Imagem relacionada ao texto
Qualidade e boas práticas

Saiba mais sobre logística de nicho e suas principais vantagens

A logística de nicho representa um modelo de trabalho cada vez mais comum e fundamental para mercados específicos. Assim, é possível ter mais assertividade nas demandas, obtendo todo suporte necessário.

Determinadas cargas precisam de cuidados particulares, desde o armazenamento até o transporte. Por essa razão, ter um trabalho especializado e que atenda a essas necessidades é indispensável.

Neste post você vai entender melhor o que é esse tipo de logística e porque ela se mostra eficiente em muitos casos. Conheça as suas vantagens no cotidiano e saiba como iniciar a aplicação. Confira!

Entenda melhor o que é a logística de nicho

A logística, de forma geral, é um conjunto de práticas que pode ser aplicado em qualquer segmento de trabalho, com a função principal de organizar processos. Entretanto, em mercados específicos, pode ser que essas técnicas e conceitos precisem de mudanças para se adequar ao que é vendido.

Uma carga de peças de automóveis, por exemplo, tem suas próprias particularidades por ser mais resistente, mas também necessita de equipamentos de grande porte no manuseio.

Já uma carga perecível, como acontece no agronegócio, tem cuidados de armazenamento especiais, que precisam ser aplicados para preservar os alimentos.

São justamente essas especificidades que dão origem à logística de nicho, direcionada a diferentes mercados de forma a aplicar os cuidados pontuais que cada carga e categoria de produto necessita.

Conheça as vantagens da logística de nicho

Aplicar a logística de nicho na sua empresa tem vantagens concretas e que podem ser observadas em todas as etapas dos processos aplicados. Desde o fim da produção, passando pelo armazenamento e chegando até a entrega, tudo é feito de maneira adequada, otimizando a atuação da empresa.

Aplicar processos específicos demanda certo trabalho, especialmente no período de adequação, mas pode valer muito a pena para o seu negócio. A seguir, conheça as principais vantagens da logística de nicho e entenda como ela pode melhorar os processos e preservar os produtos da sua empresa.

Referência

Uma empresa que aplica a logística adequada às suas atividades tem grandes chances de se desenvolver no mercado, tornando-se uma referência no que faz. Isso é possível graças às práticas adotadas, totalmente voltadas para que a especialidade daquele negócio tenha total atenção e cuidados dedicados.

A longo prazo, com melhores práticas de produção, armazenamento e entrega, a tendência é que esse negócio se desenvolva. Uma logística de nicho bem aplicada leva uma empresa a outro patamar, até que ela se torne líder do seu mercado.

Assertividade nos processos

Os processos logísticos podem ser complexos em algumas categorias de trabalho, o que diminui a agilidade nas demandas. Além disso, é preciso que tudo seja executado da forma certa, de maneira assertiva e adequada. Práticas generalistas demais não são a melhor ideia em mercados específicos, pois impedem que o negócio se desenvolva.

Quando esse trabalho é dedicado a um nicho específico, a tendência é que tudo seja executado com mais cuidado, em práticas que preservam o produto da empresa. Isso reduz problemas com as cargas, como avarias ou até mesmo situações de perda por perecibilidade, configurando prejuízos.

Manuseio e transporte corretos

As etapas de manuseio e transporte são, talvez, as mais importantes dentro da logística de uma empresa. É nesses momentos em que as cargas estão expostas a dois riscos perigosos a qualquer empresa: danos e atrasos na entrega.

Uma logística especializada ao segmento preza por um manuseio adequado, utilizando equipamentos e ferramentas que agilizam o processo sem afetar a carga. Além disso, o transporte mais adequado define o modal ideal, que preserva o produto e permite que ele seja entregue no tempo certo.

Agilidade na produção

A etapa de produção também merece toda atenção da empresa, já que ela precisa se valer de práticas que agilizam, preservam e garantem a qualidade final do que será vendido. A logística nessa parte também precisa ser dedicada, colocando em prática as melhores técnicas para o mercado.

Como resultado, a agilidade será alcançada com maior facilidade, permitindo que mais produtos vão ao mercado ou sejam negociados com fornecedores. De uma forma geral, uma produção com práticas adequadas também resulta em rapidez, sem que isso signifique perda de qualidade.

Estrutura adequada

A estrutura logística abrange diversos pontos importantes: maquinário, ferramentas, armazéns e equipamentos tecnológicos para gestão de estoques. Providenciar tudo isso talvez seja a parte que exija mais investimentos, entretanto, só assim é possível atingir a excelência na prática da logística de nicho.

Essa adequação deve ser feita sempre pensando no produto vendido pela empresa. Cada tipo de carga, por exemplo, precisa de uma estrutura de armazenamento diferente. Em casos alimentícios, as exigências são maiores. As ferramentas e maquinários de manuseio também mudam, para suportar o volume produzido.

Saiba como iniciar uma logística específica

Agora que você já entendeu como a logística de mercado se mostra interessante e eficiente, é hora de se planejar para começar a aplicá-la em sua empresa. É preciso entender o mercado e suas necessidades, para assim reunir pessoas competentes e iniciar os investimentos. A seguir, veja detalhadamente cada uma dessas etapas!

Estudo de necessidades

O primeiro passo para começar com a logística de nicho é relacionar tudo o que é necessário para adequar as práticas ao que você vende. Equipamentos, estrutura de armazenamento, otimização de processos, transporte e o que mais precisar adequar deve ser devidamente verificado, para posteriormente iniciar as mudanças.

Equipe competente

Tanto para a transição para o foco em nicho quanto para o trabalho a longo prazo, é necessário estar cercado de pessoas competentes. Busque profissionais qualificados e, preferencialmente, com experiência no tipo de logística que você pretende adotar na sua empresa. Essa expertise é indispensável!

Estudo de retorno sobre investimento

Toda essa transição vai demandar investimentos, seja em pessoa, seja em estrutura. É muito coerente e importante medir o retorno sobre investimento relacionado a todas essas mudanças, avaliando se as despesas iniciais necessárias vão trazer frutos ao negócio a longo prazo.

A logística de nicho é uma necessidade para otimizar os processos na sua empresa quando ela trabalha com mercados específicos, em que os produtos têm necessidades especiais. Assim, é possível reduzir perdas, melhorar os lucros e se tornar referência no segmento.

Além da adequação ao nicho, a engenharia logística é uma prática indispensável para estruturar processos de maneira adequada e eficiente. Conheça mais sobre esse assunto!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
controle de estoque

Controle de estoque: o que fazer para otimizar e evitar perdas?

Um bom controle de estoque, apesar de ser uma rotina mais operacional, não influencia somente no índice de atendimento dos […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais
Conheça-os-diferenciais-competitivos-de-operações-em-logística

Conheça os diferenciais competitivos de operações em logística

Para uma empresa se tornar bem-sucedida muitas vezes é preciso mais do que uma boa infraestrutura e estratégia de marketing. […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais
8-erros-de-logística-que-você-deve-evitar

8 erros de logística que você deve evitar

A supply chain é composta por diferentes atividades que, quando bem conduzidas, conseguem gerar valor aos stakeholders. Isso se reflete […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também