Quais são as vantagens de se terceirizar a frota?

Artigos

terceirizar a frota

Escrito por Ana Beatriz

Data: 28/06/2017

Preocupado em assegurar mais agilidade e eficiência aos processos logísticos em sua empresa? Então, terceirizar a frota pode ser uma excelente estratégia para alcançar esse objetivo.

Atualmente, muito se fala acerca da terceirização de serviços e de como isso pode ser benéfico para as corporações, independentemente de seu porte e segmento de atuação. Por isso, resolvemos abordar esse tema no blog e ajudá-lo a compreender melhor como isso pode impactar a logística de sua empresa.

Se você é um gerente logístico que busca sempre melhorar seu setor, adequando sua empresa às tendências de mercado, continue lendo o post de hoje e descubra as vantagens de terceirizar sua frota!

1. Possibilita redução de custos sem perder eficiência

Em um mercado cada dia mais competitivo e em um cenário de crise econômica, reduzir custos é uma tarefa que precisa ser feita com cautela e estratégia, pois isso pode afetar a produtividade e qualidade do serviço prestado.

No entanto, o que se percebe é que a terceirização, em especial a de frotas de caminhões, tem contribuído significativamente com o crescimento das empresas, pois proporciona redução de custos sem afetar seu funcionamento.

Isso é possível graças à redução e até eliminação de gastos, com:

  • aquisição de novos caminhões;
  • manutenção de frota;
  • contratação de motoristas;
  • monitoramento de cargas;
  • pagamento de impostos e seguros.

Todos esses gastos, que antes eram da responsabilidade do seu negócio, são transferidos para a transportadora, fazendo com que sua empresa tenha mais recursos e tempo para investir em setores mais estratégicos.

2. Contribui para a profissionalização do serviço de transporte

Outra importante vantagem de terceirizar a frota, sem dúvidas, é a profissionalização do serviço de transporte.

O consumidor contemporâneo é bastante exigente ao realizar suas compras e busca por um produto e serviço de qualidade, o que faz com que a entrega em tempo hábil — e em segurança — seja um fator preponderante para a concretização da compra.

Desse modo, ao contratar uma empresa especializada nesse serviço, você investirá em qualidade e entregando suas encomendas aos clientes com rapidez e eficiência.

3. Melhora a credibilidade do negócio

Não há como negar que a terceirização contribui com a melhoria da imagem da empresa no mercado. De modo geral, forma-se uma imagem de uma empresa responsável, sólida e comprometida em entregar o melhor para sua clientela.

Aliás, cumprir com os prazos de entrega é fundamental nos dias de hoje, em que o público valoriza, cada vez mais, empresas que se esforçam para entregar os produtos com rapidez.

Portanto, a terceirização de frota é uma decisão que favorece não apenas seu negócio, mas também o seu cliente, que passa a desfrutar de um serviço mais qualificado.

4. A terceirização de frota reduz o índice de “capital parado”

Você já ouviu falar em capital parado? Ele é representado por aquele dinheiro que sua empresa investe sem que haja um retorno imediato e direto para o negócio.

Assim, a compra de caminhões, por demandar um alto investimento financeiro, pode ser entendido como um grande capital imobilizado, que poderia ser aplicado em prol do crescimento efetivo do negócio.

Por outro lado, com a terceirização, sua empresa não precisa se preocupar em adquirir caminhões e renovar a frota e pode investir esse dinheiro em algo que realmente faça a diferença para o negócio, como na melhoria dos produtos e marketing.

5. Dispensa preocupação com assuntos operacionais

Atualmente, você é o responsável por toda a operação de transporte em sua empresa? Caso essa seja a sua realidade, você deve saber o quanto essas questões envolvem detalhes e responsabilidades que demandam sua atenção.

Além do domínio da legislação sobre transporte, há inúmeras providências que precisam ser tomadas e que podem ensejar multas e penalidades, caso não sejam obedecidas, como:

  • licenciamento e emplacamento de caminhões;
  • recrutamento e seleção de bons motoristas;
  • recolhimento de impostos essenciais;
  • formalização e aquisição de licenças.

Por isso, é importante ressaltar que a terceirização é uma grande aliada dos gestores, pois todas essas questões difíceis de lidar ficam sob a responsabilidade de uma empresa especializada na área, evitando problemas para a sua empresa.

6. Elimina as perdas com manutenção e depreciação de frotas

Não é nenhuma novidade que as estradas e rodovias de nosso país, em sua maioria, são de péssima qualidade e que isso contribui para que os veículos de transporte sofram com uma depreciação acentuada.

Além desse desgaste devido à má conservação da malha rodoviária, o próprio tempo é um fator que influencia na conservação da frota, fazendo com que sua empresa gaste periodicamente com revisões e manutenções nos veículos.

Mas, com a contratação de uma empresa terceirizada, todos esses custos são repassados e você não precisa se preocupar com essas questões operacionais do transporte. Desse modo, a equipe de vendas pode dar o seu melhor, sabendo que os produtos serão entregues por meio de um serviço de qualidade, com caminhões novos e conservados.

7. Libera tempo na agenda do gestor e funcionários

Um gerente logístico certamente tem inúmeras responsabilidades em seu dia a dia. Manter todo o setor produtivo, trabalhando dentro dos padrões de qualidade, não é uma simples missão e exige tempo e dedicação.

Nesse contexto, todo o tempo liberado em sua agenda — antes gasto com assuntos meramente burocráticos e operacionais — pode ser valioso para o desenvolvimento da equipe e da empresa como um todo.

De maneira bem simples, ao transferir a responsabilidade pelo transporte e monitoramento das cargas à empresa terceirizada, você consegue ter mais tempo para aperfeiçoar o trabalho no setor e, assim, alcançar o reconhecimento profissional.

Como você percebeu, a terceirização de frotas é uma decisão que traz inúmeros benefícios ao negócio. Todas as vantagens apresentadas no post de hoje fundamentam e incentivam que inúmeras empresas possam aderir a essa tendência.

Por isso, após concluir que terceirizar a frota de transporte de cargas pode ajudá-lo a conquistar melhores resultados e aprimorar o serviço em sua empresa, não perca tempo e contrate uma transportadora séria e eficiente!

Gostou do post de hoje? Já assinou a nossa newsletter? Essa é uma ótima maneira de ficar por dentro de tudo o que postamos aqui no blog! Assine agora mesmo!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: