Transformação digital na logística: um panorama completo sobre o assunto

| 23/05/2019 - 05:05
Compartilhe:

A logística é uma área importante e cheia de desafios para uma empresa. Constituir uma cadeia de valor integrada se tornou uma necessidade para conquistar as melhores performances. Para facilitar esse processo, a transformação digital na logística surge como uma aliada.

Com a tecnologia levada a um novo nível, é possível incorporá-la aos negócios de um jeito diferente, o que garante resultados melhores. Ao ter um panorama sobre o tema, é mais fácil usar os recursos da maneira correta.

Na sequência, veja como acontece a transformação digital na logística e entenda qual é o potencial dessa mudança.

1. A transformação digital na logística

O cenário atual é marcado pelo conceito conhecido como Indústria 4.0. Também chamado de Quarta Revolução Industrial, o processo está relacionado à integração entre tecnologias e etapas operacionais. Por meio das novidades, é possível automatizar fluxos completos e obter resultados especiais.

Com a logística, não é diferente. Esse setor tem passado pela transformação digital em várias áreas, e essa mudança tem se consolidado de forma contínua. Para aproveitar as possibilidades, é essencial explorar o panorama da transformação digital na logística.

A seguir, veja quais são as soluções que têm sido utilizadas com maior frequência e entenda como elas podem ajudar.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em diversos segmentos, principalmente graças ao aprendizado de máquinas. Com esse recurso, é possível desenvolver algoritmos que aprendem com a prática e já não precisam ser programados. Dessa forma, automatizam tarefas e garantem melhores resultados.

Com a logística, isso aparece de diversas maneiras. Um sistema pode recomendar rotas específicas, de acordo com as preferências definidas anteriormente. Também é viável padronizar a armazenagem por meio da conexão de dispositivos inteligentes, via Internet das Coisas (IoT). Essa ainda é uma área em ascensão e, nos próximos anos, promete se tornar mais importante.

Ciência de Dados

A Ciência de Dados (ou Data Science) inclui o estudo de um grande volume de informações em busca de um entendimento completo sobre a atuação. Por meio desse recurso, é fácil analisar várias fontes de dados e encontrar a correlação entre eles — e tudo isso em pouco tempo.

Com a proposta de Big Data, por exemplo, um negócio é capaz de identificar suas principais necessidades de transporte ou prever a demanda de veículos. Também é possível ter mais inteligência sobre o mercado e sobre suas exigências de maneira ampla.

Aplicativos e sistemas

Entre as ferramentas de logística dos novos tempos, estão recursos completos e repletos de funcionalidades. Os sistemas e softwares de gestão, por exemplo, permitem acompanhar os vários pontos da cadeia de valor. Dá para ter informações sobre estoque, compras, vendas e entregas. Também é simples usar os módulos de acordo com a demanda.

Já os aplicativos trazem uma atuação ainda mais funcional e orientada para as exigências do empreendimento. É possível, por exemplo, solicitar serviços diferenciados de transporte e obter além do que uma transportadora oferece.

Com um bom aplicativo, também há como fazer o controle de boa parte das operações em uma única tela. Com essa visão amplificada do processo, fica fácil tomar decisões mais acertadas.

Computação na nuvem

A Computação na nuvem (ou cloud computing) é outra grande mudança na transformação digital na logística — e em outros setores, na verdade. Ela se baseia no armazenamento de informações em um servidor remoto, chamado de nuvem. Os dados, então, passam a ser acessíveis de diferentes pontos, de acordo com as necessidades da empresa.

É esse avanço que permite, por exemplo, o uso descomplicado de aplicativos, em substituição aos softwares instalados tradicionais. Também é uma forma de conquistar um desempenho melhor quanto à comunicação e à mobilidade, o que viabiliza o funcionamento de diversas soluções.

Logística integrada

A transformação digital possibilita a concretização da logística integrada. Antes da entrada de tecnologia, o setor era dividido em muitas partes, o que inviabilizava a construção de um fluxo realmente eficiente.

Com a tecnologia, tornou-se viável estabelecer um setor com dados que se transportam corretamente. Fazendo o uso das tecnologias adequadas, uma equipe de compras consegue entender as necessidades de estoque de forma ampla. Já o time de transporte se comunica com o de vendas em busca da boa experiência do cliente.

Essa prática, inclusive, tende a se fortalecer diante do surgimento de novas soluções. Quanto mais intenso for o papel de integração da tecnologia, melhor será o desempenho nesse sentido.

[rock-convert-cta id="7095"]

2. Os impactos da transformação digital na logística

Com a integração da tecnologia na área, já é possível visualizar muitas mudanças — e tantas outras prometem surgir no futuro. Reconhecer os impactos desse processo é, principalmente, um jeito de se preparar para lidar com o novo cenário, que parece desafiador, a princípio.

Para que não restem dúvidas sobre esse tema, veja algumas alterações causadas pela transformação digital na logística.

Aceleração de processos

Com a tecnologia, tudo está a um clique ou um toque de distância. O que antes dependia de longas esperas se torna algo quase instantâneo, como a comunicação entre duas áreas. Na prática, isso faz com que tudo fique mais acelerado, deixando o setor dinâmico.

Se antes a logística já tinha a ver com movimento, agora a adaptação se torna indispensável. Mais que recorrer às soluções e às tendências, é preciso usá-las de acordo com as necessidades e ficar atento às possíveis exigências sobre novas oportunidades.

Transformações na preocupação com segurança

Com a entrada da tecnologia no setor, é necessário mudar o foco das preocupações com a segurança. Antes, o receio era de que alguém pudesse ter acesso à documentação com planos logísticos ou que eles não fossem salvos, certo? Atualmente, a questão tem a ver com a proteção tecnológica.

Torna-se essencial fazer um uso responsável dos recursos para evitar invasões e acessos inadequados. Também é preciso cuidar para que todas as informações estejam disponíveis de acordo com as necessidades específicas. Perder o planejamento de rotas, por exemplo, pode gerar grandes prejuízos.

Isso inclui, principalmente, a escolha de boas fornecedoras, de modo a obter as vantagens da mudança sem prejudicar a proteção geral.

Simplificação e direcionamento do gerenciamento

Não dá para negar que a tecnologia é, destacadamente, uma forma de ter resultados melhores com um nível menor de esforço. Desde que tudo seja planejado e implementado de maneira correta, é possível obter uma gestão de logística ainda melhor.

Os recursos adequados oferecem automação de certos pontos e garantem que os gestores foquem em aspectos diferenciados e altamente relevantes. Em vez de perder muito tempo com o traçado da rota, o profissional pode se dedicar a um gerenciamento preciso e eficaz.

Isso torna a etapa menos complexa e capaz de atender a necessidades específicas. Além de tudo, é uma forma de direcionar talento e conhecimentos para decisões estratégias no empreendimento.

Mudança no perfil profissional

Com tanta evolução no setor e no uso de soluções, a transformação digital na logística estabelece mudanças no perfil do profissional de logística. Agora, quem atua na área não precisa entender apenas de cadeia de suprimentos ou integração às necessidades organizacionais.

Os novos gestores logísticos devem ter uma visão ampla e integrada, sendo capazes de alinhar a tecnologia aos objetivos estratégicos do ramo. Os profissionais também têm que apresentar habilidades analíticas e uma atuação voltada para o encontro de medidas que levem em consideração o ambiente acelerado.

Entrada de novos concorrentes

De acordo com um estudo da PwC, um dos possíveis cenários para o futuro da logística tem a ver com o acirramento da competição. Isso acontece, principalmente, por causa do grande potencial de entrada de outros competidores.

Com mais tecnologia disponível, novos empreendimentos trarão soluções e poderão, inclusive, aproveitar a escala a partir da aquisição de negócios menores. Isso não é exatamente ruim, pois ajuda a atender às necessidades dos clientes. No entanto, é preciso estar preparado e munido com as melhores abordagens.

3. As vantagens oferecidas pela transformação digital

Tantas mudanças são, naturalmente, acompanhadas por um potencial imenso. A entrada de novas tecnologias permite que o empreendimento obtenha diversos pontos positivos, o que pode gerar destaque no mercado de modos variados.

Para se convencer sobre a importância do processo, veja os principais benefícios da transformação digital na logística.

Garantia de eficiência

Como visto, uma das tendências do uso dessas ferramentas é a conquista de uma atuação integrada e altamente direcionada. O processo logístico torna-se, então, um ponto central para o aproveitamento de oportunidades. Em vez de ser uma atividade operacional, transforma-se em algo capaz de levar o empreendimento para voos mais altos.

Com a automação, por exemplo, é possível diminuir as chances de erros humanos ou falhas técnicas. Assim, evitam-se os retrabalhos e o desperdício de recursos.

Também dá para entender melhor quais são gargalos logísticos e quais tarefas ou ações prejudicam a obtenção dos resultados esperados. Tudo isso ajuda a tornar o processo eficiente e capaz de ajudar o negócio a se desenvolver.

Redução dos custos

A tecnologia é uma grande aliada para reduzir os gastos, de maneira geral. Como visto, a redução de erros evita o desperdício de recursos e garante o uso adequado do orçamento.

