CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Veja como o big data é aplicado às operações de logística

Veja como o big data é aplicado às operações de logística

Artigos

big data

Escrito por Ana Beatriz

Data: 01/11/2017

A aplicação do big data na logística pode trazer grandes benefícios para o setor no que diz respeito à mineração de dados. Isso se torna possível graças à quantidade massiva de dados que são gerados pelos fluxos de produtos, informações e serviços. Assim, podemos dizer que existem muitas informações que não são bem exploradas, mas que têm grande potencial de ajudar a gerar mais eficiência para o setor.

No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios que a ferramenta proporciona para as operações logísticas e como elas afetam o negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

Aumento da eficiência operacional

O big data permite analisar um volume massivo de dados, possibilitando a geração de conhecimento sobre os mais diversos aspectos operacionais. Dessa forma, torna-se possível alcançar eficiência operacional, à medida que o gestor consegue ter uma base sólida que contribui para a melhoria dos processos e desempenho, aumento da qualidade, redução de erros e necessidade de retrabalho, entre outras otimizações que garantem fluxos de trabalho mais eficientes.

Maior previsibilidade das demandas sazonais

Um dos principais objetivos da gestão de estoque é conseguir equilibrar as quantidades disponíveis com a demanda, ao mesmo tempo em que se mantém os produtos nos níveis mais baixos possíveis, visando ganhar em eficiência e redução de custos. Em outras palavras, a ideia é manter pequenas quantias, mas o suficiente para garantir o atendimento dos pedidos — evitando faltas e excessos.

Nesse sentido, o monitoramento das informações operacionais por meio do big data permite controlar fluxos mais críticos como a necessidade de reposição, perdas de materiais e indicar quais itens possuem maior procura em determinados períodos do ano.

Com isso, torna-se possível aumentar a previsibilidade sobre aumentos sazonais e a necessidade de armazenamento de quantidades maiores. A principal vantagem disso é: a possibilidade de os centros de distribuição se programarem para o aumento da movimentação (sem que haja colapso na operação) e evitarem questões como a falta de produtos no estoque, o que causaria ruptura.

Melhora nas entregas “last mile”

Um dos grandes desafios da gestão de transportes atualmente é realizar as entregas “last mile”, ou seja, a última milha. O problema está concentrado em dois pontos fundamentais: a viabilidade do transporte e os custos para levar a mercadoria até o cliente final.

Entretanto, é possível aproveitar a aplicação do big data na logística e usar o potencial dessa ferramenta para identificar os padrões de entregas nas regiões e garantir maior eficiência da frota. Isso se torna ainda mais relevante quando se une aos dados gerados por meio de softwares de roteirização, que fornecem informações importantes como o consumo de combustível e a eficiência da distribuição.

A partir daí, o gestor consegue reconhecer a necessidade de diversificar a frota (tamanho dos veículos), por exemplo, e aprimorar a elaboração dos percursos, sempre com foco na eficiência e na satisfação dos clientes.

Modelagem das redes de distribuição

Por falar em distribuição, também é possível alcançar benefícios no planejamento que envolve essa área. Com base nos dados a respeito de todas as entregas que foram realizadas e na localização geográfica dos clientes consegue-se saber quais regiões possuem um volume maior de envios, identificar padrões de demanda e as melhores redes para atender o fluxo de envios.

Dessa forma, o gestor pode usar o conhecimento gerado para planejar novas redes de distribuição, tomar decisões que ajudem a aumentar a agilidade dos serviços e a redução dos custos operacionais e ainda encontrar meios de conciliar os objetivos organizacionais com o atendimento às necessidades dos clientes.

Mais informações sobre a cadeia de suprimentos

Até pouco tempo atrás, muitas empresas não se preocupavam com a gestão de seus fornecedores e transportadoras, que, por sua vez, não acompanhavam o atacadista, que também não entendia como funcionavam as operações do varejista. Hoje, a logística evoluiu e o conceito de Supply Chain Management está cada vez mais em ênfase.

É por meio dessa gestão da cadeia de suprimentos que se alcança a integração entre todos os players envolvidos e se estabelece relações de verdadeira parceria. Assim, todos possuem uma visão macro a respeito do fluxo de ponta a ponta, com informações que são fornecidas por todos: desde o fornecedor primário até a transportadora que realiza a entrega para o cliente final.

A mineração de dados por meio do uso do big data permite que mais informações sejam compartilhadas, abrindo um leque ainda maior de oportunidades de análises voltadas para a melhoria dos processos e de repassar informações importantes para os clientes a respeito dos seus pedidos.

Assim, por exemplo, se existe algum problema que gera atraso lá no fornecedor e pode impactar na entrega, os consumidores afetados podem receber essas atualizações e terem suas expectativas equilibradas — ainda que o transtorno do descumprimento do prazo exista, a empresa consegue transmitir a ideia de transparência nos negócios, o que ajuda a garantir confiabilidade.

