Veja como fazer o transporte de embalagens da melhor forma possível

Artigos

Escrito por

Data: 16/10/2019

Cada vez mais, a embalagem de um produto faz parte da experiência do cliente. O consumidor espera que as marcas produzam pacotes com bom design e, acima de tudo, que essas embalagens cheguem até ele sem avarias. Para isso, é fundamental que o transporte de embalagens seja feito da forma correta.

Produtos embalados em caixas amassadas ou rasgadas, por exemplo, podem ser rejeitados pelos consumidores, que temem que objeto dentro dos pacotes também esteja danificado. Tomar os cuidados certos durante o transporte de embalagens pode eliminar o desperdício de tempo, dinheiro e mercadorias.

Para ajudar as transportadoras e caminhoneiros a evitar esses prejuízos, explicamos neste texto o que pode ser feito por cada parte envolvida na cadeia de transporte para evitar avarias nos pacotes e maximizar a satisfação dos clientes. Boa leitura!

Qual a importância de um transporte de embalagens adequado?

Conscientes do nível de exigência do mercado consumidor, lojistas e distribuidoras de produtos estão sempre atentos à integridade das embalagens. Um pacote danificado, mesmo que o produto dentro dele esteja em perfeitas condições, não está apto a ser exibido nas prateleiras de uma loja, o que pode forçar a venda do exemplar por um preço abaixo do mercado.

No caso dos lojistas virtuais, a embalagem com avarias pode ser recusada pelo comprador já no momento da entrega a domicílio, causando prejuízo financeiro e para a reputação do comerciante.

Da mesma forma, as transportadoras e caminhoneiros responsáveis por abastecer as lojas têm prejuízo financeiro grave quando a carga de embalagens sofre avarias e é recusada pelos comerciantes. As mercadorias têm que ser estornadas às custas da transportadora, e a falta de qualidade na entrega causa a perda de oportunidades futuras de negócio.

Quais cuidados devem ser tomados para evitar avarias nas embalagens?

Para que a embalagem seja entregue perfeita ao consumidor final, toda a cadeia de transporte deve prezar por boas práticas no cuidado com a carga.

Desde o momento que o carregamento é acomodado dentro do caminhão, passando pelo trajeto de um ponto a outro, até chegar ao destinatário, cada colaborador envolvido deve fazer sua parte para garantir a melhor qualidade do processo.

Cuidados na embarcação

Responsável por manejar a carga até o caminhão e acomodar o carregamento na carroceria, o embarcador deve tomar cuidados específicos para garantir que as embalagens não sejam danificadas durante o transporte.

As boas práticas do transporte de embalagens devem começar antes mesmo das mercadorias estarem no baú caminhão. Para evitar que surjam pequenos danos e desgastes na embalagem do produto, é recomendado que o embarcador utilize empilhadeiras revestidas. Dessa forma, é possível evitar que a estrutura metálica da ferramenta entre em contato direto com os pacotes e cause escoriações.

Outra prática fundamental de responsabilidade do embarcador é investir corretamente nas embalagens protetivas exteriores. Essas embalagens adicionais foram criadas para envolver a embalagem original do produto, não deixando que possíveis choques e atrito durante o transporte de caminhão causem danos a ela.

Também se deve prestar atenção na forma como as embalagens de produtos frágeis são empilhadas, levando em conta, por exemplo, o peso que os pacotes colocados no topo exercem sobre os que são acomodados abaixo.

Cuidados do caminhoneiro durante o transporte

A qualidade da condução do caminhão também impacta diretamente na condição em que as embalagens estarão quando forem descarregadas e recebidas pelo consumidor. O caminhoneiro deve prezar pela condução defensiva, tomando cuidado com freadas bruscas, de modo a evitar que a carga se mova dentro do baú.

Nesse sentido, também é importante planejar todo o trajeto, optando pelas estradas em melhor condição, evitando, assim, buracos muito grandes e chacoalhadas bruscas que também podem causar atrito na carga.

Para evitar avaria nas embalagens, o caminhoneiro também pode investir em pequenas modificações no veículo para fazer o transporte desse tipo de produto. Para eliminar a chance de que o contato com a estrutura interna da carroceria cause danos aos pacotes, o motorista pode investir no revestimento do piso e da espinha dorsal do baú.

Cuidados ao desembarcar os pacotes

Mesmo após o caminhoneiro estacionar o carregamento intacto no local de destino, os cuidados para evitar que as embalagens se danifiquem continuam, agora sob a responsabilidade da equipe de desembarque.

Os desembarcadores também podem utilizar empilhadeiras revestidas que não permitam que as embalagens entrem em contato direto com o metal da ferramenta. Além disso, devem estar sempre atentos ao acomodar os pacotes com cuidado no local de armazenamento ou na loja.

Acidentes como quedas podem danificar não só a embalagens, mas até mesmo os produtos dentro delas, que, nesses tipos de carga, costumam ser de alto valor agregado, como eletrônicos, objetos de decoração, alimentos e livros.

Como a Cargo X pode ajudar?

A tecnologia pode ser grande aliada na otimização de todo o processo de embarque, transporte e descarregamento dessa espécie de carga tão delicada. Para ajudar seus clientes a evitarem prejuízos com a avaria da carga e, ainda, auxiliar o trabalho dos motoristas, a Cargo X desenvolveu uma ferramenta em seu aplicativo para garantir que as embalagens estejam acomodadas da melhor forma possível.

Feito o embarque com todas as embalagens externas protetivas, antes que o motorista comece a dirigir, é necessário que ele envie fotos do interior da carroceria. A imagem será analisada por um especialista da Cargo X, que vai apontar o que precisa ser feito para que as embalagens estejam armazenadas da maneira ideal.

Assim que a acomodação das embalagens estiver de acordo com as melhores práticas, o especialista libera o início da viagem pelo aplicativo, e o motorista pode seguir confiante para a estrada.

A tecnologia também permite que os analistas da Cargo X possam acompanhar em tempo real o trajeto do caminhão pela estrada, certificando que o motorista se desloca pelas estradas mais seguras e em melhores condições de preservação, determinadas no plano de rota daquela entrega.

Além disso, os motoristas ainda têm à disposição uma central de monitoramento da Cargo X. Eles podem usar o canal para entrar em contato com a empresa para fazer atualizações importantes em relação ao trajeto.

Como vimos, fazer o transporte de embalagens da maneira errada pode acarretar em grandes problemas de desperdício de dinheiro para as transportadoras e caminhoneiros. A integridade das embalagens é fundamental para lojistas e consumidores — e as transportadoras e motoristas devem estar atentos a isso para investir esforços e recursos nas medidas certas, de forma a aumentar as possibilidades de negócio.

Certifique-se de que essas boas práticas estão sendo adotadas da maneira mais eficiente em toda sua logística de transporte de embalagens. Entre em contato com a Cargo X para se tornar nosso parceiro! Estamos à disposição para ajudar transportadoras, embarcadores e caminhoneiros nesse processo.

Compartilhe: