drones para operações logísticas
Tendências

Saiba como utilizar drones para operações logísticas

A utilização de drones para operações logísticas é um assunto que já vem sendo discutido e que podemos esperar como tendência para os próximos períodos. Com as diversas possibilidades — algumas que já podem ser colocadas em práticas, enquanto outras ainda precisam ser desenvolvidas —, são vários os benefícios que esses dispositivos proporcionam.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor como os equipamentos começaram a ser usados, quais são suas possíveis aplicações na logística e as vantagens que podem ser alcançadas. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

Como se iniciaram as operações com drones?

Inicialmente, os drones eram mais utilizados para fins militares e entregas de medicamentos e outros materiais em áreas de risco. Porém, atualmente, já é possível encontrar notícias de testes sendo feitos para entregas urgentes de remédios, monitoramento no agronegócio, além de já haver grande utilidade em produções audiovisuais.

Uma das empresas que mais investem nesse tipo de operação é a Amazon. Ela criou um serviço chamado de Prime Air Amazon, que visa fazer as entregas de produtos que pesem até 2,2 kg.

O primeiro envio foi feito no final de 2016, com um cliente que já estava participando do projeto-piloto. Segundo informações, o tempo entre a inserção do pedido no sistema e a entrega foi de 13 minutos.

Um dos principais desafios — que também é um dos motivos para essa modalidade não ter deslanchado — é a limitação de distância que um equipamento pode percorrer, que é de cerca de 15 km. Além disso, as empresas também têm que se preocupar com questões relacionadas às autorizações para trafegar em ambiente aéreo.

Afinal, como utilizar os drones para operações logísticas?

Uma das tantas aplicações é a utilização dos drones para operações logísticas. Entre as principais opções, podemos citar:

Monitoramento das operações

Os equipamentos podem ser utilizados para monitorar operações de carga e descarga em armazéns, a ocupação das docas, o trabalho de movimentação dos itens, entre outras questões ligadas à rotina de um centro de distribuição, por exemplo.

O objetivo, nesses casos, é aumentar a garantia de que os processos estão sendo executados adequadamente e identificar falhas ou oportunidades de melhorias que podem ser adotadas.

Segurança das cargas

Também é possível contar com a ajuda dos drones para garantir a segurança das cargas. Em tempos em que o número de roubos e furtos de cargas nas estradas é bem elevado, contar com esse dispositivo para mapear os trajetos e as condições da via mais à frente pode ser uma alternativa para sair de uma situação de risco.

Além disso, eles também podem ser usados para monitorar o tráfego e a possibilidade de alterar a rota, a fim de evitar atrasos nas entregas — decisões que, normalmente, demoram a ser colocadas em prática.

Entrega de mercadorias

Como dito, a Amazon desenvolveu um modelo de entregas usando esse dispositivo, e atualmente outras empresas também já buscam aproveitar a possibilidade (como é o caso da DHL).

Desde grandes empresas até pizzarias no bairro, o leque de opções de utilização dos drones é bem grande. A principal vantagem desse modelo é o baixo custo operacional, visto que não existe o mesmo custo de entrega relacionado ao combustível, como é o caso da utilização de veículos.

Vale destacar também a possibilidade de realizar o envio de documentos importantes — indo além do transporte de produtos — por um meio seguro e que também é mais ágil devido à possibilidade de não precisar lidar com trânsito.

Melhoria no serviço last mile

O serviço last mile — quando o produto sai do centro de distribuição (CD) para ir diretamente para o cliente final — representa um dos maiores desafios logísticos das empresas. Conseguir equilibrar os custos com os prazos competitivos para enviar a mercadoria para os clientes finais não é uma tarefa simples.

Agora, com a oportunidade de se usar drones para operações logísticas, é possível pensar no atendimento rápido para clientes que estejam localizados em regiões próximas a esses CDs, o que ajudaria a fidelizar esse público e ainda aumentar a vantagem competitiva do negócio.

Inventário de estoque

Também é possível desenvolver estudos para a utilização dos equipamentos em rotinas de controle de estoque. Com o dispositivo, seria possível identificar os itens alocados em endereços superiores de forma rápida e segura, agilizando os processos.

Associando o drone à tecnologia de RFID, seria possível fazer o inventário com agilidade e um alto índice de acerto, visto que se diminuiria o fator humano e o risco de haver falhas durante o processo de conferência. Apesar disso, de todas as tendências apresentadas, essa é a que mais precisa de desenvolvimento e, por isso, se torna a mais distante da realidade atual.

Quais benefícios podem ser obtidos com o uso desses dispositivos?

Para as empresas que conseguem implementar uma operação e passar por todo o processo de obter as autorizações necessárias, as principais vantagens do uso desse dispositivo nas operações são a flexibilidade e o custo reduzido.

Como eles não dependem de pilotos totalmente dedicados (como no caso de uma aeronave), a operação se torna menos onerosa. Também vale lembrar que, aqui, não existem fatores como o trânsito, que geram demora nas entregas e tornam o frete mais caro.

Outro ponto que vale a pena destacar é a desnecessidade de fazer um planejamento complexo das rotas que serão feitas, além do fato de que o atraso de uma entrega não necessariamente atrasará ainda mais os envios subsequentes.

Apesar de ser, relativamente, uma novidade aqui no Brasil, a utilização de drones para operações logísticas — e também para outros tipos de trabalho em áreas distintas — já tem se mostrado uma excelente alternativa para o transporte rápido de volumes pequenos.

Assim que as dificuldades atuais forem superadas, podemos esperar uma adesão cada vez maior por parte das empresas, barateando e agilizando os processos.

O que achou deste post? Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Quer continuar acompanhando temas relacionados à logística e suas novidades? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e receba outros artigos em primeira mão!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais

4 tendências em transporte de carga que sua empresa precisa conhecer

As tendências em transporte de carga estão muito relacionadas à tecnologia, o que não é nenhuma surpresa, pois ela impacta […]

Categoria: Tendências
Mais
transportadoras

Um novo fator que está mudando o modelo tradicional de transportadoras

Tudo muda. Na vida, na natureza e, obviamente, no mercado, as coisas estão sempre se modificando. Estas transformações nem sempre […]

Categoria: Tendências
Mais
Imagem relacionada ao texto

Blockchain na logística: descubra quais as vantagens e como aplicar

As tecnologias são responsáveis por revolucionar diversos segmentos e otimizar a realização de atividades. Nessa perspectiva, ter ferramentas de controle e gerenciamento […]

Categoria: Tendências
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também