Melhoria na experiência do cliente

A experiência que o cliente possui com uma empresa pode ser determinante para o sucesso do negócio no mercado. Garantir que o atendimento seja diferenciado e satisfazer as necessidades do seu público é sinônimo de fidelização, lealdade à marca e, possivelmente, a conquista de novos consumidores em potencial — visto que a opinião positiva de quem já fez boas compras pode impulsionar outras pessoas a conhecerem o serviço.

Nesse sentido, a aplicação do big data na logística pode ajudar a antecipar falhas, diminuir o custo do frete, agilizar o embarque e o envio dos itens, melhorar a qualidade e ainda oferecer um serviço com qualidade superior à dos concorrentes. Porém, é necessário lembrar que, para isso, deve-se investir em recursos de TI e acompanhar indicadores de desempenho (KPIs) constantemente.

Redução de custos

Por fim, outra grande vantagem de se investir em big data é que o cruzamento de dados dos processos permite que o gestor alcance um panorama sobre as atividades e consiga identificar os gargalos que precisam ser corrigidos, as oportunidades de melhorias e focar no ganho de eficiência. Com todas as mudanças que podem ser implementadas, é seguro dizer que se torna possível tornar a logística enxuta e reduzir os custos operacionais.

Como podemos ver, a aplicação do big data na logística garante diversos benefícios para as empresas, que vão desde questões mais operacionais (como a organização do estoque) até a tomada de decisões mais estratégicas, que envolvem até a cadeia de suprimentos.

Assine a nossa newsletter agora mesmo e continue acompanhando outros conteúdos como esse, em primeira mão!

Frase do banner: "Acabe com a ociosidade da frota e reduza custos"

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Mulher confere mercadoria com ordem de coleta de carga em mãos. + Mais detalhes

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

É comum, no processo logístico, que as transportadoras façam a retirada da carga diretamente nas instalações da empresa (remetente). Nessa situação, os motoristas podem ter que apresentar a Ordem de Coleta de Carga para concluir o procedimento.  Apesar de o documento não ser obrigatório em todo o território (apenas em alguns estados, como MG, SP […]

Loja vermelha ilustra o segmento de strip malls. + Mais detalhes

Strip malls: aprenda o que são

Você já ouviu falar no termo strip malls? O conceito vem ganhando destaque no cenário brasileiro devido à praticidade oferecida ao consumidor que deseja otimizar o seu tempo. Em relação aos empresários, investir nesse tipo de ponto de venda representa vantagens que podem colocar sua marca em uma posição privilegiada no mercado. Continue a leitura […]

Caminhão de frete e celular em uma mão ilustram a transportadora digital. + Mais detalhes

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

A transportadora digital é aquela que sabe aproveitar, ao máximo, a tecnologia na operação. As principais vantagens disso são a economia financeira e a agilidade nas tarefas, gerando mais eficiência. Toda a cadeia logística é impactada pela prática, uma vez que há mais facilidade de busca e de acesso a mercadorias, pronto atendimento, além de […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

08/08/2022 - 06:05 am

A aplicação do big data na logística pode trazer grandes ...

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

08/08/2022 - 06:05 am

A aplicação do big data na logística pode trazer grandes ...

Strip malls: aprenda o que são

Strip malls: aprenda o que são

08/08/2022 - 06:05 am

A aplicação do big data na logística pode trazer grandes ...

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

08/08/2022 - 06:05 am

A aplicação do big data na logística pode trazer grandes ...

Atraso na entrega: as principais causas e como evitá-las

Atraso na entrega: as principais causas e como evitá-las

08/08/2022 - 06:05 am

A aplicação do big data na logística pode trazer grandes ...

POSTS RELACIONADOS

Mulher confere mercadoria com ordem de coleta de carga em mãos. + Mais detalhes

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

É comum, no processo logístico, que as transportadoras façam a retirada da carga diretamente nas instalações da empresa (remetente). Nessa situação, os motoristas podem ter que apresentar a Ordem de Coleta de Carga para concluir o procedimento.  Apesar de o documento não ser obrigatório em todo o território (apenas em alguns estados, como MG, SP […]

Loja vermelha ilustra o segmento de strip malls. + Mais detalhes

Strip malls: aprenda o que são

Você já ouviu falar no termo strip malls? O conceito vem ganhando destaque no cenário brasileiro devido à praticidade oferecida ao consumidor que deseja otimizar o seu tempo. Em relação aos empresários, investir nesse tipo de ponto de venda representa vantagens que podem colocar sua marca em uma posição privilegiada no mercado. Continue a leitura […]

Caminhão de frete e celular em uma mão ilustram a transportadora digital. + Mais detalhes

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

A transportadora digital é aquela que sabe aproveitar, ao máximo, a tecnologia na operação. As principais vantagens disso são a economia financeira e a agilidade nas tarefas, gerando mais eficiência. Toda a cadeia logística é impactada pela prática, uma vez que há mais facilidade de busca e de acesso a mercadorias, pronto atendimento, além de […]

CargoX
Icone Rua Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2022 Cargo X. Todos os direitos reservados.