Outra questão é que ele automatiza tarefas e pode até diminuir a necessidade de contratação em relação às equipes. Mesmo com times enxutos, é possível focar nos pontos estratégicos e economizar.

Também há menos perdas de armazenagem ou de estoque e mais aproveitamento das oportunidades geradas. Assim, o setor se torna menos oneroso e oferece um melhor retorno de investimento.

Aumento da produtividade

Além da diminuição dos erros, o ganho em eficiência está relacionado ao nível produtivo. Com a transformação digital na logística, é possível conquistar resultados com mais intensidade, dentro do mesmo período.

Considere uma etapa de transporte. O monitoramento em tempo real permite que o gestor conheça as dificuldades antes de entrar em contato com o motorista. Isso acelera uma possível orientação e evita problemas maiores.

A automação também é essencial para garantir um desempenho melhor quanto à produtividade. Desse jeito, fica fácil atingir as metas específicas e tornar o setor parte do alcance de resultados estratégicos.

Reforço sobre o controle de processos

O aumento da adoção de tecnologia é determinante para oferecer mais controle. Por meio do Big Data, é possível triangular áreas e entender em quais pontos estão as maiores necessidades de transporte, por exemplo. Assim, dá para atuar de forma direcionada, o que garante uma performance maior.

Também é um jeito de obter total visibilidade. O controle de estoque, o acompanhamento de compras e o rastreio de transportes são pontos indispensáveis. A gestão consegue entender o que acontece em cada um deles e onde está a carga a cada momento. Na prática, é essencial para evitar perdas, atrasos ou outros comprometimentos.

Otimização da tomada de decisão

Fazer boas escolhas em um negócio não deve depender de sorte ou mesmo de experiência empresarial. É crucial ter dados concretos para se basear e, assim, reduzir riscos e potencializar o sucesso.

Nesse caso, a tecnologia desempenha um papel de destaque. Graças às ferramentas adequadas, é mais fácil fazer um planejamento robusto, por exemplo. Com todas as variáveis consideradas, dá para obter maior entendimento do cenário e acertar nas escolhas.

O mesmo vale para a necessidade de atuar em um processo em andamento, como no transporte. Graças à visibilidade ampliada e às informações seguras, os gestores saem favorecidos nesse sentido.

4. A importância da transformação digital na logística da sua empresa

Além de aproveitar esses benefícios, colocar o seu empreendimento no panorama de uso de tecnologia ajuda a obter outros impactos positivos. Eles são justificados pela importância de recorrer a esses elementos e conhecê-los é parte fundamental do sucesso.

Na sequência, veja por que é tão relevante adotar a transformação digital na logística do estabelecimento e entenda quais são os benefícios gerados.

Obtenção de escalabilidade

Um dos pontos mais importantes quanto ao uso de tecnologia é que, normalmente, ela oferece a chance de escalar as atividades. Ou seja, dependendo do negócio, é possível recorrer a soluções flexíveis e altamente adaptadas.

Quando uma organização se torna escalável, ela é capaz de absorver uma demanda maior sem que os custos acompanhem na mesma medida. Trata-se, portanto, de um jeito de obter mais rentabilidade e lucratividade, o que faz com que ocorra um fortalecimento ao longo do tempo.

Otimização da experiência dos clientes

Quem também é favorecido a partir do uso das diversas ferramentas é o mercado consumidor. Quando uma empresa abraça a transformação digital na logística, é capaz de atender melhor às necessidades específicas. Com uma alteração no padrão de consumo, trata-se de um aspecto essencial para conquistar a satisfação das pessoas.

Também é possível disponibilizar maior transparência e controle para quem efetua uma compra. O cuidado com a logística de última milha, especialmente, oferece rapidez na entrega, versatilidade e faz com que os clientes tenham uma impressão positiva.

Melhora o posicionamento

Por falar nisso, a mudança no atendimento a quem consome é capaz de consolidar um posicionamento positivo. Pense em uma empresa que utiliza aplicativos e prevê a demanda de transporte.

Com boas decisões, oferece entregas rápidas e que não encaram a logística reversa. Isso gera mais satisfação por parte de quem compra, o que pode dar origem a indicações e a uma boa reputação.

Com o uso adequado das ferramentas de transformação digital na logística, é viável que a organização se posicione de forma diferenciada e positiva. Assim, o negócio obtém cada vez mais interessados.

Favorece a robustez no mercado

Se a empresa atende aos clientes com satisfação e de acordo com as suas exigências, ela gera um potencial de crescimento e, principalmente, de fortalecimento no mercado. Significa dizer que as chances de fechar a porta são menores.

