O transporte de madeira exige o cumprimento de uma série de requisitos para ser realizado com segurança. Além do que determina a legislação, também existem boas práticas fundamentais.
Apesar de as toras serem o insumo mais comum transportado na categoria, há outros formatos que cruzam as estradas regularmente. Entre eles, destacamos a madeira de escoramento, a estaca, a lenha, o palmito, o piso, o rodapé ou batente e o carvão vegetal.
Neste artigo, separamos, especialmente para você, os principais cuidados a serem tomados no processo de transporte de madeira. Vale a pena conferir!
Legislação
O transporte de madeira é regulamentado pelas Resoluções nº 196/2006 e nº 246/2007 — ambas instituídas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os dispositivos legais servem como um direcionador aos motoristas e empresas de transporte. Ao consultá-los, você encontrará um guia de segurança com requisitos básicos.
Você sabia que o material bruto só embarca rumo às estradas se estiver em toras, com comprimento a partir de 2,5m? Elas podem ser armazenadas na vertical ou horizontal, desde que o veículo cumpra algumas determinações.
Vertical:
- Painéis na parte da frontal e traseira do caminhão;
- A partir de duas escoras laterais de metal por tora ou pacote de toras;
- Cabo de aço, podendo ser substituído por cintas de poliéster, com capacidade de tracionar a partir de 3.000 quilogramas-força.
Horizontal:
- Painel frontal com a mesma largura da carroceria do caminhão;
- Duas ou mais escoras laterais, contendo a partir de 50cm, reforçadas por salva-vidas em todos os lados da carroceria;
- Cabos de aço (mínimo dois), podendo ser substituídos por cintas de poliéster, com capacidade de tracionar a partir de 3.000 quilogramas-força;
- Sistema pneumático ou catracas presas à estrutura do caminhão;
- Organização com as toras mais largas embaixo.
Em ambos os casos, a altura das toras não pode, em nenhuma hipótese, ultrapassar a altura do painel frontal do caminhão. Além da licença ambiental, é exigido que os veículos passem por inspeções específicas, a fim de conquistar as certificações de registro e licenciamento.
Por fim, mas não menos importante, é exigido o porte do Documento de Origem Florestal (DOF), concedido pelo Ibama. Por apresentar a procedência, tipo de corte, armazenamento e as dimensões da madeira, ele é obrigatório.
Veículo
Ficou com dúvida sobre o tipo de veículo indicado para o transporte de madeira? O Contran indica a Combinação Veicular de Carga (CVC). Ele agrupa a cabine e seus implementos — reboques ou semirreboques. O peso bruto total do caminhão deve ser superior a 57 toneladas e seu comprimento maior que 19,80m.
Empilhamento
Após avaliar qual armazenagem, vertical ou em pirâmide, é a mais indicada ao seu frete, chega a hora de prestar bastante atenção ao empilhamento. O objetivo é garantir a estabilidade total da carga. Nesse sentido, as pirâmides são mais eficazes. Afinal, a base agrupa muito mais toras que o topo. Lembre-se de usar todos os recursos de segurança especificados no tópico anterior (escoras, tiras, cabos, salva-vidas, catracas). Assim, você fará uma viagem tranquila.
Amarração
Reserve um tempo dedicado à amarração das toras com as escoras, cabos e cintas. Certifique-se que está tudo bem preso. Inclusive, teste com a movimentação do caminhão em um curto trecho. Vale a pena checar mais de uma vez para que durante a viagem você fique mais tranquilo.
O desprendimento de materiais pode causar graves acidentes. Portanto, os motoristas que descumprirem os critérios de segurança apresentados na lei, serão multados e penalizados pela infração grave.
Descarga no transporte de madeira
Avalie se a madeira transportada exige a descarga manual ou por meio de máquinas especiais com garras. O passo seguinte é contar com profissionais preparados e em quantidade ideal para executar o serviço. Por fim, o local escolhido deve ser espaçoso, de modo que não ofereça riscos a pessoas desavisadas.
Como dica extra, recomendamos a manutenção regular do veículo. Como ele costuma transitar em diferentes estradas, inclusive nas rurais, o desgaste é ainda maior. Avalie a condição da carroceria, das tiras, dos cabos e das escoras antes de cada viagem.
Viu como o transporte de madeira exige cuidado, atenção e o cumprimento de requisitos específicos para acontecer com segurança? Se quiser nunca mais ter dor de cabeça com o processo, conte com a Cargo X. Somos referência no transporte de carga, sem burocracia e com o suporte total que você precisa e merece. Temos a solução para o seu transporte de cargas. Solicite uma cotação gratuita!