Veja como conseguir a redução de atrasos de entrega em sua empresa

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Escrito por Ana Beatriz

Data: 16/07/2018

A redução de atrasos nas entregas é uma demanda comum para muitas empresas que buscam aumentar a eficiência de seus serviços, melhorando também a satisfação do cliente. Entretanto, otimizar esse serviço não é uma tarefa fácil.

O trabalho de melhoria no processo de logística e no frete depende de esforços de todas as etapas, e para isso a empresa precisa de boas práticas e ferramentas adequadas. Quer saber como melhorar isso?

Este post vai trazer boas orientações de como sua empresa pode reduzir atrasos nas entregas, melhorando a qualidade de seus serviços. Confira!

Realize um planejamento eficiente

Planejar é a melhor forma de conseguir realizar uma entrega de forma adequada, focando na redução de atrasos. Todo o processo logístico deve ser devidamente pensado, desde o preparo, embalo, etiquetagem até o despacho para a entrega. Tudo deve ser pensado levando em consideração o tempo.

A empresa deve oferecer a previsão de entrega levando em conta todas as etapas, da confirmação da compra até a chegada do produto na casa do cliente, ou no depósito do comprador. Assim, com tudo devidamente planejado, essa estimativa será fiel ao que vai ser cumprido.

Esse planejamento precisa levar em conta o volume de entregas, o trajeto realizado até o destino final e qualquer outro fator que interfira no processo de entrega. Com uma estratégia feita diante de informações e um planejamento eficiente, esse trabalho tem tudo para dar certo e, naturalmente, sem atrasos.

Automatize processos simples do cotidiano

Na era da tecnologia é preciso automatizar o máximo de procedimentos do cotidiano de trabalho. Isso reduz o tempo necessário para executar demandas, o que interfere diretamente no preparo de uma encomenda antes que ela seja despachada para a entrega.

Muitas informações, registros e consultas precisam ser feitas durante os processos operacionais necessários no cotidiano da empresa, o que pode acabar deixando os funcionários com um grande fluxo de trabalho desnecessário. A automatização reduz esse esforço, facilitando o acesso a dados importantes para a entrega.

A automatização é fundamental para que a comunicação entre os setores responsáveis pela logística aconteça de forma descomplicada e dinâmica. Como consequência, essa maior facilidade nos processos vai refletir no tempo de entrega.

Use softwares especializados no apoio a tarefas

Os softwares de gestão de empresas já funcionam como ferramentas fundamentais no dia a dia, mas eles precisam também englobar ou dividir as tarefas com sistemas focados na logística.

A tecnologia traz cada vez mais inovações e funções capazes de dinamizar o processo de entrega e trabalhar de maneira adequada na redução de atrasos.

O registro de demandas feitos em sistemas tende a tornar mais rápido processos como o registro de pedidos, transferindo essas informações para os setores como o almoxarifado, que já inicia o processo de separação, etiquetagem e despacho dos produtos envolvidos no pedido.

Melhor comunicação interna

Quando um sistema está sendo utilizado, é possível tornar o trabalho mais linear e rápido. Além disso, os níveis de produtos conseguem ser controlados com maior eficiência, evitando vendas sem estoque. Esse é um erro comum e que resulta em atrasos, já que a empresa ainda não tem aquilo que vendeu.

Acompanhamento em tempo real

Um software também é capaz de registrar todas as entregas em percurso, acompanhando em tempo real esse trajeto, registrando informações de forma eletrônica e otimizando a comunicação entre a equipe de entrega e a empresa.

Registro de indicadores importantes

Um sistema dedicado à logística de entrega de produtos é também capaz de oferecer indicadores importantes, funcionando como um verdadeiro histórico para a empresa. Informações como o tempo médio, percurso da entrega, taxa de atrasos e outros dados podem servir de base para análises em função da redução de atrasos.

Treine seus colaboradores adequadamente

Para trabalhar dentro do que a empresa pretende a nível de eficiência e agilidade, os colaboradores precisam estar bem treinados, só assim serão capazes de atuar de forma engajada na missão de redução de atrasos.

Para isso, a empresa não deve poupar esforços, promovendo treinamentos, workshops e palestras para qualificar seus colaboradores. Por mais que sejam competentes, novas técnicas e uma atuação específica depende dessa orientação por parte da empresa em relação ao que ela pretende.

Se for necessário, contrate especialistas para conduzir os treinamentos, sempre em parceria com os gestores da empresa, para assim adaptar essas orientações às necessidades que o negócio tem.

Feche parcerias de sucesso para a logística

O controle da empresa em relação ao tempo de suas entregas vai até um determinado ponto, após várias etapas que passam por um planejamento rigoroso. Uma vez que o produto está nas ruas, aí toda a competência do parceiro logístico é o que conta para que o produto chegue dentro do planejado.

A única interferência possível nessa etapa é na escolha da transportadora. Nesse momento pesam vários fatores, desde a credibilidade até a frota disponível, além também dos melhores modais. É importante fechar uma parceria que atenda às demandas de entrega do seu negócio.

A relação custo-benefício também é de grande importância, tanto para a empresa quanto para o cliente final. Escolher uma empresa fixa permite negociar valores mais em conta, em troca de uma parceria duradoura.

Ao fechar com um parceiro logístico é importante buscar referências, para assim ser preciso na escolha, oferecendo menor preço e agilidade nas entregas.

Considere as necessidades da região de entrega

A adaptabilidade do modal de entrega também é um diferencial que reduz muito o tempo de chegada de uma encomenda. De nada adianta contar com uma frota ampla e potente se os carros passarão muito tempo no trânsito. Isso pode aumentar o tempo estimado consideravelmente, o que é ruim para o cliente.

Poder adaptar a entrega é contar com opções como o motoboy, por exemplo. Em viagens mais curtas ele pode cumprir com um importante papel, vencendo o trânsito e oferecendo um serviço diferenciado ao cliente mais exigente.

Para conseguir a redução de atrasos é importante contar sempre com processos inteligentes, se baseando em tecnologia e inovações para atender às demandas crescentes. Assim sua empresa vai ter sucesso na etapa logística de suas atividades.

Buscando soluções inteligentes para as entregas do seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

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