O transporte de longa distância demanda um bom trabalho de preparação. Afinal, é muito desagradável ter que interromper a tarefa e ficar no meio da estrada, por conta de situações que dariam para ser evitadas. Neste artigo, vamos te mostrar, em detalhes, três maneiras de fugir dos perrengues no frete. Boa leitura!
Cumprir com o que determina a legislação garantirá que o transporte de longa distância aconteça sem problemas com os órgãos fiscalizadores. As consequências da irregularidade vão desde multas até a apreensão do veículo.
Um documento de porte obrigatório durante o frete é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Entretanto, a obtenção dessa licença implica na regularidade e na apresentação de outros documentos:
Recomendamos que emita a versão eletrônica do documento (CRLV-e). O processo de emissão, para transportadoras (pessoa jurídica), pode ser feito no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Acesse o tutorial que ensina como aproveitar essa facilidade no seu dia a dia. O transporte de cargas também vai exigir a documentação específica. Detalhamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto aqui.
Fora isso, o transportador deverá estar em dia com algumas certificações. O Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), por exemplo, é um certificado obrigatório às transportadoras, emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O Certificado de Registro do Exército é exigido no transporte de produtos químicos fiscalizados pelo exército brasileiro. A Anvisa autorizará a movimentação de insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos, saneantes, artigos de higiene e perfumes. Se você transportar artigos perigosos (materiais inflamáveis, corrosivos, tóxicos etc.), será preciso pleitear autorização da Polícia Civil, Federal e Ibama também.
Inspecione o caminhão antes da viagem. Confira as condições gerais do veículo, incluindo o estado dos pneus, dos freios, da parte elétrica e o nível de fluidos. É importante manter uma rotina de manutenção, combinando as manutenções preditiva e preventiva.
A primeira analisa o veículo nas condições que ele se apresenta no momento. Ela despreza um cronograma de trocas e usos, estabelecido pelo fabricante, com instruções relacionadas aos estados das peças. O propósito é medir a eficiência delas, independentemente do tempo de uso.
A manutenção preventiva serve para prevenir que adversidades aconteçam. A aplicação consiste em avaliar as peças a partir de prazos pré-definidos e identificar aquelas que estão desgastadas. Em seguida, acontece a substituição, uma vez que componentes avariados atrapalham todo o sistema. A manutenção corretiva, que é mais cara e emergencial, só em último caso.
Use a tecnologia para definir as melhores rotas. Os roteirizadores de entrega, por exemplo, são softwares capazes de definir percursos inteligentes em poucos segundos. Ao apostar nas soluções digitais, você economiza tempo e dinheiro, de forma a aumentar a produtividade da sua empresa.
E mais, é possível estimar prazos precisos a partir da rastreabilidade dos pedidos. Ao considerar as condições do trânsito e das rodovias, atrasos são evitados. Antes de despachar o caminhão, escolha, com cuidado, o caminho adequado. Se for necessário, defina pontos de apoio estratégicos para que o veículo permaneça em segurança durante as paradas necessárias. Por falar nisso, faça sempre o seguro de carga.
Esperamos que, como as nossas dicas, o seu transporte de longa distância aconteça sem problemas. Mesmo no caso de imprevistos, o seu planejamento te dará a tranquilidade necessária para tirar a situação de letra. Agora, queremos te apresentar o nosso capital de giro para fomentar o crescimento da sua transportadora. Conheça!