Criamos um artigo com as principais tendências logísticas para 2022. Ao ler as próximas linhas, você saberá o que está por vir e poderá se preparar melhor em relação ao futuro. Vem muito mais tecnologia e soluções inteligentes por aí. Te convidamos a olhar, com atenção, os seus processos e a maneira de operar. Estão de acordo com o novo mercado? Se não, talvez seja o momento de fazer mudanças.
Processos mais automatizados
Como já era de esperar, a tecnologia assumirá um protagonismo ainda maior em diversas áreas. Na logística, o cenário não vai ser diferente em 2022. Muitos profissionais já têm buscado soluções capazes de trazer mais competitividade para as empresas. Como tendência, haverá, portanto, a consolidação de práticas inovadoras.
A automatização se dá com a implementação de sistemas de gestão e outros recursos que visam melhorar o processo de trabalho — de forma micro ou macro. Entre os ganhos alcançados a partir dela, destacamos mais produtividade, menores gastos, minimização de erros, organização de tarefas e diminuição do esforço humano.
Quer um exemplo de automatização na logística? A rastreabilidade de mercadorias, com o uso de etiquetas e código de barras. Visualizar o histórico dos produtos (etapa a etapa), garantindo que eles cheguem ao destino, além de corrigir falhas em tempo real, fazem parte da realidade de quem aproveita o benefício.
As plataformas em nuvem ganharão ainda mais força. Com elas, basta o acesso remoto (a qualquer hora e de qualquer lugar) para controlar ou acompanhar determinada atividade. Se a sua empresa conta com softwares instalados em computadores, por exemplo, não será preciso trocar tudo. Integrar sistemas será uma alternativa.
Uso da Inteligência Artificial (IA)
Ainda na pegada tecnológica, ressaltamos o papel da Inteligência Artificial (IA) na logística. Apesar de ainda não ser explorada com todo o seu potencial no Brasil, a tendência é que a história mude em 2022. A prática acontece quando há a simulação da mentalidade humana exercida por máquinas. Em outras palavras, é a ação de conferir a habilidade de pensar e agir do homem às tecnologias.
Espera-se o aumento do uso de softwares e robôs, entre outras funções, para receber mercadorias, armazenar e separar produtos em armazéns.
Compromisso com a sustentabilidade
As inovações sustentáveis ganharão força, contribuindo para percepção de valor da empresa que as pratica, bem como na decisão de compra. Pessoas se sentem melhor em adquirir produtos de marcas que exercem a responsabilidade ambiental. Investidores também preferem organizações com um sólido compliance legal, fato que inclui a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tais preferências serão determinantes nos resultados do negócio.
O conjunto de medidas que privilegiam o meio ambiente é chamado de logística verde. Algumas ações que minimizam o impacto ecológico dentro da cadeia logística são a diminuição de gases poluentes, o foco na reciclagem e as políticas contra o desperdício.
Potencialização do e-commerce
Comprar pela internet já era uma tendência há algum tempo. A pandemia só reforçou esse comportamento do consumidor, obrigando empresas a se lançarem no mundo digital para sobreviver. E não estamos falando somente das grandes organizações. Até mesmo mercados e pequenos empreendimentos tiveram que se adequar à preferência do cliente.
Quando a segmentação geográfica é rompida, ou seja, num cenário em que todo mundo pode comprar de qualquer loja no meio on-line, o diferencial competitivo muda. As entregas rápidas (ou express), em inúmeras situações, passaram a ser o critério do comprador. Portanto, o e-commerce com entregas rápidas está entre as tendências logísticas para 2022.
Ao longo deste post, você conferiu algumas das tendências logísticas para 2022. Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor sobre o que está por fim nos próximos meses. Abrace a inovação e viva o sucesso do seu negócio. Por falar nisso, indicamos o guia de otimização de negócios para você crescer de maneira eficiente!