A tecnologia e a logística andam juntas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções que ajudam a otimizar os processos, tornar os resultados mais satisfatórios e garantir maior qualidade para os clientes. Nesse sentido, a mudança tecnológica no mercado de transportes contribuiu para que as rotinas se tornem ainda mais eficientes e as empresas consigam reduzir custos — um dos principais objetivos de qualquer negócio.
Pensando nessa relação, e em como ambas as áreas se desenvolveram ao longo do tempo, decidimos elaborar o post de hoje e explorar mais o tema. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!
A mudança tecnológica no mercado de transportes
A princípio, várias soluções vieram para automatizar rotinas mais operacionais, reduzindo o risco de erros e aumentando a agilidade na execução das tarefas — entre vários outros benefícios. Como exemplo das principais ferramentas, podemos citar:
- o Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS);
- roteirizador;
- sistemas de rastreamento;
- sistemas de localização geográfica.
Até mesmo o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), que é voltado para a gestão de estoque, pode ajudar a aprimorar o planejamento da necessidade de transportes, visto que o acompanhamento dos pedidos e a expedição deles ajuda a criar uma noção de como o dimensionamento de caminhões deve ser feito — melhorando a disponibilidade de veículos.
O ERP, um sistema de gestão integrada, também pode ser bastante útil, já que une os diversos setores dentro da empresa e permite cruzar algumas análises fundamentais, como o impacto do custo de frete sobre o faturamento em determinado período.
Apesar de esses sistemas ainda serem utilizados e terem muita relevância para o transporte de cargas, vale destacar que a tecnologia evoluiu, e, com ela, agora as empresas têm mais opções para fazer a gestão da distribuição e elaborar estratégias ainda mais acertadas. Saiba mais sobre elas nos tópicos a seguir.
Cloud computing para modernizar as pequenas e médias empresas
A computação na nuvem — chamada de Cloud Computing — não é uma ferramenta em si, mas uma solução que veio para transformar a forma como as empresas utilizam a tecnologia. Dessa forma, os sistemas são adquiridos como serviço, em vez de produto (daí a sigla SaaS, que quer dizer Software como Serviço).
Por meio dela, o investimento em servidores e a preocupação com o espaço disponível para armazenamento deixam de existir. Além disso, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, utilizando qualquer dispositivo que esteja conectado à internet (como smartphones, tablets e notebooks).
Com isso, os custos de automatizar os processos são reduzidos consideravelmente, tornando a tecnologia mais acessível até para as pequenas empresas — e não somente para as grandes organizações, como é o caso dos sistemas tradicionais. Portanto, controlar as rotinas de transporte passa a ser uma possibilidade mais viável, mesmo para os negócios menores.
Big Data para aprimorar a estratégia
O Big Data Analytics é a ferramenta usada para capturar, gerar, armazenar, compartilhar e analisar um volume maciço de dados, tarefa que os sistemas normais não conseguem fazer com eficiência.
Em outras palavras, é a tecnologia que ajuda a gerar mais conhecimento para as empresas e contribui para que melhores decisões sejam tomadas, de forma mais estratégica.
Dentro do contexto do transporte de cargas, ele pode ajudar a aprimorar os processos e diminuir o lead time dos pedidos, além de ajudar a identificar qual é a melhor oferta de serviços para determinados clientes, por exemplo — como o caso do frete grátis ou a possibilidade de retirar na loja física.
Machine Learning no auxílio à otimização dos processos
O conceito do Aprendizado de Máquina consiste, basicamente, na capacidade que os sistemas têm de aprender, sem que sejam programados de forma direcionada. Em outras palavras, a partir de novos dados que são inseridos, o Machine Learning permite que os sistemas processem as informações (usando algoritmos) e aprendam com elas, apontando novas opções.
Entre as principais aplicações dessa tecnologia, que não é recente, podemos citar:
- detecção de fraudes;
- ofertas e recomendações em sites de compras;
- encontrar o que os clientes estão dizendo sobre a empresa nas redes sociais.
Aliado ao Big Data, o Machine Learning tem um grande potencial de transformar o serviço de transporte de cargas, como no caso da CargoX, que faz uso dessas soluções para reduzir as ineficiências que uma transportadora convencional tem e, com isso, também diminuir os custos do frete.
Internet das Coisas para criar conexões
A Internet das Coisas (IoT) se baseia em um cenário em que diversos objetos cotidianos estarão conectados à internet e comunicando-se entre si. Dentro do contexto pessoal, seria possível abrir portas e ligar e desligar o ar-condicionado usando apenas o smartphone, por exemplo.
Já no transporte de cargas, a integração entre ferramentas e dispositivos pode trazer muitos benefícios para o serviço, tornando-o ainda mais eficiente, aumentando o controle sobre os processos e acompanhando até mesmo a jornada dos pedidos. Saiba mais sobre essas vantagens nos tópicos a seguir.
Melhoria no monitoramento das cargas
Já que a IoT promove a conexão com a internet e a possibilidade de trocar informações, pode-se dizer que o rastreio dos veículos em tempo real pode ser feito. Com isso, sabe-se onde determinada carga se encontra, qual é a previsão atualizada de chegada, entre outros dados úteis para garantir a segurança e a agilidade no transporte.
Maior controle sobre a frota
Manter a frota conectada à rede ajuda a acompanhar, com maior precisão, as rotinas de manutenções, a identificar falhas e a monitorar a documentação, entre outros controles que ajudam a melhorar a gestão.
Monitoramento por câmeras
A segurança é um dos principais problemas no que diz respeito ao transporte de cargas, principalmente em decorrência do grande índice de roubo e furto dos veículos. Ao contar com a IoT, aliada à tecnologia das câmeras embarcadas, torna-se possível monitorar os caminhões em tempo real, identificar situações de risco e tomar decisões rápidas e eficazes — como é o caso da necessidade de transbordo da carga em decorrência de falha mecânica.
Controle da jornada dos motoristas
Outro ponto a que a IoT traz contribuições é a possibilidade de conectar os veículos a uma central e monitorar online o período de trabalho que os motoristas cumprem durante o transporte. Com a Lei do Caminhoneiro (Lei nº 13.103/2015) — que estabelece uma jornada de trabalho fixa, entre outras questões —, é importante verificar se a regra está sendo cumprida.
O impacto da tecnologia no transporte de cargas pode ser percebido de diversas maneiras. Ainda que as soluções não sejam, necessariamente, voltadas para essa gestão, é possível encontrar meios de contar com elas para otimizar os processos, dos mais operacionais até os mais estratégicos.
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