Para ter sucesso no empreendimento é fundamental se manter atualizado sobre o mercado. No ramo de supply chain, conhecer as novidades, técnicas e necessidades da cadeia ajuda a construir resultados otimizados. Para tanto, os livros de logística são ótimas opções.
Entre vários títulos lançados anualmente, há alguns cuja leitura é indispensável. Ao chegar à última página de cada um é possível ter conhecimentos renovados e que estão de acordo com as transformações do mercado.
Para ajudá-lo a selecionar os títulos, confira 8 livros de logística que são praticamente obrigatórios. Boa leitura!
Considerado a Bíblia do supply chain, a publicação oferece uma abordagem completa sobre as principais operações, métodos de gerenciamento e desafios que são encontrados nesse setor.
Periodicamente atualizada, a obra trata de diferentes aspectos da cadeia logística: desde o planejamento tático até a aplicação estratégica de conceitos e técnicas. Outros pontos abordados são a organização e o controle, a estratégia de localização e os cuidados necessários com o estoque.
Trata-se de uma leitura obrigatória tanto para planejar a execução das tarefas da cadeia quanto para otimizar o que já tem sido feito.
Do mesmo autor anterior, esse é um dos livros de logística mais importantes por causa de seu enfoque. Depois de cuidar do planejamento, da organização e do estoque é o momento de pensar em como o fluxo será executado.
Algumas das questões abordadas incluem a administração e o acondicionamento de materiais, o processamento de pedidos e o controle de estoques. Também há explicações quanto ao manuseio e como criar um fluxo de transporte seguro, confiável e eficiente.
Os conceitos são gradativos e, nos capítulos finais, já é possível ter uma visão clara de como todos os elos se relacionam nessa cadeia.
Escrito por pesquisadores e consultores da área, o título traz o supply chain uma perspectiva diferente: o da competitividade do negócio.
Em vez de tratar a questão apenas do ponto de vista prático, como na realização do transporte, o título aborda a importância do envolvimento da alta gestão com essa etapa. Também demonstra os impactos das decisões na cadeia e como ela modifica o posicionamento de mercado e os resultados obtidos.
Com a chegada da tecnologia, aborda questões como a globalização, os recursos de comunicação e a conectividade, bem como seus efeitos na estrutura.
Em sua quarta edição, a publicação tem uma abordagem completa em relação à integração da cadeia de suprimentos. Esse é um dos melhores livros de logística, porque demonstra a necessidade de ela estar integrada ao conceito de supply chain.
Sua maior relevância é a abordagem sobre a gestão e a exigência de um modelo sustentável e de criação de vantagem competitiva. Para completar, trata de questões como relação entre oferta e demanda, medição de logística e seus custos e a escolha das estratégias com melhor nível de competitividade.
Com 13 edições publicadas, o livro também tem grande importância para os profissionais da área da cadeia de suprimentos. Seu foco principal é nos primeiros elos, de modo a oferecer uma abordagem completa, ainda mais do ponto de vista do planejamento.
Ao longo das páginas e capítulos é possível ter acesso a várias habilidades e ferramentas para colocar em prática no cotidiano. Para tornar a compreensão ainda mais fácil, a publicação traz diversos exemplos e estudos de caso. Com atualização contínua, aborda as principais mudanças sobre o tema, especialmente do ponto de vista da tecnologia.
Uma parte fundamental para o sucesso da cadeia é a gestão de estoques. Armazenar e manejar corretamente os produtos são etapas determinantes para realizar um abastecimento de qualidade, segundo as técnicas diversas.
A quarta edição do título trata, exatamente, da importância da gestão de estoques. Acima de tudo, demonstra como a atividade deve ser realizada em harmonia com outras etapas do empreendimento, pois somente assim há uma construção ampliada de valor aos processos.
Para completar, o livro traz uma abordagem quanto às técnicas inovadoras de planejamento. A estratégia voltada para as vendas e operações ganha um capítulo individual, de modo a melhorar a compreensão do tema.
Outro entre os livros de logística, a obra cobre várias etapas fundamentais para o sucesso da cadeia de suprimentos. Em sua quarta edição, serve como um manual de atuação para garantir, a princípio, uma logística robusta e que cumpra com os requisitos.
Também traz informações sobre a distribuição e até o trade marketing. É indispensável para quem busca uma análise completa do processo, ao mesmo tempo em que oferece dicas fundamentais para ampliar a produtividade e a lucratividade dos empreendimentos.
Considerado um guia completo, é considerado um manual para empresas de diversos ramos e tamanhos, mas que buscam a otimização da cadeia.
Maior varejista do planeta, a Amazon é um exemplo e uma inspiração para qualquer negócio que deseje chegar ao sucesso. Parte do seu desempenho milionário está ligada à logística planejada e, principalmente, executada de forma primorosa.
Essa obra demonstra como a empresa passou de uma livraria comercial para a famosa "loja de tudo" — de A a Z, como o seu logotipo sugere. Além de trazer uma abordagem sobre os processos logísticos, mostra como a mudança de direcionamento impacta toda a cadeia, que precisa ser reconstruída.
Com informações colhidas junto a funcionários, parceiros de negócios e familiares, o autor demonstra como o empreendimento deu a grande guinada e inspira os leitores a fazer mudanças de sucesso.
Ao aproveitar esses livros de logística e supply chain, o conhecimento sobre o tema será reforçado. Assim, será mais simples crescer na carreira e obter melhor desempenho na empresa.
Depois de se preocupar com a atualização dos conhecimentos, não se esqueça de que os contatos também são importantes. Por isso, veja algumas dicas e saiba como melhorar o networking no setor logístico.