Ícone do site Cargo X – Tecnologia para Transportes

Descubra como transportar alimentos perecíveis com segurança

Embalagem com alimentos perecíveis, como frutas, verduras e carne.

Diferentemente dos outros tipos de carga, os alimentos perecíveis exigem uma série de cuidados durante o transporte. Caso contrário, eles podem perder a qualidade e, até mesmo, ficarem impróprios ao consumo. Quando a distância a ser percorrida é grande, a atenção aos detalhes precisa ser redobrada. 

Você sabe como controlar toda a operação com segurança? Para aprender, basta continuar a leitura. Reduzir o desperdício e manter um acompanhamento próximo da atividade é muito mais simples do que você imagina.

O que são alimentos perecíveis?

Para começo de conversa, vamos esclarecer o que são os alimentos perecíveis. Classificados como itens com significativa quantidade de água, eles não resistem a mais de uma semana sob refrigeração. Vegetais, leite e derivados, carnes e frutas constituem alguns exemplos. A lógica é a seguinte: os micro-organismos retiram os nutrientes de que precisam da água presente nos alimentos. Consequentemente, eles apodrecem.

Temperatura inadequada, contato com luz, oxigênio, umidade e bactérias podem “estragar” os produtos mais rapidamente. Devido a sua condição favorável à deterioração, é necessário que carga receba condições especiais durante o transporte. Assim, suas características orgânicas são preservadas. 

Quais os problemas mais frequentes com esse tipo de carga?

Basicamente, todos os problemas derivam da mesma fonte: a falta de planejamento. Para atender a todas as exigências dos alimentos perecíveis, a transportadora precisa contar com uma equipe qualificada. Afinal, basta um erro de manipulação para colocar tudo a perder.

O passo seguinte é a realização de um trabalho eficiente de manutenção. Isso resolve a questão de sensores e equipamentos de frio fora da tolerância, defeituosos ou instalados em locais errados. Por fim, ter um canal de comunicação funcional trará mais segurança ao processo.

Quais cuidados tomar?

Veja, a seguir, alguns cuidados que devem ser tomados no transporte de alimentos perecíveis.

Armazenagem adequada

O manuseio dos alimentos perecíveis deve ser realizado com muito cuidado. O simples contato com impurezas pode prejudicar a qualidade do produto. Nesse sentido, é muito importante que o veículo esteja limpo. Confira também a calibragem dos termômetros e descubra como lê-los a fim de monitorá-los constantemente. 

Elimine o risco de interferência externa

A situação ideal é aquela em que o caminhão não é aberto durante o percurso — apenas no destino. Dessa forma, a carga não sofre interferência externa e mantém sua integridade. A ação altera a temperatura, devido ao fenômeno de troca de calor. 

Verifique se tudo está funcionando corretamente e siga a viagem sem provocar a exposição dos itens ao ambiente externo. Um bom planejamento logístico otimizará o transporte, com a definição da rota mais eficiente possível.

Tenha um controle rígido de temperatura

Como já falamos, o trabalho de manutenção do equipamento de refrigeração da carga é fundamental. Dessa forma, há a garantia de que tudo esteja em perfeito estado, funcionando corretamente. Lembre-se de que uma falha é suficiente para contaminar o produto. 

É necessário prestar atenção à natureza da carga. Geralmente, os alimentos perecíveis devem ser mantidos sob refrigeração de 4°C (tolerância de até 7°C), 6° (tolerância de até 10°C) ou congelamento a -18°C (suportando até -15°C). O fabricante determinará as condições da mercadoria. Avalie, antes de tudo, se você tem condições de atendê-las.

Conte com o apoio de uma logtech

Ao se tornar parceiro de uma logtech, ela proverá soluções tecnológicas de ponta à sua transportadora. Há também a possibilidade de aceleração do negócio com a utilização de capital de giro oferecido. Tudo isso tem potencial de trazer total segurança ao transporte de alimentos perecíveis.

Ela também fará a conexão perfeita entre o seu negócio e o cliente adequado, considerando a capacidade dos caminhões e a rota a ser percorrida. Como resultado, haverá previsibilidade de demanda totalmente adequada ao que você pode ofertar.

Ao cumprir com as recomendações apresentadas neste post, temos certeza que você conseguirá potencializar o transporte de alimentos perecíveis. Que tal, agora, saber mais sobre o controle sobre os veículos para crescer e aumentar os lucros?

Sair da versão mobile