Como identificar uma transportadora cumpridora de prazos ainda na fase de proposta

Artigos

Como-identificar-uma-transportadora-cumpridora-de-prazos-ainda-na-fase-de-proposta

Escrito por Ana Beatriz

Data: 05/01/2017

A decisão de terceirizar o transporte de cargas não pode afetar o prazo de entrega e a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa. Por essa razão, é importante que você saiba identificar a transportadora que cumpre os prazos acordados antes de assinar o contrato. Neste post vamos apresentar alguns pontos que você deve observar durante a fase de orçamento e negociação com os fornecedores de serviços logísticos.  

Uso da tecnologia e mensuração de dados

No Brasil aproximadamente 65% do frete é feito por caminhões e o setor de transporte fatura mais de R$ 40 bilhões. Esses são os dados de um estudo de caso sobre os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas. Por meio da inovação e da tecnologia, o cenário logístico começa a mudar. Agora é possível fazer o rastreamento da carga, ampliando o controle sobre as atividades da transportadora e aumentando a segurança. A tecnologia aliada à inteligência proporciona uma série de vantagens, dentre elas o atendimento aos prazos.

A CargoX é uma das transportadoras que fundamentou sua operação na tecnologia e foi a primeira a usar o bigdata no país. Por meio da análise de dados a transportadora está eliminando diversas ineficiências do setor. O fato de identificar as melhores oportunidades para seus clientes, a posiciona como um fornecedor de alta qualidade, que promete e cumpre o prazo de entrega, sem desculpas.  

Como saber se a transportadora vai cumprir o prazo de entrega?

Plano de Ação – Questione qual é o plano de ação da transportadora. Qual será o tempo previsto para o carregamento, a previsão de paradas durante o deslocamento e qual a estratégia para driblar eventuais imprevistos. Com base nessas informações você poderá identificar possíveis inconsistências no prazo de entrega estabelecido. 

Indicadores de prazo – Também é importante que a transportadora detalhe os indicadores usados para estipular o prazo de entrega. Os principais deles são: a escolha do veículo, a origem e o destino e se haverá acompanhamento ativo da carga. No post “Quais indicadores influenciam no prazo de entrega de uma empresa” você pode entender melhor sobre esses parâmetros. 

Estatísticas e clientes atendidos – A transportadora também pode apresentar dados sobre as entregas já realizadas. Um exemplo é o índice de cumprimento do prazo, mas você pode ir além e questionar os motivos que impediram o atendimento da meta. Verifique quais melhorias foram feitas com base nas estatísticas de entrega. Por fim, você pode questionar quem são os clientes atendidos e o nível de satisfação com os serviços prestados.

Vale lembrar que não basta apenas tirar proveito da tecnologia para aperfeiçoar os processos da transportadora. É essencial investir no treinamento de todos os envolvidos na logística, desde o atendimento, até os motoristas. Afinal, quando a equipe está motivada e comprometida o cliente passa a ser um parceiro e todos trabalham pelo seu sucesso.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: