conseguir oportunidades de emprego, entre outros benefícios que podem ser aproveitados por vários profissionais. Porém, para isso não basta criar uma lista imensa de contatos: também é preciso saber gerenciá-los.
Pensando nisso, resolvemos elaborar o artigo de hoje e falar sobre alguns aspectos que são importantes na hora se conhecer as pessoas e se relacionar com elas. Quer saber mais sobre o assunto e ampliar e otimizar a sua rede? Então continue conosco e confira agora mesmo!
Isso vale tanto para eventos maiores, como feiras, palestras e workshops, quanto para situações menores — a que muita gente não dá valor —, como confraternizações entre unidades, reuniões, treinamentos, entre outras. Isso vale especialmente para profissionais que não têm tantas oportunidades de comparecer aos acontecimentos externos.
Para aproveitar ainda mais essas oportunidades, vale a pena fazer uma lista com os tipos de profissionais que estarão presentes, com quais deles você deseja iniciar um contato, tentar obter informações prévias sobre eles e elaborar uma conversa que aborde os interesses em comum.
Dessa forma, consegue-se aproveitar melhor o tempo disponível fazendo contato com pessoas que são realmente relevantes para o seu objetivo, em vez de tentar abordar uma quantidade considerável de profissionais — nesse caso, vale lembrar da máxima que diz que quantidade não é sinônimo de qualidade.
Manter-se atualizado e buscar por capacitação constantemente é uma exigência do mercado. Nenhuma empresa quer contar com profissionais obsoletos, seja na hora de contratar, seja com os colaboradores já contratados — e é por isso que muitas delas fazem parcerias concedendo bolsas de estudo ou investem em determinados cursos, por exemplo.
Sendo assim, além de aproveitar esses momentos para ampliar os conhecimentos, também é importante pensar em desenvolver o networking, principalmente se for em uma turma em que há bastantes pessoas desconhecidas.
O LinkedIn é uma rede social voltada para contatos profissionais e muito importante dentro desse contexto, apesar de não ser tão difundida como o Facebook, por exemplo. Isso quer dizer que criar e planejar um perfil profissional nessa rede é uma excelente oportunidade para desenvolver o seu networking no mercado de logística.
Porém, para que o seu perfil realmente alcance o potencial para ampliar e ajudar a melhorar a sua rede de contatos, é necessário tomar alguns cuidados básicos, como:
Além disso, sabe todos aqueles cartões que você recebeu nos eventos dos quais participou? Essa é uma boa hora para revisar cada um deles e tentar ativar esses contatos por meio do LinkedIn — gerando ainda mais visibilidade para você.
Existe um ditado que fala que "quem não é visto não é lembrado", e ele também vale para o networking. De nada adianta ter uma rede ampla, se você mantém contato com poucos profissionais.
Nesse sentido, vale a pena compartilhar um artigo relevante, uma nova notícia importante sobre o mercado e trocar informações que são úteis para o outro. O LinkedIn também pode ajudar nessas horas e você pode aproveitá-lo para publicar artigos — que podem, ou não, ser de sua autoria (lembrando de dar os créditos quando não forem escritos por você).
Porém, também vale lembrar que de nada vale ter muitas conexões se nenhuma delas sabe quem você é e o que faz. Por isso, é importante manter relacionamentos de relevância. Em outras palavras, você pode até não conhecer as outras pessoas pessoalmente, mas deixar de interagir com elas é um dos maiores erros na hora de gerenciar seu networking.
O marketing pessoal tem relação direta com a imagem que você projeta para os outros, ou seja, são as estratégias que você adota que farão com que as pessoas te enxerguem de forma positiva — ou negativa, dependendo do seu posicionamento.
Isso quer dizer que você precisa se preocupar com a forma como se apresenta para os outros, com a comunicação adequada, as vestimentas, a proatividade, a forma como você se projeta, entre outras características pessoais.
Portanto, podemos dizer que, quanto mais você investir em melhorar o seu marketing pessoal, mais eficiente será o seu contato com as pessoas e a ampliação do seu networking no mercado de logística.
O relacionamento interpessoal é outro aspecto fundamental no meio profissional. Para que você consiga se relacionar com outras pessoas, é necessário que haja recorrência nos contatos. Ou seja, as outras comunicações que você tiver com os outros profissionais são tão importantes quanto a primeira.
Portanto, o mesmo esforço que você emprega para iniciar uma conversa com outro profissional deve ser dedicado para manter o contato ativo e aproveitar as oportunidades quando elas surgirem — e isso vale tanto para ser ajudado quanto para ajudar outras pessoas que possam precisar de você.
Engana-se quem acredita que um networking eficaz seja baseado apenas em profissionais de cargos mais altos. Essas pessoas têm, de fato, muita relevância e influência no mercado, mas não são as únicas que podem contribuir para que você amplie seus conhecimentos e absorva novas experiências.
Sendo assim, vale a pena se relacionar, também, com subordinados, pessoas de cargo semelhante, profissionais mais jovens e mais velhos, entre outros. Dessas relações, podem surgir boas parcerias, oportunidades de negócio, novas amizades e muito aprendizado.
Como podemos ver, o networking no mercado de logística é essencial para que os profissionais se destaquem e alcancem reconhecimento. Ele pode ser feito de forma simples, mas deve sempre ser gerenciado com o mesmo cuidado e empenho de quando se conquista uma nova conexão.
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