Transporte de cargas frágeis: o que fazer para evitar acidentes?

Artigos

transporte de cargas frágeis

Escrito por Ana Beatriz

Data: 01/10/2018

O transporte de mercadorias é um trabalho sério, que demanda conhecimento específico e experiência para garantir a segurança e integridade da carga e a consequente satisfação do cliente. Quando o assunto é transporte de cargas frágeis, a experiência é ainda mais importante, uma vez que é necessário tomar uma série de cuidados que vão minimizar os riscos do transporte, evitando acidentes que podem ter resultados desastrosos.

O transporte de cargas frágeis é bastante frequente nas rodovias brasileiras e movimenta enormes recursos dos mais diversos perfis de empresa. E é justamente por isso que neste artigo vamos apresentar dicas valiosas que devem ser observadas por aqueles que estão envolvidos no transporte de cargas frágeis.

São pequenos cuidados que vão fazer toda a diferença na proteção à carga. Acompanhe a leitura e esteja super preparado para evitar acidentes e consequentes prejuízos.

Boa leitura!

Escolha as caixas adequadas

A escolha da estrutura adequada para o transporte pode ser determinante para a integridade dos produtos, sobretudo de cargas frágeis. Ainda que o material mais utilizado para caixas de transporte seja o papelão, esta definitivamente não é a melhor opção para objetos que podem se quebrar, romper ou sofrer outros tipos de acidente, já que elas se amassam com alguma facilidade, além de não serem resistentes à umidade.

Para esse tipo específico de transporte é sempre recomendado o uso de materiais mais resistentes e com maior capacidade de proteção. As caixas de madeira ou de plástico rígido oferecem maior segurança às cargas, podendo ser empilhadas e manuseadas sem colocar os objetos em risco.

Além disso, essas opções não são descartáveis, tornando o processo mais sustentável: é possível investir uma única vez na compra das caixas de transporte e depois utilizá-las por um longo tempo, economizando recursos e ajudando a cuidar do meio ambiente.

Proteja os produtos um a um

É comum que, para otimizar recursos e tempo, os produtos transportados sejam embalados em conjunto dentro de uma caixa. E, realmente, isso pode funcionar muito bem ao lidar com cargas tradicionais.

Entretanto, para cargas frágeis, é necessário um cuidado muito maior e, nesse sentido, embalar os produtos individualmente é indispensável.

A escolha da embalagem tem a ver com as características do produto transportado. Para objetos pequenos é possível utilizar o plástico bolha, que é barato e muito eficiente. No caso de grandes objetos, como maquinário, almofadas de proteção entre cada produto são uma excelente estratégia.

O importante nessa etapa do processo é proteger completamente os produtos. É preciso ter em mente que durante o transporte eles podem se deslocar e, com isso, entrarem em atrito uns com os outros.

Por isso, conheça as características e especificidades da sua carga e adote as estratégias necessárias para que elas sejam transportadas com toda a segurança e cuidado.

[rock-convert-cta id=”7193″]

Sinalize as embalagens

Lembre-se que por mais que você invista na proteção individual dos produtos e utilize caixas rígidas que vão aumentar a segurança do transporte, é fundamental que a equipe envolvida em todas as etapas do processo saiba que está lidando com uma carga frágil.

E, para isso, uma boa sinalização é indispensável: não economize nos adesivos e fitas de segurança que trazem os dizeres “Frágil” e aqueles que indicam qual o posicionamento exato da caixa. Afinal, esse sistema de sinalização é universal: todo profissional que se deparar com a mensagem vai entender que a carga frágil merece um pouco mais de cuidado.

Acomode os produtos frágeis no topo

Esta é uma regra básica que pode fazer toda a diferença: a carga mais frágil vai sempre no topo do transporte. Isso evita que o peso de outros objetos acabe violando as embalagens, o que pode gerar acidentes indesejados, como amassados e quebras, por exemplo.

Para garantir a organização dos produtos no caminhão, o planejamento é indispensável. É necessário ter conhecimento de toda a carga a ser carregada para que seja possível colocar os itens mais frágeis por último e por cima daqueles mais pesados.

Amarre o conjunto

Uma carga bem amarrada fica muito mais protegida. É importante encontrar uma forma de unificar os volumes de carga frágil dentro do caminhão, para evitar deslocamentos e consequentes quebras.

Quando as caixas transitam soltas dentro do baú, é comum que se desloquem em curvas mais acentuadas ou freadas bruscas. Assim, estando bem presas em um conjunto único, ficam mais resistentes, prontas para serem entregues intactas ao destinatário. Invista em boas cordas e um bom conjunto de fitas adesivas para proteger muito bem os seus produtos.

Explore os benefícios da tecnologia

A tecnologia traz inúmeras facilidades para a rotina de quem precisa lidar com transporte de cargas frágeis, já que permite o acompanhamento em tempo real do transporte.

E, sem dúvidas, o monitoramento em tempo real traz grandes vantagens ao setor, sobretudo em um aspecto tão importante quanto a segurança. Muitas vezes as cargas frágeis são objetos de alto valor agregado e, por isso, é essencial que os proprietários consigam acompanhar o transporte, desde a origem até o destino, tendo a certeza de que o material vai chegar em segurança, sem atrasos ou acidentes.

Trabalhe com quem entende do assunto

O transporte de cargas frágeis é um tema sério e merece atenção especial dos empreendedores. O caminho mais seguro é a contratação de profissionais com expertise no assunto, que vão realizar todas as etapas do processo com conhecimento e, sobretudo, respeito às características específicas da carga.

Antes de fazer uma contratação, busque no mercado uma empresa renomada, que possa assumir e automatizar os processos de transporte da sua empresa, com profissionalismo e cuidado. Não tenha dúvidas, isso faz toda a diferença nos resultados do seu negócio.

Agora que você já conhece as especificidades e cuidados necessários no transporte de cargas frágeis, está nas suas mãos adequar os processos da sua companhia, buscando sempre os melhores resultados.

Pequenas mudanças podem trazer excelentes resultados, garantindo que os produtos frágeis sejam entregues em segurança ao seu destino. E, para ficar ainda mais informado sobre o assunto, que tal baixar o nosso e-book com um guia completo sobre como lidar com terceirizados no transporte de cargas? Boa leitura!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: