No Brasil, um país com dimensões continentais e com condições climáticas tão distintas, seria difícil imaginar que o mercado agrícola não fosse um dos mercados que encabeçam a economia. Essa alta e diversificada produção coloca o país junto com grandes potencias como a China, os EUA e a Índia.
Entretanto, esse cenário possui seus desafios próprios, entre eles a logística e transporte de cargas. Uma das soluções sobre esses pontos é a utilização de caminhoneiros autônomos e parceiros que optem pela terceirização. No nosso post iremos mostrar os motivos para você investir nisso e quais os benefícios que você pode encontrar.
Com o alto volume produzido, fazer a movimentação dos produtos das fazendas até os pontos de venda ou aos terminais portuários é um dos principais desafios da logística no mercado agrícola. Um dos principais pontos que o transporte terceirizado pode te ajudar é na flexibilidade sobre esse alto volume.
Diversos pontos são levados em consideração e cobrir todas essas questões pode ser um grande diferencial na hora do frete. As seguintes condições devem ter sua atenção e podem ser contempladas pelo transporte terceirizado:
Com a flexibilidade sobre a quantidade de caminhões e os modelos, a empresa parceira pode atender grandes volumes de forma ágil.
[rock-convert-cta id="7187"]
Via de regra, os produtos agrícolas são perecíveis. Alguns deles podem até passar por tratamentos que aumente seu ciclo de vida, mas isso só irá ocorrer por um período limitado.
Sendo assim, é necessário fazer estudos e um planejamento que envolve cuidados com manuseio, armazenamento e transporte, neste último ponto o transporte terceirizado pode te ajudar de forma bem relevante, pois como os veículos não estão concentrados em um pátio, por exemplo, conseguem um descolamento mais veloz até o local de coleta e, consequentemente, entregar antes ao destinatário.
Em qualquer mercado, o valor do frete é um custo que tem um grande impacto. Na logística de produtos agrícolas não é diferente: o preço pago pelo transporte representa uma boa fatia do valor de venda do produto.
O transporte terceirizado pode te ajudar nisso, pois existem transportadoras que atuam com aquilo que o mercado chama de carga de retorno, ou seja, utilizam o motorista e veículo para mais de um frete em que as rotas sejam próximas. Isso quer dizer que, ao invés do veículo ficar parado no local de destino, ele realiza um novo frete retornando para o ponto inicial, ou próximo dele.
Isso pode gerar uma economia representativa, pois os veículos começam a rodar de forma mais produtiva, fazendo com que lucrem mais, mesmo cobrando menos individualmente por cada frete.
Os períodos referentes a cada safra representam uma sazonalidade. O grande desafio desse cenário é alinhar o planejamento e infraestrutura, de forma que consiga atender as mudanças e evitar a ociosidade de espaços, máquinas e equipamentos. O transporte de cargas segue essa linha de atuação, principalmente no deslocamento de veículos e motoristas autônomos que sempre buscam a área com maior demanda para atuar.
Neste caso, o transporte terceirizado pode te ajudar a encontrar o transporte de forma ágil, pois imagine que, por algum motivo especifico, sua colheita aumenta além do esperado, você precisará de um escoamento mais veloz, se tiver uma frota fixa não conseguirá atender essa demanda nova.
Isso se reflete para o caminho inverso também, imagine que sua safra seja menor do que o projetado, se tiver caminhões fixos, eles ficaram ociosos e te proporcionaram um custo mais do que os ganhos. O transporte terceiro pode te ajudar nisso, pois te permitirá aumentar ou diminuir a solicitação conforme a necessidade.
Para contornar todos esses desafios e conseguir otimizar os resultados do seu transporte agrícola, outros pontos, além do transporte terceirizado deve ser levado em conta, entre eles temos:
Com essas informações você conseguirá um transporte de produtos agrícolas melhor e com menor custo. Outros mercados possibilitam pensar agir fora do transporte terceirizado, o mercado agrícola precisa dessa solução para conquistar números mais interessantes.
Você é um produtor de insumos agrícolas? Conte para nós como realizar o transporte de suas cargas, comente aqui!