Outro aspecto positivo é que a adoção da transformação digital na logística permite conquistar maior adaptação ao cenário. Mesmo com tantas mudanças, o negócio tem a oportunidade de se posicionar de maneira adequada. Além de levar à continuidade, é uma forma de se proteger contra estreantes.

Oferece diferencial competitivo

Um dos aspectos relevantes para o futuro da logística é, exatamente, o potencial de a concorrência ser cada vez mais acirrada. Isso se torna um problema, à medida que as possibilidades de crescimento se reduzem. No entanto, o uso de tecnologia é capaz de ajudar.

Com as soluções adequadas, como visto, há redução nos custos, ganho de efetividade e até mudanças na percepção do cliente. Tudo isso gera potencial para fazer investimentos em outras melhorias, o que leva à conquista de uma atuação distinta. Graças aos recursos, portanto, a sua organização tem a chance de se tornar única no mercado — e aproveitar tudo o que surge com esse fato.

5. A prática da logística digital na empresa

Até aqui, você pôde compreender qual é o papel da transformação digital na logística e quais impactos ela causa. Como os resultados são positivos, é o momento de pensar em como colocar tudo em prática.

Ao mesmo tempo, tudo tem que ser escolhido corretamente, então vale a pena entender qual abordagem utilizar. Para não errar, saiba como aproveitar o melhor do cenário tecnológico.

Faça um planejamento completo

Antes de tomar qualquer decisão, é indispensável reconhecer as necessidades específicas do setor e entender como a tecnologia se encaixa. A elaboração de um planejamento, portanto, é o primeiro passo para a tarefa.

Para ter sucesso, comece pelo estudo do cenário atual e de quais tecnologias são utilizadas. Veja quais são os principais gargalos, onde estão as maiores dificuldades e quais são os objetivos estratégicos. Com isso, fica mais fácil definir quais são as soluções adequadas e qual é a disponibilidade de investimento, por exemplo.

Integre os processos

Tão importante quanto adotar os recursos da transformação digital na logística é garantir que eles trabalhem juntos. Para tanto, o recomendado é obter uma integração de processos robusta e altamente estratégica.

Pode ser o caso de recorrer a um sistema integrado entre compras e vendas, de modo a manter o estoque no nível ideal. Dependendo do cenário, também é interessante acompanhar entregas, rastrear pedidos e realizar a automação em cada passo.

A sugestão é buscar os melhores jeitos de tornar os procedimentos alinhados e voltados para o alcance de resultados específicos.

Não perca o controle dos processos

Muitos empreendimentos cometem uma falha que pode custar caro. Diante do uso de tecnologia, acreditam que ela fará tudo de forma automática, sem que seja necessário um acompanhamento. Por mais que a automação seja uma realidade, o controle profissional ainda é indispensável.

Portanto, a gestão deve executar um acompanhamento contínuo da implementação dos recursos e dos resultados obtidos. Isso traz oportunidades de otimizar parâmetros e melhora a adoção de soluções, de acordo com cada objetivo. Dependendo das mudanças ou de novas exigências, a gestão é capaz de fazer as alterações necessárias.

Encontre fornecedores de qualidade

Não adianta estar ciente da importância da transformação digital na logística e, mesmo assim, ignorar a necessidade de fazer boas escolhas. Além de reconhecer as soluções adequadas, é indispensável encontrar bons fornecedores.

Busque empreendimentos que se comprometam com a oferta de abordagens inovadoras e alinhadas às expectativas do negócio. Também é preciso que a empresa ofereça suporte de qualidade e diferenciação nos serviços. Assim, é possível conquistar os resultados desejados e consolidar o destaque de mercado.

Acompanhe as novidades

Como visto, as tecnologias estão em constante mutação. Como a Logística 4.0 ainda está em transformação, é provável que novos recursos surjam dentro dos próximos anos e mudem o mercado. Já que a transformação digital oferece dinamismo, essa característica deve nortear a abordagem.

Isso significa, por exemplo, que a gestão tem que estar sempre de olho nas novidades e tendências. Ao ficar por dentro do que tem se destacado na área, é possível selecionar o que for condizente com os objetivos.

A transformação digital na logística já é uma realidade e tem gerado grandes impactos na área. O assunto promete se tornar ainda mais importante — por isso, a gestão pode se preparar com essa avaliação. Não deixe de implementar as novidades na sua empresa para obter todos os resultados positivos dessa decisão.

Já que conhecer a cadeia completa é essencial, explore o panorama geral do transporte do Brasil e entenda necessidades e oportunidades.

Redação Cargo X
23/05/2019 - 05:05

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...