Tecnologia para transporte: as possibilidades para o transporte de cargas

Artigos

Tecnologia-para-transporte-as-possibilidades-para-o-transporte-de-cargas

Escrito por Ana Beatriz

Data: 27/10/2016

A tecnologia está impulsionando a inovação no setor de transportes, por isso muitos processos logísticos estão sendo transformados. Aplicativos, big data e Business Intelligence são algumas das inovações, mas vem muito mais por aí. O IAA Nutzfahzeuge é o maior salão mundial do segmento de caminhões, ônibus e vans, e comprova o quanto a tecnologia para transporte tem crescido nos últimos, seja por meio da conectividade, de caminhões autônomos ou da inteligência artificial.  

A tecnologia para transporte já está sendo implementada no Brasil. Um exemplo é a primeira transportadora baseada em tecnologia e bigdata, a CargoX. Por meio da conexão com caminhoneiros autônomos e transportadoras locais, a empresa possui uma rede ativa com mais de cem mil veículos em todo o país. Os embarcadores ganham em abrangência, flexibilidade e agilidade. Destacamos abaixo outras soluções inovadoras que prometem reduzir os riscos no transporte de cargas e melhorar a qualidade dos serviços.

Caminhão autônomo

O caminhão autônomo já é uma realidade. A startup americana Otto é uma das pioneiras no desenvolvimento da direção autônoma. A empresa foi recentemente comprada pela Uber, que desembolsou U$ 680 milhões de dólares pela startup de tecnologia para transporte. Sem a necessidade de um motorista, os caminhões inteligentes possuem vários sensores e funcionam por meio de software e hardware, uma alternativa para tornar as estradas mais seguras.  

O caminhão autônomo já foi destaque no Salão de Hannover, na Alemanha. A tecnologia para transporte permite que o motorista seja opcional. Isso, porque os habituais espelhos retrovisores deram lugar para câmeras e iluminação, que permitem monitorar toda a extensão do veículo. O painel de bordo apresenta informações como pressão dos pneus, temperatura e detalhes sobre a carga e destino, por exemplo.  

Inteligência artificial

A tecnologia para transporte também pode tirar proveito da inteligência artificial para melhorar a performance dos caminhões e reduzir o consumo de combustível. Um exemplo é a implantação de módulos junto ao motor do caminhão para monitorar o seu desempenho. Além de reunir informações, também é possível fazer adaptações para que o funcionamento do veículo seja adaptado automaticamente para a sua necessidade. Quando é preciso de carga, o módulo libera o motor, quando não precisa, economiza combustível.

Aplicativos para a conectividade

Quando o assunto é tecnologia para transporte, os aplicativos garantem mais do que a conectividade, estimulam a performance. Por meio de aplicativos é possível rastrear em tempo real o caminhão, receber ofertas de frete para carga de retorno e identificar rotas ociosas. A tecnologia confere mais transparência aos processos e, consequentemente, mais segurança aos embarcadores.

Você já usou algum aplicativo com painel de embarcador para acompanhar as informações sobre a sua carga?  

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: