No artigo de hoje você vai conhecer tudo sobre a tecnologia RFID. Essa ferramenta surgiu para tornar a operação logística mais segura e eficiente. Se você deseja aprimorar os procedimentos do seu negócio, gosta de inovação e do acompanhamento detalhado de produtos em todas as fases da operação, este conteúdo é para você. Aproveite a leitura!
Qual é a relação da tecnologia RFID com a logística?
RFID vem do inglês Radio Frequency Identification. Em tradução livre, o termo representa identificação por rádio frequência. A implicação dessa tecnologia na logística pode ser percebida, principalmente, por meio da rastreabilidade dos itens transportados. Afinal, com ela é possível identificar individualmente cada item, registrar dados técnicos e rastreá-los durante todo o processo.
Para colocar a ferramenta em prática, são necessários recursos simples. Entre eles: impressoras, etiquetas fixadas em cada material, antenas e leitores em posições estratégicas e, por fim, um sistema de gestão que ficará responsável pelo gerenciamento das informações.
As etiquetas cumprem a função de identificação a partir de seus componentes eletrônicos. Elas trazem o número de série, o modelo e os dados do fabricante de cada produto. Os leitores, por sua vez, capturam os dados apresentados nas etiquetas. Feito o registro, ocorre o processamento e o armazenamento das informações no sistema.
Diferentemente dos códigos de barras tradicionais, a tecnologia RFID usa um chip que arquiva todas as informações. Não é necessário o contato direto entre o leitor e a etiqueta. O sinal de radiofrequência consegue captar os dados. Muitos cartões de crédito/débito utilizam essa funcionalidade. Assim, o pagamento fica muito fácil.
Para tornar toda a gestão ainda mais completa, alguns profissionais integram plataformas de controle de estoque ao recurso. Dessa forma, há o acompanhamento de todo o fluxo logístico.
Por que apostar na tecnologia RFID?
O conhecimento subsidia a tomada de decisões inteligentes que fazem a diferença em qualquer operação. Podemos dizer que o maior desafio da logística é garantir a entrega de pedidos com agilidade, segurança e qualidade. A tecnologia RFID surgiu para tornar essa realidade possível.
Entre as vantagens proporcionadas, destacamos o rastreamento de itens em tempo real. É extremamente importante acompanhar o paradeiro de um produto enquanto ele sai da empresa com destino ao cliente. Também há o controle de estoque, a fim de sinalizar a necessidade de reposição ou estratégias de vendas para objetos parados.
No quesito segurança, acontece, com a tecnologia RFID, o monitoramento de ambientes e o auxílio no funcionamento de sistemas antifurto, caso você opte por um. Por fim, a inovação ajuda a prevenir a falsificação e permite o controle de acesso em espaços restritos.
Da outra perspectiva, existem alguns fatores negativos a serem considerados. Variações no alcance das antenas podem acontecer, principalmente se existirem metais ou materiais condutivos no ambiente. O motivo é que eles interferem um pouco no campo magnético criado pela radiofrequência. Custos de instalação devem ser ponderados, bem como os de manutenção.
Não restam dúvidas! A tecnologia RFID tem muito a contribuir para a sua operação logística. Com ela, você faz o acompanhamento das entregas em tempo real, controla o estoque e gerencia a cadeia de abastecimento. Gostou de aprender sobre ela? Sugerimos que você aproveite a visita em nosso blog e conheça outro material. Queremos te apresentar o método eficiente para uma boa gestão da entrega. Confira!