Veja como a logística reversa pode ajudar o seu negócio

| 11/02/2020 - 02:02
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Na atualidade, o conceito de logística reversa é muito difundido e recomendado. É um tema ambientalmente correto, que pode e deve ser aplicado por empresas cujos gestores pretendam desenvolver uma economia sustentável.

Muitas empresas são realmente obrigadas a adotar a logística reversa em função das atividades que desenvolvem e dos produtos com os quais trabalham. No entanto, mesmo as que não tem isso como obrigatoriedade deveriam começar a pensar em adaptar o seu negócio, pois ela já está se tornando fator de decisão de compra para os consumidores.

A logística reversa pode, inclusive, contribuir para o desenvolvimento da empresa em níveis competitivos e econômicos. Veja mais sobre o assunto!

 

O que é a logística reversa

A logística reversa também é chamada de logística reversível. A sua função é lidar com o fluxo físico dos produtos que a empresa produz/comercializa em um percurso contrário ao que ele tomou inicialmente, ou seja, do ponto de consumo ao ponto de origem.

As primeiras definições sobre o assunto apareceram na década de 1970. Contudo, o seu desenvolvimento é algo relativamente recente, sendo que ela é muito utilizada na maioria das empresas, especialmente no setor de serviços.

A logística reversa atua de maneiras diferentes. Pode recolher certas mercadorias devido a problemas como defeitos, erros no envio ou desistência da compra. Além disso, pode direcionar um produto inutilizado para a destinação mais apropriada, como a reciclagem.

Ela é também um requerimento especialmente para os e-commerces que, com o intuito de reduzir a insegurança de compra, devem proporcionar a possibilidade de devolução das mercadorias.

A logística reversa como parte integrante da empresa

Considerando a hierarquia dos processos desenvolvidos no âmbito da corporação, a logística reversa pode ser considerada como parte integrante do fluxo logístico de um negócio, que envolve o gerenciamento dos recursos materiais, humanos e financeiros da empresa.

Para controlar o fluxo de retorno do produto, as empresas devem definir uma política de troca e devolução apropriada, respeitando o perfil do negócio e as necessidades do consumidor.

O cliente deve ficar satisfeito com a política instituída pela empresa, convencido de que realmente não foi prejudicado e que a sua compra valeu a pena, ainda que tenha sido necessária a troca ou a devolução do produto.

Para compreender melhor a política de troca e devolução, consideremos o exemplo da Walmart, a maior empresa de varejo do mundo. Essa organização dispõe sobre dois casos para que a logística reversa seja aplicada:

  • troca de produtos com defeito;
  • arrependimento da compra (devolução).

No primeiro caso, a troca é efetuada conforme o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Porém, o produto será trocado somente se o vício ou defeito for efetivamente constatado. Além da troca propriamente dita, a empresa pode oferecer o vale-troca para ser usado em compras posteriores ou a devolução do dinheiro.

No segundo caso, o produto pode ser devolvido se não for constatado o uso ou a destruição parcial ou integral dele. Em ambos os casos, o prazo para manifestação do cliente é de até 7 dias a contar da data do recebimento.

A logística reversa pode reduzir os custos e otimizar os ganhos

Um sistema bem organizado de logística reversa, com pontos estratégicos para devolução e troca, ajuda a empresa a reduzir custos com transportes, armazenagem e outros pontos importantes.

Além da redução desses custos, a logística reversa pode ajudar a economizar dinheiro e até melhorar os lucros de outras formas:

  • a substituição, a reutilização, ou mesmo a reciclagem dos produtos gera economia dos recursos financeiros e também dos recursos ambientais;
  • a reparação e refabricação de produtos ajuda a reduzir custos com compras e outras coisas e possibilita uma maior margem de lucro.

Além disso, a redução de custos é observada também na diminuição das queixas e dos processos dos clientes. Quando a empresa oferece um sistema de logística reversa eficiente, os clientes certamente se sentem beneficiados e mais confiantes em adquirir os seus produtos/serviços.

O que hoje é tratado como caro poderá ser lucrativo em médio, longo ou mesmo curto prazo. Empresas que praticam a logística reversa podem aumentar as vendas devido à melhoria no nível de atendimento (troca e devolução praticadas em tempo hábil e a custos menores para o cliente).

Nessa equação, é preciso também acrescentar todas aquelas pessoas que, ao verificar que a empresa não tem uma política de logística reversa, desistem da compra. Ou seja, além de reduzir custos, esse processo ajuda no próprio processo de vendas, o que aumenta a lucratividade do negócio.

A vantagem ambiental é outro benefício

A empresa que aplica a logística reversa em seu ciclo operacional também é uma grande beneficiária do meio ambiente. E, ao mesmo tempo em que a empresa beneficia o meio ambiente, ela também beneficia a si mesma.

Ela consegue solucionar problemas de descarte de materiais, diminuindo a poluição e os desperdícios (reciclagem, reutilização de materiais, recuperação de produtos, produção de embalagens retornáveis).

