A ociosidade da frota é um problema que assombra muitas transportadoras. A situação exige análise e reparação imediatas ou pode interferir diretamente na rentabilidade do negócio. Pensando em mostrar possibilidades capazes de atenuá-la ou eliminá-la por completo, preparamos este conteúdo. Aproveite as recomendações, a seguir, sem moderação!
1. Pratique a gestão eficiente
Pode parecer óbvio, mas, como primeiro passo, sugerimos que você investigue quais são as principais causas que geram a ociosidade da frota. Quando a raiz do problema é descoberta, fica muito mais fácil tomar atitudes acertadas para a resolução.
As rotas são bem planejadas? No processo de trabalho, há o momento de gerenciar viagens, de forma que os caminhões sempre transportem cargas (ida e volta de cada trecho)? Você tem investido nos segmentos variados de cargas? Há divulgação (marketing) da transportadora? Sugerimos que reflita sobre essas e outras questões. Tome nota de tudo.
Com a análise em mãos, bem como o conhecimento dos pontos fortes e de melhoria do negócio, é hora de aprimorar a gestão. Tente atacar as questões que apresentem falhas para corrigi-las. Por vezes, nem será necessário muito investimento. Apenas com atitudes estratégicas é possível melhorar, significativamente, o seu faturamento.
2. Reflita sobre o que o mercado demanda
Se quiser reduzir a ociosidade da frota, faça pesquisas a fim de entender a real demanda do mercado. Descubra qual o tipo de carga, e as respectivas exigências dela, está em alta. Feito isso, analise se a sua transportadora é capaz de atender ao serviço.
Talvez seja preciso fazer alguns ajustes como treinamento de motoristas e adequações no veículo. Se o seu estudo apontar para um futuro promissor, não hesite em fazer o investimento. Lembre-se que a solicitação de capital de giro é uma alternativa viável ao seu negócio.
Veículo parado significa prejuízo. Portanto, o ideal é conseguir trabalhos contínuos para colocá-los em movimento. Sugerimos que a empresa tenha uma rotina de manutenção periódica e, no caso de condições precárias, o caminhão seja vendido. Dessa forma, ele não representará algo que apenas ocupa espaço.
3. Aposte em rotas estratégicas
Esteja um passo à frente em cada trabalho. Imagine que a sua transportadora fechou a entrega entre dois estados (RJ X SP) e você ainda não tem o serviço para o retorno dos caminhões. Então, dedique um tempo em busca de clientes.
Mesmo que seja necessário manter o veículo parado por um curto espaço de tempo, tente aproveitar a rota em sua totalidade (ida e volta). Procurar parceiros, como a Cargo X, é uma ótima solução para a sua busca alcançar bons resultados.
Durante as viagens, que tal explorar os benefícios da tecnologia para combater a ociosidade da frota? Os roteirizadores são sistemas que otimizam seu trabalho ao informar condições de rodovias, sinalização e pedágios. A dica é aproveitar as rotas mais estratégicas e rentáveis em seu trajeto.
4. Firme parcerias valiosas para reduzir a ociosidade da frota
Logtechs são importantes parcerias a todas as transportadoras que desejam combater a ociosidade da frota. A Cargo X, por exemplo, oferece diversas vantagens e benefícios em seu Programa de Parcerias Para Transportadoras. Um dos benefícios que te ajuda a alavancar o seu empreendimento é o capital de giro oferecido. Aproveite!
Se você gostou deste conteúdo, não pode perder o nosso outro material sobre o assunto. Baixe o nosso infográfico que vai te ensinar a acabar com a ociosidade da frota e reduzir custos!