intralogística
Inteligência logística e estratégia

Saiba mais sobre intralogística e sua importância para o negócios

Comumente, ouvimos sobre logística e logo relacionamos a gerenciamento de frotas, transportes externos, entrega de produtos, entre outros. Embora essa seja uma maneira limitada de definição, podemos dizer que existe relação. Mas, e quanto à intralogística?

Ainda que seja tão importante quanto a primeira citada, a intralogística é uma atividade pouco conhecida do grande público. Entretanto, o fato é que sem essa parte da estratégia, todo o trabalho de uma empresa pode ficar comprometido.

E você, sabe o que é e qual a sua importância para os negócios? Continue lendo e obtenha essas e outras informações. Boa leitura!

O conceito de intralogística

Arte de otimizar, automatizar, integrar e gerenciar o fluxo logístico de bens materiais com a corrente de informações pertencentes às paredes de um centro de distribuição, galpão logístico ou depósito.

Ainda, pode abranger processos de materiais de uma cadeia de suprimentos inteira, mas, de uma maneira geral, o foco está na rotina interna das empresas.

O sistema de funcionamento

Os sistemas de intralogística, nas formas de centros de distribuição e atendimento automatizados, frequentemente alcançam saltos na produtividade operacional.

Essa otimização acontece muito, através da integração de tecnologias de processamento de informações e manuseio de materiais que melhoram os processos de atendimento e utilizam de forma assertiva os recursos de mão de obra e equipamentos.

Todavia, é importante observar que as soluções de intralogística vão além do uso de ferramentas e tecnologias de manuseio de materiais. Não se trata de, basicamente, orientar os operadores dos centros de distribuição por meio de tarefas específicas, como:

  • recebimento;
  • coleta e envio;
  • mecanização de processos;
  • armazenamento e recuperação;
  • empacotamento e classificação.

As verdadeiras soluções de intralogística utilizam software de execução de bancos de dados e armazéns para garantir a análise constante de uma operação, que é usada para regular o desempenho do sistema e obter eficiência na automação real.

A importância da intralogística para as empresas

Em empresas industriais e comerciais, a logística é um fator-chave para o sucesso dos negócios sustentáveis. Com isso em mente, podemos dizer que a intralogística é importante, pois alinha fluxos de materiais e informações aos princípios estabelecidos, garantindo sistematicamente que toda a cadeia de suprimentos esteja voltada para a criação de valor.

Um trabalho nesse sentido tem uma influência decisiva na eficiência dos serviços da empresa, aumentando a produtividade e a rentabilidade do negócio. O foco é nos processos físicos (desde o recebimento de mercadorias e armazenamento até o local de uso ou expedição), bem como nos fluxos de informações que acionam esses processos ou relatam sua conclusão.

Uma vez definido o destino de uma mercadoria ou carga, por exemplo, é importante especificar como os espaços otimizados devem ser utilizados ​​para executar a tarefa e fazer o melhor uso possível de recursos e equipamentos.

Enfim, um planejamento, baseado na aplicação de princípios de logística enxuta, evita o desperdício de recursos e cria processos mais flexíveis. A esse respeito, uma análise abrangente das atividades visa atingir o máximo de excelência, tornando-se um diferencial em relação aos concorrentes em termos de qualidade de serviço.

Conhecimentos necessários para implantação

A intralogística requer um conhecimento multidisciplinar, abrangendo uma diversidade de competências essenciais, incluindo:

  • planejamento estratégico e design logístico;
  • engenharia e análise de processos;
  • projeto e automação de instalações;
  • projeto, integração e implementação de sistemas;
  • tecnologia de manuseio de materiais (armazenamento, transporte e classificação);
  • engenharia industrial, mecânica e elétrica;
  • sistemas de tecnologia da informação;
  • gerenciamento de projetos;
  • controles PLC;
  • engenharia, design e desenvolvimento de software;
  • design e integração de banco de dados;
  • soluções de gerenciamento de armazém e transporte;
  • monitoramento operacional e relatórios analíticos;
  • monitoramento remoto e suporte técnico.

As vantagens de se implementar a intralogística

Como vimos, o conceito de intralogística se baseia em integrar e otimizar o fluxo logístico interno de uma empresa. Essa definição, por si só já deixa clara o quanto pode ser vantajosa a implementação dessa estratégia. Vejamos alguns desses benefícios.

Redução de custos

Sendo uma área que, historicamente, sempre demandou de grandes recursos das empresas, a logística passa por uma reformulação e adaptação à política de redução de custos. A implementação da intralogística é, com certeza, uma grande aliada nesse novo cenário.

Essa metodologia permite que os gestores melhorem o fluxo de trabalho, visualizando e coordenando etapas de maneira mais inteligente e coesa. Naturalmente, os recursos da empresa serão otimizados, reduzindo esforços e diminuindo gastos desnecessários.

Otimização de infraestrutura

Quando existe um acompanhamento próximo da rotina de trabalho, a probabilidade de acertos é muito maior, ou seja, a intralogística faz com que as ferramentas disponíveis sejam melhor utilizadas, garantindo um bom uso do investimento da empresa.

Somado a isso, será mais simples identificar os pontos fracos de estrutura, apontando falhas e melhorias necessárias quanto a materiais, espaço físico, etc.

Aumento de produtividade

A ideia de aproveitamento máximo dos recursos (mão de obra, maquinário, financeiro) é intrínseca no conceito da logística interna. Cada equipe foca na otimização de trabalho. Em outras palavras e de forma mais direta: intralogística visa o aumento de produtividade de maneira prática.

Implementar a intralogística é colocar em ação todos os planejamentos que buscam melhoria contínua de trabalho para colaboradores e pessoal envolvido nos processos do setor logístico.

Maior competitividade

Essa é uma consequência direta de todas as outras. Se o seu setor logístico consegue reduzir custos, melhorar a infraestrutura e aumentar a produtividade, a sua empresa naturalmente será mais competitiva no mercado.

Analisando de maneira racional: em um mundo globalizado, no qual muitas marcas são apresentadas de maneira igualitária, destacar-se pela eficiência e qualidade dos serviços é um ponto-chave para chegar ao sucesso e se manter no topo.

Como vimos, implementar a intralogística significa ter confiabilidade e precisão na gestão de armazém, controle de estoque, atendimento de pedidos, gerenciamento de transporte, entre outros processos. Isso reflete em aumento de rendimento, com a utilização de menores custos unitários, ou seja, é uma metodologia importante para toda empresa que visa o sucesso.

Gostou de saber sobre a intralogística? Quer ficar sempre por dentro? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais

A importância da tecnologia na integração de processos logísticos

Há muito tempo que logística e tecnologia se tornaram conceitos praticamente indissociáveis dentro das empresas. A contribuição da TI nas rotinas logísticas […]

Categoria: Inteligência logística e estratégia
Mais

6 estratégias infalíveis para otimizar a gestão de processos operacionais de estoque

A logística é uma área que, quando bem gerenciada, torna-se muito estratégica para qualquer empresa — ajudando, inclusive, a reduzir custos. […]

Categoria: Inteligência logística e estratégia
Mais

4 estratégias para otimizar a gestão de contratos de logística

A gestão de contrato de logística é uma demanda fundamental e que requer boas práticas para que não haja perda […]

Categoria: Inteligência logística e estratégia
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também