A empresa melhora a sua imagem corporativa

A demanda pela aplicação de processos de logística reversa representa um grande diferencial competitivo, fazendo com que o seu negócio se destaque entre os concorrentes.

O desenvolvimento de um sistema de logística reversa e de uma política de troca e devolução apropriadas contribui para o marketing da empresa. Ninguém quer perder dinheiro e todos desejam receber produtos de boa qualidade e ter a possibilidade de desistir da compra.

As embalagens retornáveis, por exemplo, permitem que a empresa se posicione de forma ambientalmente correta diante da sociedade e, com isso, ela acaba agregando valor à sua imagem e crescendo em conceito diante dos consumidores.

Muitos clientes procuram somente os serviços e produtos das empresas sustentáveis. Mais que comprar nessas organizações, eles as divulgam, realçando as suas qualidades de empresa ecologicamente correta.

Em uma pesquisa feita pela Union + Webster, foi evidenciado que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas que se preocupam com o meio ambiente, e 70% informaram que não se importam em pagar um pouco mais para isso.

Como implantar a logística reversa em sua empresa

Para implantar a logística reversa, é preciso efetuar um planejamento com bases bem definidas e operar com infraestrutura de boa qualidade.

A empresa vai necessitar de uma estrutura complexa, capaz de recolher, guardar e tratar os materiais. É preciso desenvolver uma rede de distribuição de logística reversa integrada com as demais operações logísticas desenvolvidas na organização.

Outros aspectos a serem considerados em um sistema eficiente de logística reversa são a necessidade de rastreamento e inventário de todos os materiais, bem como um sistema de armazenagem e de distribuição especiais.

Aquelas empresas que trabalham com embalagens retornáveis devem dispor de um sistema de armazenagem apropriado, por exemplo.

Os custos com transporte são um aspecto essencial no processo de devolução. Produtos menores podem ser devolvidos pelos Correios. Para produtos maiores, é necessária a utilização de veículos próprios ou dos serviços de transportadoras.

No caso de devolução por arrependimento da compra, o próprio cliente pode se responsabilizar pelos custos de reenvio. Entretanto, é possível implementar pontos estratégicos de coleta, facilitando a devolução para o cliente e o recebimento pela empresa.

Algumas empresas permitem que a devolução seja realizada em qualquer ponto de venda da empresa ou em pontos de venda de empresas parceiras, otimizando os processos logísticos.

O investimento inicial é relativamente elevado. Isso pode gerar certas suspeitas da parte dos gestores, que considerarão que a logística reversa consiste em mais custos para o negócio, onerando o caixa e desequilibrando as finanças.

Mas essa é uma visão equivocada, tendo em vista todos os benefícios, a redução de custos e todas as reclamações evitadas, como já citamos neste artigo.

Logística reversa como melhoria do processo produtivo

Há dois aspectos principais nos quais a logística reversa pode influenciar a melhoria e a evolução do processo produtivo.

O primeiro se refere ao melhor aproveitamento de recursos. Com fluxos de logística reversa, a empresa tem a oportunidade de economizar dinheiro com o retorno dos resíduos, por exemplo, como é o caso do papelão, que pode até retornar como uma nova embalagem de papel reciclado.

As empresas tendem a consumir diversos materiais que podem ser retornados, principalmente em grandes indústrias. Alguns exemplos são o papelão e o papel utilizados nas embalagens, os pallets de madeira, os resíduos que saem das máquinas, entre outros.

Todos esses podem ser retornados aos seus produtores, que darão a destinação correta ou reutilizarão a matéria prima, fazendo com que a economia de recursos também traga benefícios ao meio ambiente.

Além disso, se o fluxo estiver bem organizado e o planejamento de fretes estiver sincronizado com a logística reversa, os fretes de retorno podem ser utilizados. Isso evita que os veículos rodem vazios e que custos com ociosidade sejam gerados.

A Cargo X pode ajudar você

Uma das grandes preocupações que a logística reversa causa é a criação de sinergia entre a necessidade de diferentes empresas de transporte na hora de otimizar as rotas.

Pensando nessa dificuldade, a Cargo X criou a solução que tem o objetivo de reduzir essa dificuldade. O conceito de Marketplace para fretes, o Cargo Force, lançado pela empresa, propõe uma ferramenta inovadora que conecta empresas, transportadoras e motoristas.

Funciona da seguinte forma: a empresa que deseja fazer o transporte informa o produto que precisa ser transportado, os locais de coleta e o destino. Dessa maneira, a carga fica disponível para os mais de 20 mil transportadores disponíveis no marketplace.

A logística reversa já se tornou um pré-requisito dos consumidores, seja para o bem do meio ambiente, seja para um melhor atendimento, ao proporcionar a possibilidade de devoluções. Além disso, ela já faz parte da estrutura de grande parte dos negócios. Você não vai ficar de fora, vai?

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Redação Cargo X
11/02/2020 - 02:02

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