A tecnologia para transporte vem impulsionando a inovação nesse setor. Por isso, muitos processos logísticos estão sendo transformados por meio de algumas inovações, como aplicativos, big data e business intelligence.
Diante desse cenário, criamos este post para destacar a importância de investir em novos formatos e destacar soluções inovadoras que prometem reduzir os riscos no transporte de cargas e melhorar a qualidade dos serviços. Portanto, continue a leitura para entender melhor tudo o que está vindo por aí!
Entenda mais sobre a tecnologia para transporte
O IAA Nutzfahzeuge, o Salão do Automóvel de Frankfurt, é o maior salão mundial do segmento de caminhões, ônibus e vans, e comprova o quanto a tecnologia para transporte tem crescido nos últimos anos, seja por meio da conectividade, de caminhões autônomos ou da inteligência artificial.
Embora isso possa parecer uma realidade distante, a tecnologia para transporte já está sendo implementada no Brasil. Um exemplo é a Cargo X, logtech inteiramente baseada em machine learning e big data, sendo o maior marketplace logístico do país.
A Cargo X tem uma rede ativa com mais de 400 mil caminhoneiros autônomos e 20 mil transportadoras parceiras em todo o país. Os embarcadores ganham em abrangência, economia de recursos, flexibilidade e agilidade.
Conheça melhor algumas dessas soluções
Como sabemos que pode ser complicado acompanhar tudo o que a tecnologia tem proporcionado no setor de transportes (devido à sua alta capacidade de mudança e atualização), destacamos abaixo algumas das soluções inovadoras que prometem reduzir os riscos no transporte de cargas e melhorar a qualidade dos serviços.
Caminhão autônomo
O caminhão autônomo já é uma realidade. A startup americana Otto foi uma das pioneiras no desenvolvimento da direção autônoma, tanto que a empresa foi comprada pela Uber, que desembolsou U$ 680 milhões de dólares na aquisição.
Sem a necessidade de um motorista, os caminhões inteligentes têm vários sensores e funcionam por meio de software e hardware, uma alternativa para tornar as estradas mais seguras.
O caminhão autônomo já foi destaque no Salão de Hannover, na Alemanha. Essa tecnologia para transporte permite que o motorista seja opcional, pois os habituais espelhos retrovisores deram lugar às câmeras e à iluminação, que permitem monitorar toda a extensão do veículo. E o painel de bordo apresenta informações como pressão dos pneus, temperatura e detalhes sobre a carga e o destino, por exemplo.
Inteligência artificial
A tecnologia para transporte também pode tirar proveito da inteligência artificial para melhorar a performance dos caminhões e reduzir o consumo de combustível. Um exemplo é a implantação de módulos junto ao motor do caminhão para monitorar seu desempenho.
Além de reunir essas informações, também é possível fazer modificações para que o funcionamento do veículo seja adaptado automaticamente para suas necessidades. Quando é preciso ter mais força por conta da maior carga, por exemplo, o módulo libera o motor; e, quando não precisa, economiza combustível.
Aplicativos para a conectividade
Se os aplicativos já fazem parte da nossa rotina, isso não poderia ser diferente no setor de transportes. Afinal, os aplicativos garantem mais do que a conectividade — eles estimulam a performance.
Por meio deles é possível rastrear em tempo real o caminhão, identificar rotas ociosas e receber novas ofertas de frete para carga de retorno. Com a ajuda de relatórios e/ou indicadores, é possível averiguar se e quando o veículo está em ociosidade, ou seja, rodando vazio em algum trecho ou sem a ocupação devida. O software viabiliza a otimização dos espaços e a óbvia redução de custos.
Dessa maneira, a tecnologia confere também mais transparência aos processos e, consequentemente, mais segurança aos embarcadores. No final das contas, há ganhos importantes para todos (transportadoras, caminhoneiros e embarcadoras).
Machine learning
Machine learning é uma das mais modernas tecnologias para transporte. Ela sugere um tipo de aprendizagem da máquina e, quando associada à inteligência artificial, é possível desenvolver soluções que evitem furtos, fraudes e outros imprevistos.
Com a solução em questão, você consegue fazer uma análise de todas as viagens e considerar as rotas em que ocorreram eventuais problemas. Ela permite ainda buscar padrões e indícios que ajudem o software a prever quando a viagem é mais arriscada e definir um tipo de score com a probabilidade de assaltos, por exemplo.
Business Intelligence
Esse recurso promete facilitar e aprimorar incrivelmente a gestão logística. O Business Intelligence (ou BI) é uma forma de reunir e cruzar as informações estratégicas sobre os veículos e o processo de transporte. Você se torna capaz de tomar decisões mais inteligentes e baseadas em dados obtidos em tempo real. Esse recurso ajuda você a prever problemas e entraves além de correlacionar suas causas.
Aprendendo a filtrar bem os dados e cruzar as informações reunidas, o empresário tem a possibilidade de tornar toda a logística mais eficiente e rápida, ganhando tempo, evitando prejuízos e economizando recursos. Assim, toda a sociedade sai ganhando, já que, em geral, esse custo extra será repassado ao consumidor final, ainda que de forma indireta.
Veículos elétricos
Com recursos cada vez mais escassos e o custo elevado dos combustíveis, a busca por soluções mais sustentáveis é um dos grandes temas dentro das empresas. Afinal, além de cuidar do meio ambiente, encontrar meios mais econômicos de realizar os transportes é uma boa maneira de reduzir custos que se mostram, a princípio, bastante elevados.
Diante disso, os veículos elétricos têm sido as grandes apostas. Tanto que diversas empresas no Brasil já começaram a testar essa tecnologia em suas entregas. Afinal, a eletricidade consiste em um combustível mais barato e menos poluente que os demais.
A implementação da tecnologia para transporte já é uma realidade no Brasil, sendo algo que tende a ganhar muita força. Os inúmeros recursos já disponíveis garantem maior segurança para as empresas e os colaboradores. Além disso, com uma visão mais ampla e precisa, a tomada de decisões se faz mais eficiente e deixa as estratégias mais completas.
Em conjunto, isso contribui para a redução de custos nos transportes, além de criar mecanismos muito mais eficientes e menos poluentes e gerar diversos benefícios para toda a sociedade.
E você, já conhecia alguma dessas inovações no setor de transportes? Que tal fazer uma cotação conosco e ver as principais vantagens que nossa tecnologia pode trazer para sua empresa?