A unitização de cargas é uma estratégia logística voltada ao agrupamento e reorganização das mercadorias. Quando falamos de gestão unificada, é impossível ignorar a prática. Afinal, ela aperfeiçoa processos, garantindo a eficiência desde a armazenagem até o transporte dos produtos.
O planejamento é a palavra-chave para a aplicação do procedimento. Isso porque é necessário analisar com bastante critério a relação de pedidos e clientes antes do despacho da carga. Liberar um caminhão sem preencher sua capacidade máxima ou separar a frota por contratante pode ser um erro grave. O objetivo, aqui, é promover a redução de custos e a melhoria da produtividade de todo o time. Se quiser entender mais sobre o tema, basta continuar a leitura.
Como acontece a unitização de cargas no transporte?
De maneira geral, as transportadoras disponibilizam dois serviços. O primeiro deles é conhecido como carga completa. Nesse caso, o caminhão é preenchido com itens exclusivos de um único cliente. Para ser vantajoso em termos financeiros, o contratante precisa contar com grande volume de materiais a ser transportado.
O segundo serviço é, também, o tema deste artigo: a unitização de cargas. A lógica consiste em unir produtos de empresas diversas a fim de preencher a capacidade total de um caminhão. Portanto, a otimização do serviço é priorizada.
Entre as inúmeras vantagens, destacamos a possibilidade de pequenas organizações aproveitarem o preço acessível do transporte de longa distância. Se não se unisse a outras empresas, o frete poderia ser inviável. Todos ganham com a prática, inclusive o consumidor que não precisa pagar caro para receber uma mercadoria em casa.
O custo pago pela empresa à transportadora corresponde somente à parte do caminhão efetivamente utilizada. Em relação à transportadora, ela consegue oferecer mais entregas, com ainda mais agilidade. Por outro lado, a precisão do prazo de entrega não é a mesma que a modalidade de carga completa. Afinal, na unitização podem ser incluídos vários pontos de parada no itinerário. Contudo, um bom gestor logístico pode traçar um planejamento bastante seguro.
Como acontece a unitização de cargas em armazéns?
A armazenagem dos itens provenientes da unitização de cargas deve ser pensada com atenção. Estamos falando de produtos de diversos clientes que precisam ser dispostos de maneira inteligente, para garantir a segurança e a otimização do processo. O risco de misturar mercadorias precisa ser totalmente eliminado. O local escolhido tem que estar posicionado estrategicamente, considerando toda a rede de distribuição.
Nesse sentido, você já ouviu falar em centros de consolidação urbanos? Eles ficam no interior das cidades e cumprem protocolos de organização. Por exemplo, é recomendado a classificação e a separação do estoque no momento que ele chega. Tudo pensado para distribuição no momento correto. Por vezes, é necessário aplicar a gestão das localizações, ou seja, a movimentação interna das cargas para otimizar o espaço.
Vamos recapitular as vantagens da unitização de cargas? A primeira é a redução de custo no transporte independentemente do volume a ser transportado. Com isso, é concedido o acesso das pequenas empresas ao serviço. Outra questão é que a prática traz segurança, agilidade e qualidade, beneficiando tanto empresas quanto clientes. Há mais frequência de viagens, abertura de rotas e melhor aproveitamento do espaço de armazenagem. Praticamente não existe espaço vazio e/ou subaproveitado.
A unitização de cargas é apenas um processo a ser avaliado pelo seu negócio. No movimento de pensar em melhorias no seu processo logístico, separamos um material que vai te auxiliar. Baixe o nosso e-book e garanta o crescimento da sua empresa com uma logística eficiente!