A Transport Logistic é uma das maiores e mais importantes feiras de logística, mobilidade, TI e gestão da cadeia de abastecimento no mundo.
Realizada a cada dois anos em Munique, na Alemanha, a feira proporciona aos visitantes um olhar completo sobre toda a cadeia de processos do setor de transporte e logística.
Expositores do mundo todo participam do evento e apresentam as mais recentes tendências e inovações em produtos e serviços. As exposições abrangem toda a cadeia de valor do setor, indo desde a gestão da intralogística e do armazém até os sistemas e serviços para o transporte de mercadorias e as soluções da área de TI e das telecomunicações.
Além disso, a feira também conta com uma extensa programação com conferências sobre diversos temas, sendo uma ótima oportunidade para os visitantes adquirirem conhecimento ao mesmo tempo em que realizam networking com profissionais de vários países.
Por ser um evento tão importante, preparamos um post especial sobre a Transport Logistic para você conhecer sua história, principais atrações da edição de 2017, dentre outras informações. Confira!
A Transport Logistic
Digitalização progressiva dos processos logísticos, crescimento do comércio eletrônico, impacto revolucionário da indústria 4.0 no transporte e na logística: são muitos os desafios para o setor no futuro.
Em meio a esse contexto, a Transport Logistic busca apresentar produtos e soluções que ajudem as empresas a atenderem a demanda, sempre com o objetivo de aproximar as pessoas e os mercados da forma mais rápida, eficiente e sustentável.
Realizada em Munique desde 1978, a feira também acolhe a Air Cargo Europe, maior evento voltado para a indústria de transporte aéreo internacional.
A edição de 2015 da Transport Logistic reuniu mais de 2 mil expositores de 62 países e atraiu mais de 55 mil visitantes de 124 nacionalidades diferentes. Tudo isso em um espaço com 112 mil metros quadrados, distribuídos entre 9 nove salões e a área de exposição. A programação contou com conferências de alta qualidade, ministradas por cerca de 200 especialistas.
A edição de 2017 não ficou para trás. Em abril, os organizadores já haviam anunciado que haveria um aumento de 5,4% na quantidade de empresas expositoras e que todas as salas de exposição já estavam reservadas.
Outro recorde confirmado pelos organizadores foi o de apresentações de empresas de países como Áustria, Bélgica, China, Croácia, Eslovênia, Estônia, França, Grécia, Letônia, Luxemburgo, Marrocos, República Checa e Espanha.
O evento iniciou na terça-feira, dia 9 de maio, e terminou na sexta-feira, 12.
Atrações
Além de contar com os estandes de empresas que apresentam as últimas novidades para o setor, a Transport Logistic conta também com uma extensa programação com conferências sobre diferentes temas relacionados à logística e transporte.
Na edição de 2017, a conferência de abertura abordou o e-commerce e a mobilidade, mostrando as perspectivas para o futuro da logística. A discussão sobre o tema contou com representantes de empresas como Daimler, Panalpina, Flexport e Amazon.
E por falar em futuro, uma das novidades da Transport Logistic deste ano foi o enfoque sobre onde estão os mercados do futuro na logística. China, Índia e Rússia aparecem no centro das atenções ao lado da Polônia, Irã, África do Sul e Estados Unidos.
Por isso, o evento contou com uma programação especial de conferências voltadas para as oportunidades e desafios do setor nesses países, enfocando a Polônia como um polo logístico no interior europeu, o Irã com sua demanda reprimida e a onda da inovação vinda da África do Sul e do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Digitalização como tema central
Um dos temas centrais da edição de 2017 foi a digitalização, que tem mudado o comportamento do consumidor e também as estratégias de produção e vendas da indústria e do comércio. Como resultado, novas soluções de logística estão sendo criadas, enquanto o mercado se reagrupa.
A Scania, por exemplo, o recém-lançado Scania One, ambiente digital que reúne uma série de serviços conectados para proprietários de frotas e motoristas.
Em meio a esse contexto de digitalização, as empresas de TI ganharam ainda mais destaque na feira e levaram diversas soluções de software para atender as demandas e expectativas dos clientes em intralogística.
Os desafios associados à digitalização também foram abordados em várias das conferências da Transport Logistic.
Dia da Carreira
O último dia da feira contou com uma programação especial voltada a empregos e às mudanças que envolvem a carreira no setor de transportes e logística.
Um portal de empregos reuniu expositores e candidatos em encontros no formato speed dating, com conversas de 10 minutos.
Além disso, representantes de empresas, serviços de logística e educação discutiram diversas questões sobre os efeitos das mudanças ocasionados pela digitalização e quais habilidades os candidatos precisam para uma carreira de sucesso no setor.
As empresas que buscavam por colaboradores qualificados também contaram com conferências voltadas a diversas questões:
- Como e onde encontrar funcionários dedicados e motivados?
- Quais ferramentas digitais de recrutamento são eficazes?
- Como as empresas podem preencher suas vagas mais rapidamente e assim reduzir os custos de recrutamento?
- Como manter empregados de longo prazo em uma empresa?
Air Cargo Europe
O evento integrado, uma das principais atrações da Transport Logistic, contou com 200 expositores de 36 países, dentre eles: Airbus Group, The Boeing Company, Emirates Airline, Etihad Cargo, Lufthansa, Skyteam, Turkish Airlines, Virgin Atlantic e Qatar Airways, além de diversos aeroportos como o de Frankfurt e de Munique, e vários prestadores de serviço da indústria da aviação, como a DHL Avitation.
Os temas centrais discutidos nas conferências da Air Cargo Europe foram "A Era do Digital e o Conectado — O Fim dos LSPs Tradicionais (Provedores de Serviços Logísticos)" e "Reorganizando Vendas e Atendimento para Combinar os Novos Clientes de Hoje".
Se você não pôde participar da Transport Logistic em 2017, já comece a se programar para a próxima edição, prevista para ocorrer em junho de 2019, também em Munique. A feira é uma excelente oportunidade de conhecer e aprender sobre as últimas novidades do setor de logística e transporte, além de ser importante para aumentar o networking e, consequentemente, expandir seu negócio.
Gostou do nosso post sobre a Transport Logistic? Aproveite para nos seguir nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter) e acompanhar diversos posts sobre o setor de logística e transportes.