segurança de transporte das cargas
Segurança e gerenciamento de riscos

Segurança de transporte das cargas: um guia para evitar prejuízos

A segurança de transporte das cargas tem sido um tema cada vez mais debatido por especialistas do setor de logística. Infelizmente, a violência cresce gradativamente, e o atual quadro político do Brasil não traz muitas esperanças de melhorias no curto prazo.

Assim, cabe às empresas buscarem ou desenvolverem formas de garantir a segurança das mercadorias, bem como a integridade física dos seus funcionários. Além disso, ser bem-sucedido nesse ponto facilita o andamento das operações e a entrega de um serviço de qualidade para o cliente final.

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos um miniguia com informações relevantes e dicas valiosas sobre a segurança de transporte das cargas. Acompanhe e saiba mais!

Como está a segurança de transporte das cargas no país?

Apesar de o modal viário ser o principal tipo utilizado no Brasil, as rodovias que cortam o país nunca foram reconhecidas pela qualidade das pistas ou mesmo por terem sinalizações adequadas. Além disso, os motoristas sempre tiveram que enfrentar a falta de segurança e as incidências de assaltos e furtos. No passado, tudo isso acontecia em uma escala menor e em pontos isolados.

Todavia, com as sucessivas crises econômicas e políticas dos últimos anos, muitos setores do poder público, incluindo a segurança, sofreram com descasos, negligências e falta de investimentos. Esse cenário ajuda a explicar o aumento da insegurança e do vandalismo em relação ao transporte de cargas em solo brasileiro.

Só em São Paulo — o maior PIB do país —, o roubo de cargas cresceu quase 11% em 2017. No Rio de Janeiro, segundo maior estado do Brasil, algumas empresas de logística ameaçaram sair da capital fluminense alegando falta de segurança para os caminhões. Essa realidade traz prejuízos tanto para os cofres públicos quanto para as empresas privadas e para o cliente final.

Em resumo, a fim de garantir a continuidade dos serviços, os empresários precisam seguir algumas recomendações para amenizar todas essas dificuldades.

Como melhorar a segurança de transporte das cargas na sua empresa?

Com o poder público sem condições de combater o problema de frente, cabe a empresários e gestores buscar alternativas que garantam maior segurança para o motorista e para a carga transportada. Logo abaixo, confira algumas dicas de segurança!

Evite regiões perigosas em horários de pouca movimentação

Embora não se possa prever os furtos, é possível utilizar os números a favor. Alguns órgãos do governo, como a Secretaria de Segurança Pública, sempre disponibilizam estatísticas e históricos dos locais com maiores índices de violência.

A partir desses dados e de outros fatores (como experiências anteriores), é possível criar um planejamento de rotas a fim de evitar essas regiões em horários de pouca movimentação. Ainda que, teoricamente, esses períodos favoreçam o tráfego de veículos, não vale a pena arriscar a segurança do motorista e da mercadoria transportada.

Utilize sempre o veículo correto

Para quem trabalha no setor logístico, não é incomum presenciar cargas sendo transportadas por veículos que não condizem realmente com a mercadoria. Obviamente, é possível realizar um serviço de entrega e de recebimento fazendo uso de quase todo tipo de veículo. Porém, uma negligência nesse ponto pode colocar em risco todo o trabalho.

Por exemplo: se o volume a ser transportado é baixo e não demanda nenhum ambiente especial, pode ser escolhido um caminhão pequeno para a tarefa. Essa definição favorece não só em termos de economia como também de locomoção. Quanto menor for o veículo, mais fácil ele trafegará por ruas e avenidas da cidade.

Por outro lado, existem as mercadorias que necessitam de um cuidado especial, como as refrigeradas. Nesse cenário, não adianta optar por veículos comuns achando que, com isso, é possível fazer economia — qualquer outra opção diferente das indicações do fabricante pode comprometer não só a qualidade do produto como a do serviço prestado. Somado a tudo isso, a sua empresa ainda corre o risco de perder prestígio no mercado.

Para finalizar, não se deve esquecer a importância dos caminhões grandes e fortes para mercadorias de grandes volumes. Acredite, a escolha do veículo certo influencia diretamente na segurança da carga.

Invista em softwares para monitoramento de frotas

A verdade é que, hoje em dia, é quase impossível desenvolver um trabalho eficaz e de qualidade sem contar com a tecnologia. Quando se trata de segurança, esse detalhe é ainda mais imperativo.

Utilizar softwares para monitoramento da frota é um requisito básico para as empresas que se preocupam com a segurança dos seus colaboradores e das cargas transportadas. Essa tecnologia permite que a empresa acompanhe continuamente a localização dos veículos, tendo informações sobre a movimentação e as paradas realizadas.

O trabalho também é essencial para evitar atrasos e furtos, além de controlar o serviço do motorista, uma vez que verifica, por exemplo, se ele está respeitando as velocidades e as rotas estabelecidas pela empresa.

Realize a correta manutenção dos veículos

Outra questão importante, mas ignorada por muitos, está relacionada à correta e periódica manutenção dos veículos. Imagine que você planeja as melhores rotas e conta com as tecnologias mais avançadas em rastreamento de veículos, mas esquece de realizar a troca básica do óleo, fazendo com que o caminhão sofra uma parada no meio da estrada e fique à mercê de furtos, roubos e outros perigos.

Toda ferramenta de trabalho precisa de acompanhamento para garantir o total funcionamento. Com os veículos de carga não é diferente. Sem o cuidado necessário, os equipamentos podem parar de funcionar em momentos cruciais. Para não correr nenhum tipo de risco, você pode optar por dois tipos de manutenção: preventiva e preditiva.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é mais utilizada e a mais conhecida. Por meio de datas programadas, os profissionais realizam a manutenção de peças e sistemas dos veículos. Esse tipo de estratégia é interessante, pois diminui bastante as chances de falhas inesperadas.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é um trabalho mais técnico. Aqui, não se trata de datas ou programações, mas sim de uma verificação contínua. Na manutenção preditiva, são usadas ferramentas que identificam e apontam possíveis falhas. Além disso, elas comparam números com históricos anteriores.

Outro detalhe a se destacar é a participação colaborativa: os responsáveis pelos equipamentos também possuem papel significativo, na medida em que eles verificam e indicam pontos nos quais a manutenção é necessária.

Conte com especialistas terceirizados

Contar com especialistas em diferentes pontos do trabalho é sempre uma maneira inteligente para reduzir custos e aumentar a efetividade. Afinal, para se ter um serviço com excelência, é preciso trabalhar com os melhores.

No setor logístico, a terceirização pode ocorrer em diferentes atividades, desde a contratação de empresas que trabalham com softwares de segurança e monitoramento até empreendimentos parceiros que fornecem motoristas e profissionais treinados para transporte de cargas.

Mais uma grande vantagem da terceirização é a economia de custos. Por não necessitar passar por toda burocracia contratual dos funcionários, a empresa também evita os gastos demandados em um processo de contratação. Além, claro, de não precisar investir em treinamentos e aperfeiçoamentos dos profissionais, pois já está contando com os especialistas do setor.

Enfim, ainda que não exista um trabalho efetivo do governo, é possível implementar ações e cuidados para aumentar a segurança de transporte das cargas. Todas as dicas apresentadas são práticas e estão dentro da realidade da maior parte das empresas logísticas no Brasil. Por isso, não arrisque, analise as informações e garanta maior segurança tanto para os motoristas quanto para suas mercadorias.

Quer otimizar os seus serviços de logística e realizar o transporte de produtos de forma inteligente e econômica? Entre em contato e faça uma cotação de frete com a gente!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Segurança no Transporte de Cargas no BrasilPowered by Rock Convert

Artigos relacionados

Mais
transporte de cargas frágeis

Transporte de cargas frágeis: o que fazer para evitar acidentes?

O transporte de mercadorias é um trabalho sério, que demanda conhecimento específico e experiência para garantir a segurança e integridade […]

Categoria: Segurança e gerenciamento de riscos
Mais
roubo de cargas

Como prevenir e evitar o roubo de cargas durante os transportes?

As notícias envolvendo o furto e roubo de cargas já são uma realidade comum nas estradas do Brasil. Anualmente, os […]

Categoria: Segurança e gerenciamento de riscos
Mais
gerenciamento de riscos

Compreenda a importância do gerenciamento de riscos para o transporte de cargas

Você já deve ter percebido que o transporte de cargas é uma atividade complexa e exposta a inúmeros riscos. Para […]

Categoria: Segurança e gerenciamento de riscos
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também