Ícone do site Cargo X – Tecnologia para Transportes

Segurança no transporte: tendências para 2017

segurança no transporte

Atualmente, um dos principais desafios da logística é oferecer um serviço segurança no transporte de cargas de seus clientes. Esse cenário se torna ainda mais difícil no Brasil, pois os números de roubos aumentam a cada ano. Somente no primeiro trimestre de 2016 foi registrado um aumento de 11%, comparado a 2015, totalizando 1.988 casos.

Esses números refletem em um prejuízo bilionário para todo setor, o canal de TV Globonews apresentou um levantamento realizado pela NTC e Logística que destacou como o número de perdas superou R$ 1,12 bilhão em 2015. Para que esses números sejam combatidos, o uso da tecnologia é fundamental e a presença dela em 2017 dará base ao segmento.

Os principais pontos serão ligados a dar transparência ao processo de entrega, permitir que seu cliente acompanhe todo processo será importante, os caminhões autônomos e até uso de drones serão outras coisas que sofrerão avanços e logo se farão presentes no cotidiano dos grandes centros econômicos do mundo.

Roteiro definido e mais segurança no transporte

Criar um roteiro do trajeto a ser percorrido pelo caminhoneiro é uma atividade bastante comum dentro do setor de transportes. Entretanto, existem ferramentas que realizam este processo de forma automática.

Este software é conhecido como roteirizador. Ele é uma ferramenta tecnológica que auxilia as empresas de transporte de cargas e que possuem distribuição de produtos em diversos locais diferentes.

Com a roteirização você consegue:

Para os embarcadores existirá maior segurança no transporte, pois todo o percurso será definido antes do início do frete. Já as transportadoras terão um valor agregado maior perante o mercado, desta forma, além de reduzir os custos, podem aumentar sua margem de lucro.

Rastreio com precisão e disponível para todos

O uso de rastreadores é comum dentro do mercado logístico. Quase todos os caminhões possuem esse tipo de aparelho que funciona via satélite GSM/GPRS (via satélite) ou radiofrequência.

Com a evolução da tecnologia e aumento da presença mobile dentro da sociedade esse modelo de monitoramento ficou com maior precisão. Ele auxilia plataformas que permitem o acompanhamento.

Atualmente, quando você está com o GPS de seu celular ativado, por exemplo, as torres de telefone apresentam sua localização com  uma pequena margem de erro.

Quando realizar o investimento em um rastreador leve em consideração a sua real necessidade e a segurança no transporte.

Radiofrequência

O rastreador via radiofrequência, por exemplo, é mais indicado para veículos que circulam dentro da área de cobertura regional. Ele é imune a interferências externas e interrupções do sinal.

Esse sistema, na verdade, é tido como o mais avançado em termos de tecnologia de rastreamento e monitoramento veicular. Seu principal diferencial está no fato de conseguir localizar caminhões em ambientes fechados e cobertos, mantendo uma boa recepção dos sinais.

Via satélite

Por outro lado, o rastreador via satélite (GSM/GPRS) é recomendado para veículos que costumam sair de sua cobertura regional. Ou seja, o modelo é indicado para usuários acostumados a realizar viagens longas, por exemplo.

Essa plataforma é comum em empresas de rastreamento veicular, pois se destaca por sua abrangência em todas as regiões do Brasil, se estendendo às áreas cobertas pelas empresas e operadoras de telefonia.

Logo, a decisão de compra varia de acordo com os hábitos de cada transporte.

Transportadoras que possuem tecnologias atuais já possuem um painel virtual, por exemplo, que possibilita que o embarcador acompanhe a rota em todos seus detalhes. Esses sistemas de rastreamento de frota aumentam a segurança do transporte e permitem que sejam enviados alertas e bloqueio de veículos, caso seja necessário.

Desempenho gerenciado virtualmente

Você já ouviu falar em telemetria? É um sistema que fornece informações e controles relacionados ao desempenho do veículo, motorista e da operação.

A telemetria oferece diversos benefícios para uma gestão de frota eficiente e maior segurança no transporte de cargas, como:

Utilizando a telemetria, há um aumento na segurança do transporte e dos colaboradores, refletindo no gerenciamento da frota.

Monitoramento via mobile

Atualmente as informações devem ser atualizadas cada vez mais rápido! Esperar muito tempo para que o status mude pode fazer com que a confiança de seu cliente diminua. Aumentando
a chance dele repensar se vale a pensa utilizar seu serviço. Para que isso não ocorra o celular é seu maior aliado.

Possibilitar um monitoramento de carga via mobile é muito importante! No momento da entrega o motorista  pode coletar a assinatura do recebedor, tira uma foto do local com a carga e preenche no sistema as informações
necessárias. Desta forma, o gestor e o cliente recebem a informação em tempo real, permitindo maior segurança no transporte.

Caminhões autônomos e drones

Se voltarmos 5 anos atrás, poucos diriam que seria possível ver automóveis, de qualquer porte, rodando sem a presença humana, mas hoje isso é uma realidade. Essa inovação chegou primeiro nos carros de passeio, mas agora já se faz presente também nos caminhões. Já foram realizados testes e essa nova possibilidade trará mais segurança no transporte de cargas. Diversos pontos serão melhorados

Os drones também serão importantes no futuro da segurança no transporte de cargas. Eles poderão dar suporte a equipes de segurança nos locais de embarque e desembarque da carga. Poderão filmar do alto toda movimentação no entorno. Além disso, podem realizar o acompanhamento dos caminhões durante toda rota. Quando acionados pelo motorista, através de um botão de pânico, alçar voo. Desta forma, fazendo o monitoramento do local, dando maior segurança ao condutor.

Outras tecnologias para segurança no transporte

Algumas outras tecnologias ligadas a segurança no transporte estão sendo testadas no mercado, mas ainda não possuem data para comercialização. Ainda assim, é interessante conhecê-las:

Você conhece outra tecnologia? Conte para nós o que você espera de 2017 e como a segurança no transporte pode melhorar. Compartilhe seu conhecimento com a gente, deixe seu comentário no post!

Baixe agora nosso e-book grátis sobre segurança no transporte de cargas!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX
Sair da versão mobile